Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Catálogo para brasileiros


Posts recomendados

  • Membro VIP

Estou procurando um catálogo contendo soluções em Arduino, PIC, e outras plataformas ou microcontroladores. Algo que considere dimensões (recursos de hardware) e estimativas de preço praticado no Brasil, além da facilidade ou dificuldade de encontrar a coisa para compra.

 

Venho conhecendo (sem prática) o que existe de Arduino, chamando minha atenção o Garagino e o Dragino, e agora quero abrir meu campo de visão para os microcontroladores, PIC, principalmente com o objetivo de encontrar soluções bem mais econômicas.

 

Se vocês não conhecem site que faça tal reunião de informações, talvez possamos começá-la aqui no tópico:

Arduino Uno   R$  70  |Dragino       R$ 336  | 210 x 1.60Garagino      R$  30  |

Atualizarei a tabela acima com as indicações de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm,

 

Um Garagino, ou qualquer outro Ino da vida, sempre é a mesma coisa : Um microcontrolador Atmega como processador , e um chip que serve de interfaçe USB para facilitar a programação.

 

Economia voce faz quando usa apenas o microcontrolador, sem nada a mais que seja desnecessário. Por exemplo, tanto um AVR como um Pic possuem interfaces ICSP para fazer a programação direta do microcontrolador, sem precisar de interfaces USB ou Serial. E vai depender muito do seu projeto, pois você pode acabar tendo um canhão para matar uma formiga...

 

Em termos de custo x benefício, a plataforma AVR ( seja Atmega ou Attiny ) leva uma boa vantagem sobre as plataformas PIC, exceto quando se trata dos DSPics . Mas custam bem mais caro e sào bem mais difíceis de se programar. Se voce tiver um projeto que utiliza muito processamento, então pode-se usar os ARM's .

 

Para poder te dar uma ideia melhor, que tal voce deixar claro o que que você quer fazer, em termos de projeto ?

 

Assim podemos te orientar sobre plataformas a serem utilizadas, e daquí em diante pode-se fazer análise de custos, ok ?

 

Paulo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estou pensando um projeto maior, e isso vai demorar para eu encontrar tempo, desenhá-lo e postá-lo aqui.

 

Por enquanto, podemos pensar que eu quero um DIMMER controlado por IF ou RF, e alimentado nos 220V AC. Primeiramente eu pensei num Garagino com Shield Dimmer e transceptor RF. Mas depois passei a cogitar um Attiny85. Haveria algo mais barato?

 

De uma forma ou de outra, para desenvolvimento, eu usaria "plataforma" Garagino. Achei ela mais barata e versátil.

 

Update: este tipo explanação ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm,

 

Se for via Infrared , o Attiny85 é a melhor escolha. Usará só um pino de entrada para fazer a recepcão do IR, e precisará de mais uma entrada para fazer a deteção de pasagem por zero, e uma saída para acionar o triac para o dimmer. Ainda sobram alguns pinos ....

 

Mas pode desenvolver no Atmega328P mesmo, depois só recompilar .

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas pode desenvolver no Atmega328P mesmo, depois só recompilar .

 

Estava procurando forma de simular isso, mas parece que os simuladores atuais tem poucos componentes externos e não possibilitam extensão. Se pudesse ser como no gEDA, seria só criar os componentes faltando, simplificados.

 

Update de segunda-feira, 4 de maio de 2015:

 

O gEDA não faz simulação, mas para ele pode-se projetar componentes livremente, como este:

 

symbol_screenshot.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm,

 

Eu ví uma resposta sua, mas creio que foi apagada pois quando eu quis "citar" para responder, deu um erro.

 

Vamos lá :

 

1 - Não entendi o que voce quis insinuar com "Eu só uso software legalizado" . Ninguém quis falar para voce usar algum software pirata, meu amigo. Se gostou do software, vai lá e compre, ué ! Não é crime baixar o software e rodar o demo.

 

A versão 7.10 eu citei apenas porque existem alguns módulos de simulação de componentes desenvolvidos para rodar a partir da 7.10 em diante, como exemplo o  famoso display Nokia 331D, muito utilizado em várias montagens do pessoal do Arduíno como Nokia 5100, e que até hoje não acompanha nem no Proteus8. Infelizmente ele não roda em versões anteriores. Esse módulo apareçeu numa postagem no Fórum do Bascom na Alemanha, onde o autor postou mais alguns módulos que são muito úteis aos hobbistas. Ou voce acha que na Alemanha todo mundo roda software pirata ?????

 

Agora, se sua resposta quis insinuar que EU estou usando software pirata, pelo fato de mencionar o Proteus 7.10, saiba que tanto o Bascom, como o Proteus, tenho ambos licenciados em meu nome, fato que sempre falei abertamente aqui no Fórum, e tenho o USC do Proteus para receber imediatamente as atualizações. Mas o mais legal de tudo é que com a licença do Proteus, posso rodar QUALQUER VERSÃO DO PROTEUS, por exemplo, rodo a versão 8 aqui neste micro em minha casa onde uso Windows 7, e no escritório tenho um poderoso Pentium 3 ( kkk ) rodando XP com o Proteus 7.10 SP0. Não infrinjo nenhum licenciamento pois ou uso um ou uso outro, nunca os dois ao mesmo tempo. E muitas vezes tenho de ajudar alguém que posta os arquivos na versão 7 do Proteus.

 

2 - Fiz uma brincadeira com o Linux, pois todos que trabalham profissionalmente com Eletrônica usam programas que rodam em Windows justamente por causa do suporte comercial, isto é, só quando você paga pelo software obtemos um suporte rápido, e uma demora em uma resposta pode significar perder um monte de dinheiro. Não discuto se é melhor ou pior, mas é muito raro aparecer alguém aqui que usa Linux ou até mesmo OS/X.

Se voce se ofendeu, peço minhas desculpas.

 

Boa sorte com seu projeto.

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora, se sua resposta quis insinuar que EU estou usando software pirata, pelo fato de mencionar o Proteus 7.10, saiba que [...]

Não me ocorreu que eu estava fazendo, mas parece que foi o que eu fiz. Desculpe-me.

Que bom que você elucidou tudo. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@alexandre.mbm

Um PROTEUS última versão não é tão caro!!!

Mas quanto ao projeto em questão, o attiny85 atende perfeitamente aos requisitos solicitados.

 

"Se for via Infrared , o Attiny85 é a melhor escolha. Usará só um pino de entrada para fazer a recepcão do IR, e precisará de mais uma entrada para fazer a deteção de pasagem por zero, e uma saída para acionar o triac para o dimmer. Ainda sobram alguns pinos ....

 

Precisa informar que tipo de código precisa decodificar... RC5 ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Precisa informar que tipo de código precisa decodificar... RC5 ?

 

Fala do código do IR? Eu estava pensando em configurá-lo lendo-o e gravando-o. Não é assim?

Um PROTEUS última versão não é tão caro!!!

 

Para alguém como candidato a amador e que nada ainda fez, é caro. Mas minha questão maior talvez nem seja essa. Apenas quero algo que já me sirva e que seja afim da plataforma GNU/Linux, sem necessidade de WINE.

 

Achei o Simuino. Resta saber se me atenderá. Não estou com pressa pra ver isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...