Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Um pouco mais dos SSDs M.2! 750mb/s!


Posts recomendados

Fala pessoal, tudo bom??

 

Artigo a seguir é uma adaptação do originalmente postado no fórum da MSI: Troca de SSD, sata por M.2

 

5T1Zf9l.jpg

 

Como a tecnologia melhora rapidamente, surgem diversos novos métodos para salvar os dados. Mesmo gostando mais dos SSDs tradicionais, os SSDs M.2 estão cada vez ganhando mais destaque por aí. 

 

Após alguns problemas com o SSD sata que estava no sistema e depois de analisar o meu manual do usuário, eu descobri que a MSI Z97 Gaming 3 possui uma conexão M.2!

 

 

Eu escolhi esta placa mãe de início por dois motivos. Um deles é o preço que é relativamente atraente e o outro é porque ela tem o slot PCI-express 3.0 além de 6 portas SATA. E então, agora sabemos que ela também tem o M.2!

 

Embora nunca tenha usado o M.2, ele parece ser bem rápido pelas pesquisas que eu fiz! Comparado com um ssd tradicional, ele é bem mais caro, porém a diferença de performance é grande! A maioria dos usuários recomenda intel ou plextor pois são grandes marcas e por isso sua qualidade é garantida. Após tudo isto, adquiri um Plextor M6e 256GB que vamos colocar em comparação com um HDD WD EZEX de 1TB.

 

Primeiro passo, instalar o Plextor M.2 na Z97 Gaming 3.

 

TIgIree.jpg

 

Agora é hora dos testes! O Western Digital levava 52 segundos para iniciar o sistema.

 

dY6Kh8c.jpg

 

E o Plextor M.2? Apenas 16 segundos!! Não da tempo nem de ir buscar um cafézinho! É incrível!

A seguir vemos o benchmark CrystalMark para testa-lo. A esquerda está o resultado do Western Digital e a direita o Plextor.

 

9Rkoawc.png

 

Agora vamos a conclusão. Se você não tem limite de orçamento, é claro Plextor M2 é uma boa escolha em termos de velocidade. Mas quando se trata de custo/benefício um SSD tradicional ainda é a melhor escolha. Se você tem SATAs sobrando, um SSD com interface SATA pode ser uma alternativa. O único ponto negativo é a posição do slot M.2 que é embaixo do ventilador da CPU e ao lado slot PCI-e, portanto, não é tão fácil de instalar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...