Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reprodução de vídeos travando em várias distros


marceloo
Ir à solução Resolvido por marceloo,

Posts recomendados

Recentemente decidi migrar totalmente do Windows para o Linux, e nisso fui testando várias distros pra ver qual eu mais gostava. Testei o Mint, openSUSE, Fedora, Debian e Ubuntu. Gostei muito do openSUSE, porém todas as distros que eu testei tem um problema em comum que me impede de sair totalmente do Windows, que é a reprodução de vídeos.

 

Em todas as distros que testei, os vídeos ficam travando, mas hora ou outra rodam normalmente. Não importa a resolução do vídeo. 480p, 720p, 1080p, tudo fica travando, em 4k trava um pouco mais. Não sei explicar o que é esse travamento exatamente, é como se estivesse jogando um jogo tranquilo a 60fps e do nada cai pra 5fps, depois volta, e assim vai.

 

Não importa o formato do vídeo. MP4, MKV e AVI travam do mesmo jeito.

Testei em vários players, fui baixando um por um pra testar, uns rodam os vídeos em 4k melhor, mas ainda travando.

Instalei o driver da placa de vídeo, mas na verdade piorou. Sem o driver os vídeos rodam melhor.

Não sei se tem algo a ver, mas também testei em vários ambientes gráficos. KDE, GNOME e Cinnamon no Mint.

O engraçado é que rodando a distro no pendrive, sem estar instalado, os vídeos rodam liso, sem travar nada. Isso em todas as distros.

No caso do Mint que já vem com codecs pré-instalados, vídeos em MKV rodam muito bem. No openSUSE tive que instalar os codecs, mas os vídeos rodam bem travados.

O principal problema é a reprodução de vídeos em 4k, por alguma razão tem players que rodam melhor que outros.

Só não consegui realizar mais testes no Debian 8.0, já que eu não consigo instalá-lo, mas rodando pelo pendrive os vídeos rodam muito bem, sem travar.

 

As distros que mais testei foram o openSUSE 13.2 e o Mint 17.1. Instalei normalmente, atualizei o sistema e instalei só algumas coisas.

 

Minha configuração, caso ajude em algo:

 

MB: Gigabyte GA-78LMT/USB3

CPU: AMD FX-6300

GPU: Radeon HD 5450

RAM: DDR3 4GB

SSD: Samsung 840 Evo

 

O que pode estar causando esse problema? Algum driver?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceloo

 

Obrigado pelas boas vindas!

 

No caso já aconteceu algo parecido comigo no Mageia, com o Kaffeine Media Player, mas mudando o Driver da minha placa AMD 8850M para o Driver proprietário e utilizando o VLC como player rodou sem travamentos ou interrupções.

 

Não tenho certeza, mas pode ser algum problema ligado ao SSD ou até mesmo a origem dos Codecs utilizados.

 

Você instalou os Codecs do repositório oficial?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Schroeder

 

Depois eu vou testar de novo o driver proprietário no openSUSE, é que por agora estou testando o Debian 8.0, mas infelizmente não consegui instalá-lo. Assim que eu instalar o openSUSE de novo eu posto o resultado aqui.

 

Sobre ser algum problema relacionado ao SSD, acredito que não. Todos os vídeos estão em um HD, em outra partição. 

 

Os codecs no openSUSE eu instalei a partir daqui: http://opensuse-guide.org/codecs.php

Nas outras distros que testei os codecs já vinham instalados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reinstalei o openSUSE e instalei o driver proprietário da placa de vídeo. Os vídeos com menores resoluções estão rodando bem agora, mas ainda estou tendo problemas com vídeos em 4k, agora está rodando em slow motion.

 

Instalei os codecs a partir daqui: http://opensuse-guide.org/codecs.php

E os drivers da placa de vídeo daqui: https://en.opensuse.org/SDB:AMD_fglrx

 

 

Ok, vou baixar pra ver como é. Assim que eu testar posto o resultado aqui.

 

 

Talvez, o HD onde estão os videos esteja com algum problema.

 

 

No início até pensei que fosse algum problema do HD, mas não é. Tenho outro HD que uso como backup e que tem os mesmos vídeos, trava do mesmo jeito. Copiei alguns vídeos pro SSD também, mesma coisa.

 

Não estou tendo sorte com Linux...todos as distros que testei eu tive algum problema, principalmente na reprodução de vídeos. Talvez por ainda ser tudo novo pra mim devo estar fazendo algumas coisas erradas. Ainda estou aprendendo a usar o terminal também, e muita coisa é feita por lá. Paciência, logo eu aprendo. Vou testando outras distros até ver alguma em que eu me encaixe melhor. 

 

Estou baixando o Mageia pra ver como vai ser, e se vou ter problema com os vídeos também.. E como o @ recomendou, vou baixar o Manjaro e ver no que dá. 

 

Obrigado a todos por responderem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os vídeos podem estar com algum bug.

 

Não estão, são mais de 400 vídeos e acho que testei pelo menos uns 60, mesmo problema.

 

 

Por agora consegui resolver.

 

Consegui instalar o Debian 8.0 KDE, nele fui obrigado a instalar o driver proprietário da placa de vídeo. Instalei tudo, e agora os vídeos não estão travando, nem mesmo em 4k.

