Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diodo Zener - Duvidas


Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

Fala galera!

 

Tudo beleza?

 

To pra fazer um projeto e estou com algumas dúvidas sobre o diodo zener.

 

1) Quando a tensão projetada nele (no diodo zener) aumenta, sua corrente máxima diminui, dentro de uma mesma série de diodos zener (mesmo encapsularnento). Por que?

 

(2) E porque também, em um circuito regulador de tensão que utiliza um diodo zener como elemento regulador, quando variamos o consumo de corrente na carga, a potência demandada da fonte de entrada se mantém constante?

 

Brigadão! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@davidcbranco,

Uma mesma série de encapsulamento determina qual a potência máxima que pode ser suportada.

Como a potência dissipada é calculada como a tensão de zener vezes a corrente, se a tensão dobra, a corrente tem de cair pela metade. É por isso que a corrente cai conforme a tensão sobe !

Para responder a sua segunda pergunta, preciso do circuito do regulador de tensão para dar a resposta correta.

O que vou falar agora é uma suposição : acredito que voce esteja falando em um regulador de tensão composto apenas de um resistor em série com o zener, e a carga é justamente colocada em paralelo com o zener.

Se for isto, quando voce calcula o valor do resistor, voce tem de levar em conta a corrente Total , que é a soma da corrente sobre a carga mais uma corrente mínima para o Zener funcionar, por exemplo 5 mA. Quando a carga está consumindo o máximo de corrente, a tensão ainda está sendo regulada pelo Zener, mas por ele está passando apenas a corrente minima de manutenção do funcionamento.

Mas, quando voce desliga a carga, toda a corrente que atravessa o resistor vai ter de passar pelo Zener, e isso faz com que o consumo da fonte seja o mesmo !

Esse é o motivo de não se usar esse tipo de circuito, sempre usamos um elemento de maior capacidade de dissipação, como um transistor. Nesse caso, o Zener será ligado na base do transistor, e isso acaba estabilizando a tensão no emissor.

Paulo

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...