Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linux com maquina virtual Windows tem desempenho do Windows Nativo?


Visitante
Ir à solução Resolvido por Édnei Rodrigues,

Posts recomendados

Bom, nem sei se estou no topico certo, mas o assunto é sobre jogos no Linux.

é o seguinte:

 

No Windows muitos jogos sao compativeis e rodam muito bem, mas no caso do linux é diferente.

 

queria saber se o Jogo em um Linux com Maquina Virtual com Windows vai ter o mesmo desempenho que jogando diretamento no Windows.

 

o desempenho no linux é inferior, superior ou vai ser o mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente nem vai rodar o jogo, pois os drivers gráficos para maquinas virtuais ´mal suportam aceleração 3D pra rodar um Windows aero... e se rodar, qualquer aplicativo rodado em maquina virtual é mais lento que o mesmo rodando direto na maquina física, quanto mais exigente o aplicativo maior a diferença...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível ter desempenho 95% igual caso seu processador e placa de vídeo suportem algo chamado "virtualization bypass" ou algo assim. Com essas opções você consegue usar quase todo o potencial do hardware na máquina virtual.

 

Mas vem cá, a Steam saiu para Linux há quase 3 anos e nativamente sem precisar de emulador, por que não jogar nela? :)

 

G6NH6qh.png

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não... Wine roda o basico...

Antes tinha o Cedega, mas ai virou pago, mudo de nome (nem sei se modou mesmo e nem sei qual é o novo nome) mas é quase a mesma coisa que Wine.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, a única máquina virtual que consigo jogar é na VMware (eu uso windows, não sei quais máquina virtuais existem para Linux...). Mas pra mim o desempenho cai bastante, não sei quanto há de perda, mas é algo que praticamente impede de jogar  bem. 

 

@F4b10 - depende da máquina virtual, se for virtual box não roda mesmo. Ja usou Vmware?

 

 

@AmarildoJr qual máquina virtual você se refere? Sobre o suporte a tecnologia de virtualização do processador eu já li nas especificações de vários processadores, agora a placa de video eu não sabia disso e nunca li isso numa especificação de placa de video.

 

@M4rQu1Nh0S  você vai rodar nesse PC de sua assinatura?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Péssima ideia querer virtualizar o Linux para rodar jogos. Apesar de uma feature chamada Bypass da VMWare existir, ele só é bem funcional em windows. Conheço um colega que testou e conseguiu jogar vários jogos na sua VM windows. Porém, esse recurso é para compartilhar os recursos de um super micro para 2 ou 3 pessoas. E há um detalhe, a placa de video não é compartilhada, ela é "bypassada" para UMA VM. Ou seja, a não ser que tu tenhas um micro com hardware sobrando, tendo 2 ou 3 placas de video, muita memória RAM, processador e disco, valerá a pena instalar um ESXi e compartilhar com os colegas de quarto ou irmãos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, então ta claro que o rendimento e desempenho na caso do linux seja inferior.

Até que seria bom poder mudar o sistema operacional sem ter que reiniciar o PC, mas como não existe isso e restava mesmo emular windows no linux e jogar pela VM...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, então ta claro que o rendimento e desempenho na caso do linux seja inferior.

Até que seria bom poder mudar o sistema operacional sem ter que reiniciar o PC, mas como não existe isso e restava mesmo emular windows no linux e jogar pela VM...

Não exatamente. Como o anjoed falou, a GPU é bypassada, ou seja, é usada quase que inteiramente na máquina virtual, então se a sua máquina não for servidor (e não tiver vários usuários conectados ao mesmo tempo), vale a pena fazer o bypass. Assim, você teria desempenho quase que igual ao do Windows.

 

Vale notar que várias vezes o Wine roda jogos Windows melhor do que no próprio Windows. Crysis 2 e COD 4 eram dois jogos que, pelo que lembro, pareciam estar rodando em outro computador mais potente que o meu. Mas claro, há também vários jogos que rodam pior que no Windows, mas isso não quer dizer que a performance do Linux é ruim, apenas quer dizer que a implementação da API D3D, que tem código fonte fechado, não foi feita corretamente. E isso, claro, não quer dizer que os caras do WINE são ruins no que fazem, é que implementar algo sem saber o código desse algo é realmente muito difícil, é como querer recriar um bolo sem saber a sua receita.

 

Agora, quanto ao que você disse sobre o rendimento do Linux ser inferior, isso depende muito. Quem tem placas NVIDIA geralmente se dá melhor do que quem usa placas AMD, mas isso é só em alguns jogos, a maioria tem o mesmo desempenho.

E quanto a Linux ter desempenho inferior ao Windows, isso também depende de muitas variáveis, mas se bem configurado o Linux é mais inteligente e ágil que Windows. Exemplo disso, em 2012 quando o Linux ainda tinha drivers ruins da NVIDIA, a VALVe fez o Left 4 Dead 2 rodar melhor no Linux, e olha que o jogo rodava que era uma ***** naquela epoca! hehehehe.

 

Então tudo depende. Depende de quem faz o jogo, da compatibilidade com os drivers OpenGL da fabricante da tua placa, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei nada sobre bypass virtualization...

Buscando no VirtulBox eu não achei nenhum resultado de virtualização mas no VMWare eu encontrei alguns artigos a respeito.

O problema é saber como eu descobru essa função bypass em meu processador e na minha placa de video...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a questão já ta clara.

o desempenho para jogos na maquina virtual com no linux tem desempenho e rendimento inferior. nativamente e obviamente o Windows é melhor para jogos.

 

Claro, filho de Windows, "EXEzinho" é! rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!