Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino vs. BASIC Step


Posts recomendados

@alexandre.mbm,

 

O Basic Step foi um dos primeiros Basics para a linha de microprocessadores AVR, e hoje em dia é totalmente ultrapassado.

 

Se voce pretende fazer programas em Basic, pode dar uma olhada em meu tutorial, eu uso o Bascom, que é bem avançado, muito simples de se usar, e facilita muito mais a minha programação do que se eu usasse a IDE do Arduíno, pois existem comandos prontinhos para configurar todo o hardware interno aos microprocessadores AVR :

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/937085-tutorial-de-projetos-com-avr-design-programa%C3%A7%C3%A3o-em-basic-e-simula%C3%A7%C3%A3o-no-proteus/#entry5252683

 

Se voce está se refindo ao Hardware, o Basic Step é bem limitado em relação a um Arduino, embora seja bem menor a plaquinha.

 

Mas nada te impede de fazer uma plaquinha com apenas o microprocessador, e utilizando um conector padrão ICSP, fazer a programação do chip em qualquer ambiente.

 

Mas dê uma lida no meu tutorial, eu uso o Bascom e faço tudo com um Arduíno, e quando termino o projeto, aí sim posso fazer uma plaquinha dedicada.

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Se voce pretende fazer programas em Basic, pode dar uma olhada em meu tutorial, eu uso o Bascom, que é bem avançado, muito simples de se usar, e facilita muito mais a minha programação do que se eu usasse a IDE do Arduíno, pois existem comandos prontinhos para configurar todo o hardware interno aos microprocessadores AVR : [ link ]

 

Você conhece algum material que diferencie essa linguagem BASIC dos microcontroladores da linguagem BASIC de antigamente, usada para programação em MS DOS?

 

Se voce está se refindo ao Hardware, o Basic Step é bem limitado em relação a um Arduino, embora seja bem menor a plaquinha.

 

Sim, eu estava me referindo a hardware.

 

Mas por que usar o Basic Step, se ele — parece-me — é até mais caro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm,

 

Acho que eu sou muito melhor que um material, meu amigo.... Eu programei até o Diabo em Basic, tanto em ZX-81 como em Apple como em PC, e trabalhei anos com controle de processos industriais, com interfaçes de visualização, com programas tipo TSR e em Assembler ....  usei no MS-DOS e PC-DOS desde o 2.0 até os DR-DOS 6 ... usei BASICA, Mbasic, GW-BASIC, sei lá mais o quê Basic....creio que estou muito qualificado sobre este assunto kkkkkk !

 

O "jeitão" do Bascom é o mesmo do GWBASIC. Aliás, foi inspirado nele mesmo !

 

Se voce programou nesses Basics antigos, vai adorar o Bascom !

 

Quanto a usar o Basic Step, eu só o utilizaria se tivesse desesperado e ele estivesse à mão.....

 

Não tem mais sentido hoje usar um hardware Basic Step. São caros e limitados, pois se fizermos uma plaquinha com um Atmega, podemos rodar a clocks de até 20 Mhz usando um cristal.

 

Como eu já disse, eu uso um Arduíno Uno R3 para todos os meus testes, e só quando termino o software é que faço uma plaquinha pequena e dedicada para o meu projeto. Mas se o seu motivo não for custo, pode-se também manter o Arduíno no projeto final, mas fica uma ligação entre placas que pode sempre causar algum problema.

 

É muito melhor deixar todo o hardware em uma única placa, salvo casos muito especiais.

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

se o seu motivo não for custo, pode-se também manter o Arduíno no projeto final, mas fica uma ligação entre placas que pode sempre causar algum problema

Que tipo de problemas são mais comuns? Mau contato? Complexidade?

 

Se voce programou nesses Basics antigos, vai adorar o Bascom !

Não tem algo em código aberto, de preferência como software livre, e que funcione em Linux?

Há quem use o Bascom AVR no WINE. Software de OshonSoft.com também.

 

Nota: Mikrobasic (para PIC) e Bascom (para AVR) permitem compilar gratuitamente APENAS até n linhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm,

 

Existe um Basic Open, mas é bem limitado, e suporte é com você mesmo kkkkk :

 

http://gcbasic.sourceforge.net/

 

Agora, em Linux .... isso ainda existe ????? ( Brincadeirinha... )

 

Usando emulador, roda sim tranquilo. Eu rodo usando Parallels Desktop no meu Mac e é uma maravilha !

 

 

Esquece o OshonSoft para qualquer coisa mais séria. É apenas para um primeiro contato. Já fiz um tutorial para PIC baseado nele ....

 

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm

 

Ainda tem gente que usa Android, quando pode ter um Iphone ?

Ainda tem fabricante que usa chipsets baratos, quando pode ter um Mikrotik com SO dedicado ?

 

É uma questão de escolha de custo-benefício. Como em tudo na vida...  kkkkkk

 

Mas existe um produto baseado no Linux que eu tiro o chapéu. O OS/X do MAC é imbatível e a coisa mais segura que já ví... 4 anos sem reinstalar, sem travar, sem ficar lento, sem nada....

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!