Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo instalar o driver da minha Radeon HD 3650 AGP no Lubuntu


Posts recomendados

♠Olá,

Instalei Lubuntu 14.04.1 LTS em minha máquina, porém, por ser completamente amador em Linux, não sei como instalar drivers no linux.

Tudo está ok com os drivers nativos do SO, menos a placa de vídeo. Alguém por favor me explica como eu faço pra instalar esse driver?


Eu estou gostando do Lubuntu, amo coisas leves, mas sem o driver da minha placa de vídeo não rola :(

Detalhe: Sapphire é a fabricante da minha placa.


No o Windows essa placa me deu trabalho também:


Eu baixei o driver oficial no site da Sapphire, porém não instala. (é o tal do ATI catalyst). Inclusive eu instalei Windows novinho num outro HD só pra testar, não instalou. Não instala de jeito nenhum.
Já tentei instalar manualmente esses drivers oficiais baixados no site da Sapphire, pois eu sei que eles são extraídos em subpastas do diretória AMD criado no C:, mas o Windows não encontra os drivers ali.

Resolvi então usar o DriverPack Solution, um enorme pacote de drivers (que inclusive os colegas devem conhecer) que costumo usar. Esse encontrou um driver compatível com minha placa, porém, o driver encontrado é "VisionTek Radeon HD 2600 XT AGP", e como eu disse, a placa é uma Radeon HD 3650.

Fiz uma pesquisa com o Driver Identifier e ele também só achou drivers "VisionTek Radeon HD 2600 XT AGP" para minha placa.


Eu até instalei esse VisionTek Radeon HD 2600 XT AGP mesmo, funciona normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tutorial defasado, além de pedir 1 dólar para que o programa deles seja instalado.

Sem contar que instalar programas fora dos repositórios oficiais não é recomendado pois não se sabe o que há neles, não se sabe a segurança deles, e nem as intenções por trás de quem os desenvolve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que sei os drivers OpenSource já são ativados e configurados automaticamente no Ubuntu, você não precisa fazer nada. E a qualidade desses drivers é quase tão boa quanto os da própria ATI. Então voce não precisa fazer nada.

 

Nao creio que a qualidade seja boa, pois só tem opção de taxa de atualização 60 e resolução só até 1024 x 768. (meu monitor suporta 75Hz nessa esolução)

Quando abro um vídeo em 1080p GNOME MPlayer ou SMPlayer o uso da CPU fica em 100%, da lag, o vídeo fica mais lento que o audio.

No Windwos 7, com o K-lite Mega Codec Pack + Media Player Classic reproduzo vídeos em 1080p liso, usando 15-30% do CPU. (as vezes não passa de 22%)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abra o Terminal e tente o seguinte:

xrandr

Diga-nos qual é o resultado.

 

XXXXX:~$ xrandr

Screen 0: minimum 320 x 200, current 1024 x 768, maximum 8192 x 8192

DVI-0 connected 1024x768+0+0 (normal left inverted right x axis y axis) 0mm x 0mm

   1024x768       60.0*

   800x600        60.3     56.2  

   848x480        60.0  

   640x480        59.9  

DIN disconnected (normal left inverted right x axis y axis)

DVI-1 disconnected (normal left inverted right x axis y axis)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é igual ao Debian então. Meu monitor aguenta 1280x1024 em 75 Hz, mas o Debian por padrão só me dava 60 Hz porque para mostrar mais é preciso um Firmware da AMD que "ensina" a placa de vídeo e o sistema o quanto eles aguentam.

 

Mas antes de instalar esse pacote, por favor tente o seguinte comando:

xrandr -s 1280x1024 -r 75

Se não der, então instale o seguinte pacote:

linux-firmware-nonfree

Depois reinicie, e tente o mesmo comando que está em negrito ali em cima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é igual ao Debian então. Meu monitor aguenta 1280x1024 em 75 Hz, mas o Debian por padrão só me dava 60 Hz porque para mostrar mais é preciso um Firmware da AMD que "ensina" a placa de vídeo e o sistema o quanto eles aguentam.

 

Mas antes de instalar esse pacote, por favor tente o seguinte comando:

xrandr -s 1280x1024 -r 75

Se não der, então instale o seguinte pacote:

linux-firmware-nonfree

Depois reinicie, e tente o mesmo comando que está em negrito ali em cima.

 

ok. Vou testar.

Mas e pra min conseguir reproduzir vídeos em alta qualidade? No Linux existe uma alternativa ao K-lite?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não era pra acontecer, até mesmo uma GeForce 6200 é capaz de rodar vídeos HD. Estou chutando alto aqui, mas talvez a sua placa esteja morrendo, isso já aconteceu com uma 9800GT que eu tinha. Sua placa mãe tem video on-board? Se tiver, teste-o. Se tudo correr bem troque essa placa velha ai :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não era pra acontecer, até mesmo uma GeForce 6200 é capaz de rodar vídeos HD. Estou chutando alto aqui, mas talvez a sua placa esteja morrendo, isso já aconteceu com uma 9800GT que eu tinha. Sua placa mãe tem video on-board? Se tiver, teste-o. Se tudo correr bem troque essa placa velha ai :P

 

Minha placa tá nova, tem nem um mês de uso. E no Windows ta normal.

Isso acontece por causa do driver creio eu.

 

No Windwos 7, com o K-lite Mega Codec Pack + Media Player Classic reproduzo vídeos em 1080p liso, usando 15-30% do CPU. (as vezes não passa de 22%)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...