Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Xeon ou i7


Visitante

Posts recomendados

Caros colegas!

 

Tenho uma duvida:

 

Qual seria o melhor: i7 4930k ou Xeon e5 2630 v2?

 

Tenho interesse em um dos dois citados, acontece que o Xeon está a pronta entrega e o i7 terei de esperar 15 dias.

 

O uso será em jogos e conversao de video.

 

O Xeon fora do seu foco (servidores) serviria para essas finalidades?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A situação disso tudo é a seguinte: Nao sou de fazer overclock, mas no caso do socket lga2011 todos os i7 vem liberados para over.

Eu reservei uma placa-mãe em uma loja para posterior compra e um i7 4930k, acontece que o vendedor ja tinha uma pre-reserva antes e não se deu conta ao reservar o i7 para mim. Resultado, ele foi vendido e eu fiquei sem o mesmo. Outro igual, somente daqui a 15 dias, porém existe esse xeon, e é 100 reais mais barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa-mãe é uma asrock x79 extreme 4. porém o fato dela ser compativel ou nao, nao traria problema algum, pois eu tenho uma "p9x79 pro" aqui com atualizacao de bios para esse xeon (versao 4701) e um i7 3820. Posso intercambiar os processadores entre as placas no caso de incompatibilidade.

 

Placa de video, fonte, gabinete, memoria e hd eu tenho, so estou na duvida desse xeon, se realmente fora do foco de servidor, ele serviria para jogos e outras atividades como conversao de video, etc.


E o X da questao é que eu reservei a placa, o i7 4930k deu o problemao todo, agora desistir nao posso, pois o vendedor deixou de vende-la para deixar na reserva... Eu estou numa situacao assim: ou aguardo o i7 4930k para daqui a 15 dias, ou fecho a compra com o xeon que esta a pronta entrega. Só que xeon eu nunca lidei, nao conheco ninguem que tenha aqui perto, então é novidade. Somente sei que o foco dele é servidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem esse teste aqui

 

http://www.tomshardware.com/reviews/xeon-e5-2600-v2-ivy-bridge-ep-benchmarks,3714.html

 

 

Vale ressaltar que, os Xeon são usados em placas com suporte a duas CPUs.. Também não foram feitos testes em jogos, afinal não é o objetivo dessa CPU..

 

Pra edição de vídeos, é uma plataforma boa, pois a maioria dos programas andam aproveitando todos os núcleos dessas CPU.. Mas teria que ser algo profissional, pra ganhar dinheiro com isso, pra compensar o preço dessas peças.. Pra jogos é uma grande barca furada..

 

Acho difícil o vendedor encontrar alguém que queira a placa.. Se fosse você, desistiria dessa placa-mãe e pensaria na plataforma 1150 mesmo.. Se você disser pra ele que desistiu da placa, mas quer pegar outra com o processador junto, bom pra ele.. Ele quer vender mesmo...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LetalWeapon, os dois processadores são compatíveis com a plataforma LGA 2011: http://ark.intel.com/pt-br/compare/77780,75790 Só confirme na lista de compatibilidade da placa-mãe.

 

A questão é que o Xeon tem o clock muito mais baixo e só tem 80W, enquanto que o i7 tem 130W. Ou seja, você teria uma perda considerável de desempenho com o Xeon. Do resto, não tem problema ser Xeon, pois o i7-4930K muito provavelmente é um Xeon de mais de 6 cores que veio com defeito em alguns deles. Eles desativam algumas funções e renomeiam como Ivy Bridge-E, Haswell-E, e assim por diante.

 

Eu esperaria os 15 dias. Essa diferença de clock e watts vale muito mais do que os 100 reais que você enconomizaria.

 

-----edit-----

@RS Faria, esse teste que você postou é feito com um i7 contra dois octacores de clock igual. O v2 tem clock ainda mais alto (aí não vale  :P )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço as dicas de todos e vou esperar o i7. Esse xeon segundo o site da loja, está lá a muito tempo, os processadores entram e saem (compra e venda) e ele continua...  Quanto ao socket 1150, que muitos indicaram, estou temeroso, pois o ano que vem, é novo socket (1151) e suporte a ddr4. LGA 2011 é forte, potente e posso esperar mais um bom tempo ate ele ficar obsoleto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...