Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória utilizável menor do que a metade!


Ir à solução Resolvido por Hqxriven,

Posts recomendados

 Hoje acrescentei uma nova memoria ao meu computador, entretanto  ele só está utilizando 3,98 GB dos 8 GB disponíveis.

 

 Estou usando o Windows 7 64 bits, logo não é o sistema operacional que tá causando. Minha placa-mãe é a m5a78L-MLX/BR que suporta até 8GB, logo não é a placa-mãe também. Minha placa de vídeo é a GTX 650, offboard, não creio que ela precise de 4GB da minha memória ram. 

 

  Caso alguém possa me ajudar, agradeço muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente tenho visto muitos casos assim, quando a 2° memória é adquirida tempo depois e ao instalar acontece isso.

 

Tente usar somente a memória nova e veja se o sistema funciona, se der certo em seguida adicione a memória antiga (com o computador desligado é claro) e veja o resultado.

 

Aguardamos...


Reconhece os 8GB, mas utilizava apenas 3.98GB.

Fui mexer na bios agora e desativei a opção de remapping e agora é utilizável apenas 3.20GB!

 

Mesmo fabricante, modelo, frequência, tensão etc. 

 

Amigo,

 

Tente também o seguinte:

 

Execute o msconfig, vá na aba "Inicialização do Sistema" e procure "Opções avançadas". Dentro dessa parte você verá algumas opções e lá tem o "Memória Máxima", veja como está.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Interessante, tirei uma memória e continuou usando apenas 3,20 GB. Antes usava todos os 4GB, quando havia somente um. 

 

  Já havia feito isso da memória máxima e não funcionou.

 

O Memory Remap deve estar ativado, pois ele irá alocar o hardwares para uso de memória virtual.

 

No msconfig a memória máxima já está em 8GB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

,

 

Coloca as configurações na Bios no formato padrão de fábrica. Na minha bios há uma opção de selecionar uma quantidade de memória a ser reservada para vídeo, já que tens placa off, coloque essa opção na RAM desativada ou mínima, quer dizer, sem separação alguma de memória.

 

Já que no msconfig está em 8GB, deixe desmarcado a caixinha que o formato padrão também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem_t_tulo.png

 

http://s24.postimg.org/xux4dptet/Sem_t_tulo.png

 

 

 Formatei o pc e instalei o Windows 8.1 64 bits e mesmo assim continuou utilizando apenas 3,98 GB.

 

Entretanto, agora ao abrir o gerenciador de tarefas, na aba de desempenho, diz que a memória está na frequência 1600 mhz (Eu interpretei assim). O problema é que as duas memórias são 1333 mhz e a placa-mãe se eu não me engano suporta apenas 1333 mhz, talvez seja isso. Alguma dica de como reduzir a frequência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

 

Como nessa vida estamos sempre aprendendo, poderia me explicar porque esse tipo de memória não funciona?

 

 

Formatei o pc e instalei o Windows 8.1 64 bits e mesmo assim continuou utilizando apenas 3,98 GB.

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1063678-mem%C3%B3ria-com-barramento-de-1333mhz-com-ipm41-d3/

 

É o mesmo problema desse tópico... leia tudo e entenderá.

 

Quanto a redução da frequência tem que entrar na bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1063678-mem%C3%B3ria-com-barramento-de-1333mhz-com-ipm41-d3/

 

É o mesmo problema desse tópico... leia tudo e entenderá.

 

Quanto a redução da frequência tem que entrar na bios.

 

 Entendi, caso eu troque a memória por outro modelo será que vai dar para ficar com 8GB? No caso, seria a KVR1333D3N9/4G e um outro modelo no lugar da KVR13N9S8. Ou eu terei que trocar também a KVR1333D3N9?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...