Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relação entre armazenamento e desempenho


Posts recomendados

Bem, este é meu primeiro post no fórum do Clube do Hardware, essa dúvida realmente está me matando. Eu sempre gostei de procurar entender o funcionamento das coisas por debaixo dos panos, um dia fui questionado se a quantidade de arquivos (fotos, vídeos e etc) afetavam diretamente o desempenho do celular. Eu respondi baseado nos meus conhecimentos sobre desktops que não, só que um amigo que conhece melhor, disse que afeta sim, é muito mais trabalhoso pro android lidar com fotos, pois ele gera vários arquivos thumbs e etc, carrega para a memória... Enfim, o android possui um acesso diferenciado dos desktops à arquivos no armazenamento do celular? A quantidade de arquivos no celular realmente afeta seu desempenho? E em um desktop eu estou certo em dizer que não afeta? Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A melhor forma de elucidar a questão seria através de experimentos em um ambiente de teste. Mas nada impede de levantarmos algumas hipóteses:

 

  1. O fato de ter um número maior de arquivos, implica num uso maior de memória e processador em situações que esses arquivos são listados. Num aplicativo que suporta compartilhamento de imagens, a listagem destes arquivos pode ser mais demorada.
  2. Esses arquivos podem continuar em memoria em quanto tal aplicação estiver rodando, afetando a memória do sistema.
  3. O próprio sistema operacional (Android) pode deixar parte desses arquivos em memória para permitir um acesso mais rápido. Com menos memória o desempenho pode ser afetado.
  4. Widgets Android associados a exibição de imagens podem ficar mais lentos caso a pasta de imagens tenha muitos arquivos.
  5. Qualquer aplicativo que use tal listagem de imagens pode ter um carregamento mais lento.

 

O problema dessa pergunta é que também depende dos aplicativos, widgets instalados no celular, assim como a qualidade da implementação de programas de terceiros.

 

São muitas hipóteses. Só um teste ou referência oficial poderia atestá-las ou refutá-las!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...