Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformador AC para DC / Ligar LED 110v


Posts recomendados

Olá pessoal, bom dia/tarde/noite!

 

Bom, eu me cadastrei no site e resulvi fazer este forum porque sei que aqui poderei tirar algumas duvidas com vocês. Primeiramente, gostaria de agradecer e dizer que eu não sei muita coisa e tudo que apredi por tutoriais na net. Inclusive por aqui...

 

Bom, diretamente ao assunto...

Eu gostaria de fazer um refletor com uns chips leds que tenho aqui em casa... Eles são de 10w; 36v DC; 277mA cada um! Juntaria trềs em serie que formaria 30w; 108v; 831mA e os ligaria em 110v. Sobraria 2v que poderiam ser facilmente "dissipados" por um resistor...  Porém, desejo ligar esses leds na corrente alternada ( AC ) então, preciso de uma "fonte" para filtrar essa alternância e transformá-la em corrente continua (DC) e é ai que começa minhas duvidas... a partir de todos os dados que eu indiquei acima eu fiz algumas pesquisas e apliquei algumas leis como a d ohms, fiz algumas continhas e montei um circuito para realizar essa função... Bom, estarei postando para vocês esse circuito e peço a vocês que me ajudem como puderem e se for preciso corrijam minhas contas.

 

circuito%2Bsimples.png  Esse aqui seria o circuito simples... Porém encontrei algumas dificuldade e algumas duvidas... Por exemplo eu acredito que não exista um capacitor eletrolítico de 145.8v pelo menos eu não achei! Então resolvi chegar o mais próximo possível ligando 9 capacitores, de 16v 1000uF cada, em serie... Assim teria 144v e 111uF no total. Mas minha pergunta é: isso esta certo? Ficaria faltando 1.8v de 144v para 145.8v e sobraria 11uF dos 100uF necessários... Então daria errado esse circuito?

Quanto ao primeiro resistor o de 1.5 ohms eu desconheço. Não sei qual seria esse valor comercial. Achei um valor semelhante de 1k5ohms. Mas... esse valor é o mesmo que 1.5 ohms? (desculpa minha ignorância).

 

Bom, é isso pessoal! Desculpa se fui muito chato e se errei em algo. Gostaria da ajuda de vocês no que vocês souberem! Obrigado! Muito Obrigado!

 

 

Ps.: O circuito abaixo é mais completo pois mostra os capacitores ligados em serie e resume tudo que eu disse. Além de informar os watts dissipados (valor comercial; arredondado) dos resistores.

 

Esquema_Esquem%C3%A1tico.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo seu caminho teórico está correto. Mas as coisa começam a se complicar quando depois que se retifica/filtra a tensão dc aumenta uns 40%. P.ex. 127Vac Vai pra uns 180DC e é um valor que não deve ser usado pra matemática simplista. Motivos obscuros tipo descarga/carga do capacitor e algumas cositas más.

 

você se engana: existem capacitores de tensão elevada sim. P.ex. dentro da fonte do pc você encontra algum de 200uF/200V.

 

Bom, vamos aos chutes práticos do meu mundo. Eu (eu) apenas retificaria com ponte e ligaria os 3 em série. Mas com um capacitor chute 10uF/250 em série com o AC na entrada da ponte, compreendeste?. Usando sua meia que correte análise, a tensão que sobra seria facilmente "dissipada" pelo capacitor

 

O bom mesmo é um driver de corrente onde haverá pouca potência sobrando a dissipar. Mas aí o buraco é mais em baixo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isadora Ferraz

Bom dia! Muito obrigado por tirar minha duvida!

 

Então, eu compreendi o seguinte: Eu acrescento o capacitor para um de 250v 10uF na entrada desse circuito? Mas, só essa alteração que farei? Não terei que alterar o valor dos meus resistores? E continuarei utilizando todos os outros componentes? Desculpa, eu não entendi muito bem o que você quis dizer com retificar com uma ponte. Teria como exemplificar por favor?

Desculpa o incomodo!

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Claro amigo. O + próximo que achei foi isso

Circuito-eletr%C3%B4nico-de-L%C3%A2mpada

 

A ponte ponte é isso...

ponte.jpg

C1 chuto uns 10uF, R1 é só pra descarregá-lo quando desligado ... uns 470K , R2 tipo um fusível uns 10R 3W, e os varios leds, seus 3 leds 36V

 

Tem até uma matematicazinha pro capacitor pra você calcular a corrente direitinho mas essa não me pertence +. tipo R=1/2piFC. Tudo bem se eu não querer forçar meus 2 neurônios? Caso necessário, invoquemos alguma boa alma  teórica de algum guru local...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Obrigado pela dica! Irei construir esse sistema indicado! Aliás, estou fazendo testes então farei dos dois modos! kkkkk Não me importo de queimar 3 LEDS. Obrigado mesmo! Mesmo assim deixarei o tópico aberto para mais sugestões! Aliás, preciso fazer esse circuito impresso mas nunca fiz um antes... Nem sei como começar. kkkkk

Boa Noite!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somente alguns comentários quanto ao seu circuito original: você fez uma fonte de meia onda (um diodo) o que fariavocê ter apenas metade da senóide. E circuito em série, a corrente é a mesma para os LEDs , ou seja 277mA (e não 800mA).

 

O circuito segerido pelo colega fazendo uso de uma ponte de diodos é ótima. Mas, eu usaria um capacitor de poliéster no lugar do resistor (R1). Também seria necessário o capacitor de filtro (10uF sugerido) dito na discussão, mas ausente no circuito final.

 

O Capacitor pode ser facilmente entendido como calcular neste link: http://newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/566-fontes-sem-transformador-art045.html- tem uma parte com exemplo.

 

No mais tem este outro link, http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/985870-resolvido-ligando-20-leds-na-tomada-ajuda-pfor/, que foge um pouco, mas tem dados interessantes!

 

Wls

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

-importe-se sim se queimar os leds! Seus pais deram duro pra te dar sua mesada. (ou algo do gênero)

-se seguir as recomendações, a chance de queimar é quase zero

-eu não recomendo seu circuito com capacitores em série: além de ficar grande d+, fica deselegante estética e tecnicamente

-caso o amigo @rl_korosi estiver mencionando o circuito que postei, ele se equivoca pois já tem um capacitor. R1 até pode ser dispensado

-também não vejo no momento necessidade de capacitor de filtro. A proposta é minimalismo ao acender o led

-também não vejo no momento necessidade de pci. O circuito é muito simples. A não ser que seja movido por desafios maiores. Mesmo assim sugiro que guarde seus ímpetos pra algo mais proveitoso e complexo.

-ou ignore tudo que leu: são comentários de quinta

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...