Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação para o processador FX-8320E


Posts recomendados

Olá pessoal, preciso de uma recomendação.
 
Eu mesmo montei um PC com essa configuração:
 
MB Asus M5A78L-M LX
Processador FX-8320E
GTX 750 2gb
8G DDR MARKVISION (sempre compro esse modelo e nunca tive problemas)

FONTE CORSAIR CX 500

 

Depois de montado, tudo funcionou lindamente, foi instalado o Windows 7 e comecei a instalar os programas e jogos, de repente, pra minha surpresa ele travou e reiniciou sozinho. Quando eu conectei meu HD externo fui tentar copiar um arquivo, ele congelou a tela e foi preciso reiniciar novamente. Troquei a memória para testar e continuou travando. Depois disso ele sempre reinicia sozinho quando eu tento rodar um jogo ou as vezes trava até o chrome. Pensei que era problema no HD, coloquei outro HD e o problema continua.

 

Descobri em um fórum na internet que minha placa-mãe não é compatível com esse processador, pra minha surpresa, pois no próprio site da ASUS diz que ela suporta esse processador.

 

Pois bem, pretendo trocar a placa-mãe por esta: ASUS M5A97 LE R2.0. Será que essa resolve o problema?

 

Não posso comprar nada mais caro que isso, pois já gastei todo limite! =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, você comprou uma placa-mãe bomba. Mas tente resolver antes. Veja se o BIOS está atualizado. Você vai precisar desativar o Turbo Core, talvez fazer um undervolt. Você pode fazer o procedimento de um membro aqui do fórum (@MicaelWander) para ver se dá certo:

 

Tive o mesmo problema que o autor do tópico. Mesmo processador e mesma placa mãe. Após uma baita dor de cabeça, troquei as memórias, o HD e até o driver de DVD, só para descobrir depois que a causa do problema são as voltagens e a frequência do processador na BIOS.
Até com a BIOS mais recente, essa placa mãe tem um sério problema em identificar as configurações ideais para o FX-6300, porém não é um problema de compatibilidade como o outro amigo constatou. Ela apenas seta as voltagens padrão de forma errada. Essa placa aceita o FX-6300 de boas a 3.5ghz, porém é necessário configurar MANUALMENTE as voltagens e velocidades na BIOS, e não deixar no modo Auto.
 
As configurações necessárias estão todas na parte "JumperFree" da BIOS.
Se você está usando memória DDR3 de 1600mhz, deixe as config. de DRAM na BIOS em manual, coloque o multiplicador em 800, a over voltage em 1.5, e deixe apenas as Timings do submenu todas no automático. Se as memórias forem de 1333mhz, faça o mesmo, porém deixe o multiplicador em 667 ao invés de 800.
Na parte da CPU, a configuração Auto vem a 20x (4.0ghz), o que vai consumir toda a energia do processador e fazer ele deixar de responder (o que culmina em uma BlueScreen ou travamento do S.O. e do ponteiro do mouse). Para resolver isso, deixe o overclock em manual, frequencia base 200, e coloque o multiplicador a 17.5x (3.5ghz).
Deixe o Turbo CPU em Disabled.
E na over voltage da CPU, primeiro tente aumentar até 1.225v (ao invés do 0.9 padrão). Caso o computador continue travando e desligando, aumente para 1.260v, e se ainda assim não funcionar deixe a 1.35v.
 
Resumindo, as configurações automáticas da BIOS dessa placa mãe são 0.9v para clocks de 4.0ghz, o que não faz sentido nenhum. Para qualquer um que esteja com o mesmo problema, apenas siga com atenção as instruções acima e não mexa em mais nada. Funcionou pra mim.
Espero ter ajudado.

 

Sobre a ASUS M5A97 LE R2.0, está muito cara. Você pode comprar uma GA-990XA-UD3 (http://www.kabum.com.br/produto/27267/placa-mãe-gigabyte-p-amd-ga-990xa-ud3-am3-box). Excelente placa, com 8+2 fases no VRM (dá para fazer um over arretado), com SLI, Crossfire e mais algumas coisas.

 

Levando em consideração o que você pagou na Asus M5A78L-M LX e ainda vai ter que rodar a CPU sem Turbo Core, o custo benefício dela é zero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade, vou comprar ela mesmo no kabum, é porque de qq forma eu vou comprar no cartão, e vai ficar em 500,00. A diferença é pouco. Obrigado pela ajuda.

 

Ah, entendi, mas é, a diferença é só de 20 reais. Na parcela vai dar uns 3 reais a mais por mês. O bom é que ao invés de levar um Gol, você leva um Audi  :) Realmente, a diferença entre as duas é gritante. Pode comprar tranquilo que você vai colocar o seu FX-6300 estacionado na sombra  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...