Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte queimada | Dúvidas sobre a causa


Ir à solução Resolvido por Nagahama19,

Posts recomendados

Recentemente meu computador apresentou um problema no qual ele não ligava, mesmo sem ligar as luzes do USB, que ficam ligadas com o computador desligado, estavam acesas, vi que a energia estava chegando ao computador mas ele simplesmente não ligava. Resolvi então seguir um checklist fornecido pelo Clube do Hardware, limpei as memórias, tirei os cabos e limpei da maneira correta e os conectei exatamente como estavam. Fui tentar ligar e nada. Ao apertar o botão de ligar pela terceira vez a fonte fez um barulho (de curto) e saiu fumaça. Logo vi que queimou.

Mais um detalhe importante, a cpu estava ligada em um estabilizador que também queimou no momento.

Alguma chance da causa da fonte ter queimado ser interno do computador? Digo, algo dentro do computador pode ter queimado a fonte? Ou com certeza foi externo?

Alguma sugestão do porque meu computador se recusava a ligar mesmo antes da fonte queimar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Componentes da fonte tem uma certa vida útil, que pode ser abreviada se usar estabilizador, veja aqui: 

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

 

O recomendado é ter uma fonte de alta qualidade, full range (sem chavinha 110/220) e um bom filtro de linha. Veja tópicos em destaque da seção Fontes e Energia que esclarecem o assunto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Componentes da fonte tem uma certa vida útil, que pode ser abreviada se usar estabilizador, veja aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

O recomendado é ter uma fonte de alta qualidade, full range (sem chavinha 110/220) e um bom filtro de linha. Veja tópicos em destaque da seção Fontes e Energia que esclarecem o assunto.

Depois da fonte ter queimado li os tópicos em questão e já comprei um filtro clamper, só me falta comprar a fonte, não entendo muito/quase nada do assunto, por isso gostaria de saber se não há a possibilidade do meu computador ter fritado a fonte? Estou receoso em gastar 500 reais em uma fonte e ela queimar por um problema no computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois da fonte ter queimado li os tópicos em questão e já comprei um filtro clamper, só me falta comprar a fonte, não entendo muito/quase nada do assunto, por isso gostaria de saber se não há a possibilidade do meu computador ter fritado a fonte? Estou receoso em gastar 500 reais em uma fonte e ela queimar por um problema no computador.

 

Concordo com o @Ricardov. Estabilizadores só danificam a fonte e consequentemente outros componentes. Informe quais a características de seu PC inclusive a marca e modelo da fonte para termos noção. É mais fácil o estabilizador ter danificado a fonte e/ou a fonte não ser de qualidade. E claro, saber como é sua rede elétrica (se há oscilações, quedas...)

 

Há fontes de 200 e poucos reais que são decentes e podem levar sua configuração tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o @Ricardov. Estabilizadores só danificam a fonte e consequentemente outros componentes. Informe quais a características de seu PC inclusive a marca e modelo da fonte para termos noção. É mais fácil o estabilizador ter danificado a fonte e/ou a fonte não ser de qualidade. E claro, saber como é sua rede elétrica (se há oscilações, quedas...)

Há fontes de 200 e poucos reais que são decentes e podem levar sua configuração tranquilamente.

Placa mãe: ASRock H55M-LE

Processador: Core i3

Memória: 2x 2gb Corsair

HD: Samsung 1tb HD103SI

Placa de Vídeo: NVIDIA GT240 1GB

Antiga fonte: MYMAX 420 REAL

Tem também um leitor de DVD (não sei se é importante)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois da fonte ter queimado li os tópicos em questão e já comprei um filtro clamper, só me falta comprar a fonte, não entendo muito/quase nada do assunto, por isso gostaria de saber se não há a possibilidade do meu computador ter fritado a fonte? Estou receoso em gastar 500 reais em uma fonte e ela queimar por um problema no computador.

 

Uma boa fonte tem ao menos proteções contra curto, sobre corrente e sobre/sub tensão... mesmo que alguma de suas peças estivessem em curto, uma fonte decente apenas não ligaria, ou ligaria e desligaria em seguida antes de se danificar...

 

Acho melhor, se possível testar o PC com outra fonte pra ver se as demais peças estão boas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma boa fonte tem ao menos proteções contra curto, sobre corrente e sobre/sub tensão... mesmo que alguma de suas peças estivessem em curto, uma fonte decente apenas não ligaria, ou ligaria e desligaria em seguida antes de se danificar...

Acho melhor, se possível testar o PC com outra fonte pra ver se as demais peças estão boas...

Falarei com um amigo e usarei uma fonte teste amanhã, divulgo os resultados assim que realizar os testes.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa mãe: ASRock H55M-LE

Processador: Core i3

Memória: 2x 2gb Corsair

HD: Samsung 1tb HD103SI

Placa de Vídeo: NVIDIA GT240 1GB

Antiga fonte: MYMAX 420 REAL

Tem também um leitor de DVD (não sei se é importante)

Seasonic 350w, EVGA 430w ou Corsair CX430 Bronze.

 

Todas já são bem exageradas para sua configuração, mas é o que tem de fonte de qualidade de baixa potência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo qualquer uma das três. Pesquise e veja qual delas te atende melhor (financeiramente falando). A Seasonic só vai encontrar no ML.

Não existe motivos pra se preocupar com os encaixes.

Pretendo comprar a fonte, pois não consegui uma fonte teste, se eu comprar a fonte e outra peça tiver queimado, terei um prejuizo muito grande com a fonte nova?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pretendo comprar a fonte, pois não consegui uma fonte teste, se eu comprar a fonte e outra peça tiver queimado, terei um prejuizo muito grande com a fonte nova?

 

O prejuízo já foi feito quando optou por uma fonte da mymax... agora é torcer para ela ter queimado sozinha; de qualquer forma, seja nesse PC ou outro que você pretenda montar com as peças restantes, uma fonte boa certamente lhe será útil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O prejuízo já foi feito quando optou por uma fonte da mymax... agora é torcer para ela ter queimado sozinha; de qualquer forma, seja nesse PC ou outro que você pretenda montar com as peças restantes, uma fonte boa certamente lhe será útil.

Obrigado pela ajuda, acabei de comprar a nova fonte online, algum lugar no fórum onde eu possa aprender a monta-la?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Galera, resolvi meu problema. Depois de colocar a fonte nova e descobrir que ela não era o único problema, comecei a desmontar o pc para poder testar os outros componentes e logo que terminei notei algo errado, a parte de tras do botão liga/desliga (power) estava "derretida", junto com os fios, fui atrás de um novo botão mas fui instruido por um amigo a inverter o reset sw pelo power sw na placa e agora ta tudo certo.

Obrigado a todos pela atenção e pela paciencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...