Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com Projeto PWM/Display


Posts recomendados

Fala pessoal primeiro post meu aqui no forum, estou cursando Engenharia Mecatrônica e estou fazendo um projeto que envolve controlar a velocidade de um motor dc por meio de um pwm e no display de 7 segmentos devo mostrar a velocidade de acordo com a regulação do pwm.

Estou usando o PIC18F4550 e programando em C compilando com CCS.

Estou meio perdido em quais componentes eu devo usar, se alguém poder me dar uma luz em qualquer direção seja no proteus, componentes, códigos agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Ariza,

 

Primeiro, tem de saber os dados do motor, isto é, alimentação e corrente de pico.

Depois, com isso, você escolhe um CI de ponte ( Driver de motor com controle PWM, tipo o L298 ) para controlar.

 

Código para isso tem na Internet aos milhares .... pesquise, faça o seu, monte o modelo completo no Proteus, faça a simulação, e se tiver duvida quanto a algum problema, poste aqui o seu código para que os outros membros do Fórum possam te ajudar, ok ?

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Parceiro Paulo parece preciso. Proteus parece perfeito para principiantes. Pode prosseguir. Porém primeiro procure praticar pois problemas podem permanecer por período prolongado. Por partes....

 

Faça um pisca led... condição sine qua non

Depois domine a técnica de escrever no display. Sugiro varredura por interrupção de timer

Depois dome o circuito pwm interno do mc. Sugiro dar uma lidinha básica no datasheet do bixo. Ou se preferir (infelizmente) use os mastigados do seu compilador (to fora dele ok?)

Agora sim vá pro circuito que ao meu ver e de acordo com seus dados de entrada, basta um simples mosfet

 

 

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas acho que não ficou muito claro o que eu desejo obter com esse projeto então vou tentar explicar melhor, o objetivo é Controlar um motor dc (o motor eu vou pegar amanhã ai confirmo a alimentação e corrente de pico) com encoder pelo PWM, usando o PIC18F4550 e no display aparecer a velocidade do motor em tempo real que eu vou regulando no PWM a principio usando um potenciômetro.

Meu professor passou um "Código Base" para a turma começar vocês podem me ajudar a montar no proteus?

#include <18F4550.h>#device adc=10#fuses HSPLL,NOWDT,NOPROTECT,NOLVP,NODEBUG,USBDIV,PLL5,CPUDIV1,VREGEN, MCLR#use delay(clock=48000000)#include <usb_bootloader.h> #include <stdio.h>static boolean led;long int cont;long ciclo_PWM;//---------------------------------------------------------------------------#int_timer0void MyTimer(){   cont++;   if(cont == 47000)    {      cont = 0;      led = !led;      output_bit(pin_b7, led);   }}//---------------------------------------------------------------------------void main(){   	//Setup do Timer0 = Led piscando a cada 1 segundo;	setup_timer_0(RTCC_INTERNAL | RTCC_DIV_1 | RTCC_8_BIT);   	enable_interrupts(int_timer0);	//Setup do Conversor Analógico Digital - Leitura do Potenciômetro	setup_adc(ADC_CLOCK_INTERNAL);	setup_adc_ports(AN0);	// SETUP DO PWM - Usando o Timer 2   	setup_ccp1(CCP_PWM); // CCP1 = PINO C2 DO PIC	setup_timer_2(T2_DIV_BY_4, 215, 1);		enable_interrupts(INT_CCP1);	enable_interrupts(GLOBAL);	cont = 0;   while( true )        {  	   	ciclo_PWM = read_adc();		set_pwm1_duty(ciclo_PWM);   }}  
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Ariza,

Realmente o professor disse bem: código BASE !

Acerte esse código para fazer o que voce mesmo falou !

E qual os dados do motor ??? Corrente máxima, corrente nominal, e alimentação ?

Qual vai ser o tipo de ponte controladora do motor ?

Sómente aí que voce pode desenhar o circuito no Proteus !

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21387-MLB20208834757_122014-C.jpg

Esse é o motor que eu vou usar ele já tem o encoder e rosca sem fim, as especificações dele :

32 lines of code, do not need direct peripheral circuit, SCM IO port can speed. A B phase output.

Weight: 25g

Overall length: 55/63mm

Voltage: 6v/12v (4000/8000 RPM)

Current: 30mA

The shaft diameter: 2.0mm

Shaft: 8mm (outside diameter of gear 8.7mm/ screw diameter 6.5mm length 19mm)

 

O unico problema é que não veio nenhum datasheet na compra eu ja achei o do motor mas a parte de leitura do encoder ainda não sei, vou tentar achar se não der vou ter que ir nas trilhas mesmo :D.

 

Agora @aphawk você tem como elaborar mais um pouco nos componentes discretos? estou querendo saber todos as possibilidades para fazer esse projeto,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Ariza,

 

Nossa , que motorzinho minúsculo kkkkk   :)

 

Bom, para isso, não precisa se preocupar com nada... use um CI L293D, tá tudo prontinho nele.

 

Existem dois tipos de Ponte discretas, uma com poucos transistores mas que tem de tomar um baita cuidado para nunca acionar dois pinos ao mesmo tempo em nivel H ou L dependendo da topologia,  e outra que não tem esse problema mas usa um montão de transistores.... veja um exemplo de uma simples aqui :

 

H-Bridge-1.gif

 

Basta voce colocar no Google e vai ver dezenas de esquemas.... mas não compensa nem montar devido ao baixíssimo custo do L293D.

 

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...