Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual fonte utilizar para a minha configuração.


Ir à solução Resolvido por andersonlima96,

Posts recomendados

Olá, esse é meu primeiro tópico no fórum, antes só procurava dúvidas semelhantes a que eu tinha, mas dessa vez precisa ser específica... Pois bem, meu computador possui a seguinte configuração:

 

Processador: Intel Core I5 650 quadfajutocore (2 núcleos "físicos" e 2 "virtuais") é um I3 meia boca com nome de i5 é o que a casa oferece...

Placa mãe: PEGATRON modelo IPMIP-GS fale o que quiser, mas nunca deu problema nesses anos... E NÃO VOU TROCAR!

RAM: 8 GB (4 X 2GB) Nem lembro a marca (é das mais vagabunda) deve ter o "padrão" 1333MHz

HD: 1,5 TB (mas bem simples, se tiver transferindo um arquivo pesado perde mais da metade do desempenho do PC) 

FONTE: 550w genérica marca (SE PREPARA)... LINK DO BRASIL!!! Ai tu já imagina a qualidade, "pau a pau" com Corsair certamente... Se não me falha a memória tem selo de qualidade 80 PLUS Titanium!

Ventoinha: Tem 3 + o cooler do processador. Minhas ventoinha são duas de fontes velhas que queimei quando fui testar 110V em 220V a primeira deu um cheiro de queimado e um estourinho e dai tentei de novo pra ter certeza se não era a tomada... E a outra é um cooler da AMD de um antigo PC. Todas ventoinha ligadas em gambiarra de 12V

ADICIONAIS:

Um Gravador de CD/DVD

Uns 6 USB utilizados direto

 

A GRANDE DÚVIDA!

 

Vou colocar uma GTX 460 1GB ZOGIS ESSA P#%%@ TEM 2 ALIMENTAÇÃO DE 6 PINO SERIA 225 W POR AI a NVIDIA diz que consumo máximo é de 160W e recomenda fonte de 450W no mínimo e apertando o C# pra não queimar!

Fui em uma loja de informática e argumentei que uma CORSAIR 430 W aguentaria de boa, mas o cara até se empolgou em dizer que teria de ser uma 650W e "OLHA LÁ!" Enfim eu duvidei até o fim e antes de adquirir a fonte vim aqui pedir esse FAVORZÃO para quem puder me ajudar, já que não tenho grande conhecimento como vocês em relação a fonte. Então qual fonte devo escolher? Já fiz o teste da fonte na ASUS e me recomenda 450 w no mínimo...

DESDE JÁ, OBRIGADO! UM GRANDE ABRAÇO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relaxa tio. Sua placa requer 2 6 pinos? Então compre uma fonte 500w. De fato, uma 430w aguentaria de boa, mas você precisaria usar um adaptador molex para 8pinos, e é meio chato de encontrar um desses por ai (a não ser que sua GPU já venha com um desses).

 

De qualquer maneira, recomendo a Seasonic 520w Bronze. A diferença para a CX 500w é pouca. Se tiver o adaptador, vá de CX 430w mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, uma 430w guenta ate uma GTX 750 , ponhe ai que vai aguenta de boa tua configuração.

 

Cara só por grito não posso confiar, mas minha opinião é igual a sua... Só que quero uma boa explicação ou prova de que estou certo ou errado...

Relaxa tio. Sua placa requer 2 6 pinos? Então compre uma fonte 500w. De fato, uma 430w aguentaria de boa, mas você precisaria usar um adaptador molex para 8pinos, e é meio chato de encontrar um desses por ai (a não ser que sua GPU já venha com um desses).

 

De qualquer maneira, recomendo a Seasonic 520w Bronze. A diferença para a CX 500w é pouca. Se tiver o adaptador, vá de CX 430w mesmo.

 

Relaxei tia, sim 2 de 6 pinos, tenho 2 cabo molex-6PIN nem precisaria achar esse chato de 8 pinos, mas enfim me disseram que se usar ela no máximo (e eu quero jogar GTA V) dai pode queimar a fonte depois de alguns meses ou 1 anos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relaxei tia, sim 2 de 6 pinos, tenho 2 cabo molex-6PIN nem precisaria achar esse chato de 8 pinos, mas enfim me disseram que se usar ela no máximo (e eu quero jogar GTA V) dai pode queimar a fonte depois de alguns meses ou 1 anos...

É, o garçom também me disse que eu deveria escolher um prato de lagosta para poder apreciar o restaurante em sua totalidade....

 

 

Enfim, se quiser pegar a CX 430, sinta-se livre. Usa um dos cabos PCIe e 1 dos molex, não vai ter problema. Novamente, vale a sugestão de pegar uma 500w pensando no futúro, mas não é obrigatório.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, o garçom também me disse que eu deveria escolher um prato de lagosta para poder apreciar o restaurante em sua totalidade....

 

 

Enfim, se quiser pegar a CX 430, sinta-se livre. Usa um dos cabos PCIe e 1 dos molex, não vai ter problema. Novamente, vale a sugestão de pegar uma 500w pensando no futúro, mas não é obrigatório.

