Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conversor USB para Serial


Ir à solução Resolvido por LNW,

Posts recomendados

Olá pessoal!

 

Comprei um cabo da Multilaser (http://www.multilaser.com.br/produtos/detalhe/WI047/.html) para fazer um reset de firmware. O software que faz o reset lê apenas portas seriais COM.

 

Meu PC não tem porta serial nativa, todavia, na lista de hardware do Windows aparece uma porta COM1 como se a MoBo tivesse entrada serial. Como se explica isto?

 

Estou buscando um programa que redirecione a porta USB que está com o cabo adaptador para COM. Achei o Virtual Serial Ports Emulator, no entanto ele redireciona apenas serial para serial.

 

Alguém consegue me ajudar?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@sollamente

 

 

Meu PC não tem porta serial nativa, todavia, na lista de hardware do Windows aparece uma porta COM1 como se a MoBo tivesse entrada serial. Como se explica isto?

 

A sua placa-mãe não tem a entrada serial na forma de um conector (DB9) como as placas antigas ofereciam, mas dispõe de uma entrada serial na placa em si que permite a conexão de um cabo que é comprado à parte para expor o conector serial (DB9) em um slot de expansão do seu gabinete. Dê uma olhada para entender melhor:

 

311dpbqs_FRL_SY355.jpg

Com relação ao adaptador, era para você estar vendo a porta serial criada pelo driver do seu adaptador. Eu tenho um adaptador desse tipo e fica assim ao conectá-lo:

 

 

conver.png

 

 

 

A porta COM1 que aparece ali é justamente essa oferecida onboard na minha placa-mãe. Aqui, eu não faço uso dela, apesar de ter o cabo mostrado acima. A porta COM3 é a referente ao meu cabo conversor USB/Serial conectado. O meu uso da porta serial aqui é para a leitura dos dados de impressora fiscal. No programa que eu uso, basta selecionar a porta COM3 e pronto.

 

Você não precisa de software adicional para redirecionar portas. Se essa porta adicional não aparece no seu Gerenciador de Dispositivos (com o cabo plugado), então deve ter havido algum problema com a instalação do driver do seu cabo ou ele nem está funcionando.

 

 

[ ]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LNW, obrigado pela resposta! Entendi tudo que você falou.

 

Acho que o problema é com o driver, portanto. Uso Windows 8. Mesmo quando seleciono no programa COM8 não funciona.

 

Aparentemente ele reconheceu e instalou o dispositivo, mas o gerenciador mostra erros: 

 

post-602135-0-28083600-1431113895.png

 

post-602135-0-30847500-1431113993.png

 

Os arquivos que baixei do fabricante parecem corrompidos.

 

Por acaso tem aí o driver para Windows 8 64 bitis?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sollamente

 

 

Sim, realmente deu problema com o driver. Tente baixar daqui:

 

http://www.prolific.com.tw/US/ShowProduct.aspx?p_id=225&pcid=41

 

 

Tem um porém: se o seu cabo conversor fizer uso do chip versão HXA/XA, este realmente não será suportado no Windows 8:

 

- Windows 8 is NOT supported in HXA/XA chip versions (will show yellow mark Error Code 10).

 

 

O meu cabo é da TRENDnet:

 

TU_S9_v2_d01_2.jpg

Funciona liso no Win8.1 de 64 bits.

 

 

[ ]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LNW, obrigado pela ajuda!

 

Instalei o drive adequado, porém continuou não funcionando. Devolvi o cabo e comprei uma placa serial com cabo flat, igual aquela da sua primeira resposta. Graças à sua explicação entendi o lance da COM1 e optei por usá-la. Funcionou!

 

Um abraço!

 

Cassius

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...