 

Testei o Manjaro também, mas tive problemas ao rodar vídeos no formato MKV e não consegui resolver, apesar de ter gostado muito dessa distro.

 

Bom pessoal, acredito que agora esteja tudo certo, não entendi o porque de ter acontecido esse problema nas outras distros, o Debian foi o único que rodou os vídeos sem travamentos. Vou testá-lo por uma semana e ver o que acontece.

 

Obrigado a todos que responderam. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Caio Graco

 

É, acredito que seja esse um dos motivos também.

 

@Gustavo Schroeder

 

Pois é Gustavo, acredito que isso pode ser um problema também. Na verdade nem senti tanta diferença assim rodando Linux em um HD ou SSD, a não ser na inicialização do sistema, não sei se isso quer dizer alguma coisa

 

Mas infelizmente voltou a dar problemas, eu tinha falado no post lá em cima que no Debian não tinha travado, mas passou um tempo e voltou a travar, principalmente vídeos em 4k e 1080p e depois com 480p. Procurei solução em tudo qualquer fórum, testei players, drivers, infelizmente não adiantou. Só não testei em outro computador pra ver se tem algum problema de incompatibilidade de drivers com o meu hardware atual.

 

Por conta disso acabei voltando para o Windows 10, já que não tenho a licença original do Windows 8.1.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Gustavo Schroeder

 

Li o texto e alguns outros do site, todos muito bem explicados. Mas é o que você disse no post 12, é muito complicado de mexer e talvez não seja necessariamente esse o problema. Ainda mais no meu caso que sou um total iniciante em Linux. Recentemente saiu o kernel 4.1, vou esperar sair alguma distro que esteja testando esse kernel e instalar pra ver.

 

Eu instalei o Ubuntu e depois o Debian num HD, e os vídeos travam do mesmo jeito. Porém, no Ubuntu o resultado foi até que bom, mas vídeos em 4k são inviáveis, ou os vídeos ficam travando ou a imagem fica meio esquisita, mas isso somente em 4k.

 

Acredito que seja por causa de drivers da AMD mesmo, no Debian eu instalei o driver mais atual, mas o resultado é o mesmo, infelizmente.

 

De qualquer forma muito obrigado por tentar me ajudar Gustavo, eu vou dar mais uma olhada nesse negócio de recompilar o kernel e outros textos do site, achei interessante, pois como você disse no texto, eu posso editá-lo e deixar somente o que é interessante apenas pra mim.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@marceloo, não tive problemas em nenhuma distro, todas funcionaram perfeitamente. Especialmente essas que o dono do tópico citou, Mint e openSUSE, onde eles possuem Firmware de código fechado no Kernel, não deve haver problemas pois os drivers Xorg são feitos para trabalhar com eles em (quase) perfeita harmonia.

 

É importante notar que a placa dele é antiga, então ele é obrigado a instalar os drivers Legacy da AMD.

 

O único problema foi com a Parabola, onde meu monitor desliga e liga se eu abrir o YouTube ou se trocar de aba enquanto o YouTube estiver aberto. Isso é estranho pois tanto ele quanto o Debian "puro" não usam nenhum tipo de Firmware no Kernel, a única diferença é nos navegadores IceWeasel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AmarildoJr Criei esse tópico faz tempo e desde então tenho tentado resolver esse problema, mas pelo o que você disse o problema deve ser o driver Legacy da AMD. O engraçado é que no Catalyst tem a opção de eliminar o screen tearing, até aí tudo bem. Mas quando coloco pra ficar sem screen tearing os vídeos começam a ter stuttering, ficam dando aquelas travadinhas.

No Mint eu testei os dois drivers, tanto o Legacy quanto o driver que já vem instalado acontece a mesma coisa. E no Debian também, já que o driver Legacy é o mesmo. No openSUSE eu não tenho screen tearing, mas tenho problemas de stuttering em qualquer vídeo.

 

Uma coisa que ainda não fiz foi testar o vídeo onboard da minha placa mãe, mas é mais antigo ainda que essa placa de vídeo que estou usando, a HD 5450. Depois vou testar pra ver o que acontece.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Finalmente consegui resolver o problema! Graças a Deus!

 

Não era meu hardware nem nenhuma distro o problema. Era simplesmente os players que eu estava usando.

Pesquisando mais um pouco vi que tinha um user que tinha os mesmos problemas que o meu, e que não usava o VLC nem outro player padrão. Ele usa o Kodi.

 

http://kodi.tv/download/

 

Baixei e instalei esse player no Mint 17.2 Cinnamon, e fiquei impressionado quando coloquei para executar os vídeos. Vídeos em 4k estão rodando da mesma forma que no Windows! E em qualquer formato e resolução.

 

Além disso, é um player excelente, com muitas opções, e tem muita semelhança com o Windows Media Center o que é bastante legal.

 

Bom pessoal, agradeço a todos vocês que tentaram me ajudar, fico muito feliz agora que posso migrar para o Linux.

Um grande abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida @Manjaro foi até bom ter acontecido esse problema. Por conta disso testei um monte de distros e aprendi bastante sobre o Linux em si, e gostei bastante. Só é preciso ter paciência e muita persistência pra aprender "tudo de novo".

 

Sobre o Kodi, eu gostei demais desse player. Além do excelente desempenho em reproduzir os vídeos, ele é altamente personalizável e muito bonito, na minha opinião. 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...