 

Eu entendo, sei que ele quer vender a mais cara que puder, como todo "bom" vendedor... Mas só quero ter certeza se não tem problema algum em usar minha configuração no máximo em um GTA V da vida na 430W Corsair, e por ta 220 reais a vista, vou ver quanto ta a de 500W e se tem vários moléx pra conectar os adaptador porque seria 4 molex, pois cada adaptador 6 pino usa 2 molex... E eu uso os molex da fonte pra fazer gambiarra nas ventoinha de 12V. Mas por enquanto te agradeço cara, valeu pela ajuda! Só vou deixar o tópico aberto esperando algum teste ou um tipo de explicação de como uma 430W ou 500W da conta do recado... Ou se não da conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendo, sei que ele quer vender a mais cara que puder, como todo "bom" vendedor... Mas só quero ter certeza se não tem problema algum em usar minha configuração no máximo em um GTA V da vida na 430W Corsair, e por ta 220 reais a vista, vou ver quanto ta a de 500W e se tem vários moléx pra conectar os adaptador porque seria 4 molex, pois cada adaptador 6 pino usa 2 molex... E eu uso os molex da fonte pra fazer gambiarra nas ventoinha de 12V. Mas por enquanto te agradeço cara, valeu pela ajuda! Só vou deixar o tópico aberto esperando algum teste ou um tipo de explicação de como uma 430W ou 500W da conta do recado... Ou se não da conta.

Ei, pera ai! A CX 430w já tem 1 cabo PCIe; a 500w tem 2. Só use os adaptadores Molex caso não tenha cabos PCIe o bastante. No caso da 430w, vai precisar usar só 1 adaptador. No caso da 520w, não vai precisar de nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só vou deixar o tópico aberto esperando algum teste ou um tipo de explicação de como uma 430W ou 500W da conta do recado... Ou se não da conta.

Prova de conceito

 

Consumo máximo de uma GTX 460

 

power_maximum.gif

 

FONTEhttp://www.techpowerup.com/reviews/Zotac/GeForce_GTX_460_1_GB/29.html

 

 

Esse consumo se refere a um teste de stress, onde a VGA é posta no limite extremo dela. Em jogos, o consumo será menor.. Seu Core i5 deve consumir uns 60 ~ 65 Watts, julgando pelo TDP dele (73 Watts).. MOBO + RAM = Uns 25 Watts

 

HD + Drive de DVD + 4 fans = Uns 60 Watts

 

155 + 65 + 60 = 280 Watts (tudo isso é estimativa)

 

 

Tudo isso é levando em consideração, o consumo máximo de cada peça.. Como disse antes, o consumo da VGA será menor, do HD e do Drive CD/DVD também (quase zero).. Capaz do seu PC consumir uns 200 Watts, durante jogos..

 

Uma Corsair de 430 Watts seria uma boa escolha sim.. Uso muito mais tralha no meu PC e uma fonte de 500 Watts.. Pode ficar tranquilo, quanto a fonte..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Prova de conceito

 

Consumo máximo de uma GTX 460

 

power_maximum.gif

 

FONTEhttp://www.techpowerup.com/reviews/Zotac/GeForce_GTX_460_1_GB/29.html

 

 

Esse consumo se refere a um teste de stress, onde a VGA é posta no limite extremo dela. Em jogos, o consumo será menor.. Seu Core i5 deve consumir uns 60 ~ 65 Watts, julgando pelo TDP dele (73 Watts).. MOBO + RAM = Uns 25 Watts

 

HD + Drive de DVD + 4 fans = Uns 60 Watts

 

155 + 65 + 60 = 280 Watts (tudo isso é estimativa)

 

 

Tudo isso é levando em consideração, o consumo máximo de cada peça.. Como disse antes, o consumo da VGA será menor, do HD e do Drive CD/DVD também (quase zero).. Capaz do seu PC consumir uns 200 Watts, durante jogos..

 

Uma Corsair de 430 Watts seria uma boa escolha sim.. Uso muito mais tralha no meu PC e uma fonte de 500 Watts.. Pode ficar tranquilo, quanto a fonte..

 

Fiz uma estimativa parecida, e como a Corsair 430W tem 82% de eficácia calculei em torno de 350W dos 430W e mesmo com todos USB e Ventoinhas em 12 V além da configuração utilizada no máximo não vou chegar muito próximo, mas irei optar pela Corsair 500W ou outra equivalente em W e eficácia, obrigado a todos pela ajuda em me decidir qual decisão tomar, Tópico fechado e obrigado novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma estimativa parecida, e como a Corsair 430W tem 82% de eficácia calculei em torno de 350W dos 430W e mesmo com todos USB e Ventoinhas em 12 V além da configuração utilizada no máximo não vou chegar muito próximo, mas irei optar pela Corsair 500W ou outra equivalente em W e eficácia, obrigado a todos pela ajuda em me decidir qual decisão tomar, Tópico fechado e obrigado novamente!

Ter 82% de eficiência, não significa que ela vai entregar 82% do prometido.. Conceito errado..

 

Eficiência é a relação entre o que a fonte entrega ao PC e o que ela "puxa" da rede elétrica da sua casa.. A Corsair CX-430, entrega sim 430 Watts, caso necessário.. Com os 82% de eficiência dela, nessa carga, temos:

 

430/0,82 = 524,39 Watts

 

O valor em negrito é quanto a fonte tiraria da tomada da sua casa, pra entregar 430 Watts ao PC.. Só pra esclarecer..

 

 

Quanto a fonte, a decisão é sua..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ter 82% de eficiência, não significa que ela vai entregar 82% do prometido.. Conceito errado..

 

Eficiência é a relação entre o que a fonte entrega ao PC e o que ela "puxa" da rede elétrica da sua casa.. A Corsair CX-430, entrega sim 430 Watts, caso necessário.. Com os 82% de eficiência dela, nessa carga, temos:

 

430/0,82 = 524,39 Watts

 

O valor em negrito é quanto a fonte tiraria da tomada da sua casa, pra entregar 430 Watts ao PC.. Só pra esclarecer..

 

 

Quanto a fonte, a decisão é sua..

 

Entendi amigo, obrigado pelo esclarecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...