Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uso de 100% da CPU e mais de 70 de memoria e desligamento


Posts recomendados

Prezados Amigos,


 


Sou novato por aqui e estou com um grave problema: Possuo um Laptop da Marca Positivo, modelo SIM+ 7715, com as seguintes configurações: Processador Intel Core i5 – 2410M, 4GB DDR3 de RAM, HD de 500 GB, Windows 7 Premium, 64 bits, original.


Acontece que de uns meses para cá, quando acessava o site do Banco do Brasil, pelo Internet Explorer (só funcionava e funciona atualmente no IE) o sistema travava, o uso da CPU ia a 100% e o Laptop desligava. A seguir o mesmo problema começou acontecer quando utilizava o programa Format Factory que uso para transcodificar arquivos de vídeo e áudio.


Diante deste problema, desinstalei e instalei um IE mais antigo e nada, restaurei um backup, sem sucesso pois o problema persistiu.


Reinstalei o Windows. O problema pareceu ter melhorado mas, me enganei pois ele reapareceu quando tento acessar o site do Banco Itaú através do Mozila Firefox (só funciona no MF), ele trava, o uso da CPU vai a 100% e o Laptop desliga. O mesmo problema ocorre quando utilizo o Format Factory.


Tenho o anti vírus Kaspersky e Spy Hunter ambos com licença paga. Eventualmente, quando tento scanear com o Kaspersky o pc trava, o uso da CPU vai a 100% e ele desliga.


Fiz algumas pesquisas na internet que me retornaram alguns problemas comuns ao que acabo de relatar mas acho que deve ser algum vírus ou malware que força o uso da CPU a 100% e acaba desligando o Laptop.


 


O que devo fazer? Por favor.    


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Julio,

 

Tenho algumas perguntas pra ver se consigo te ajudar. 

 

1. Seu Windows é original?

2. Todas as atualizações estão instaladas?

3. A quanto tempo não realiza manutenção de limpeza dos componentes internos (pasta térmica, ventoinhas, contatos, etc.)?

4. Mudou alguma configuração na BIOS? Por exemplo o modo de acesso do HD (IDE/AHCI)?

 

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o processador do note ou de um desktop ou qualquer outro aquece além do limite, tende a fazer isso que você está descrevendo ai, simplesmente desliga do nada. Isso serve para protege-lo (Processador) de uma possível queima por Overtemp... Analisando a parte externa do note você nota ele esquentar além do normal em algumas partes?  Baixe o HWMonitor o observe se as Temp do Intel estão normais. Sobre a CPU em 100%, não significa que se chegar a 100% seu processador irá superaquecer, lógico que acarretará em um aquecimento, porém desligar por causa disso já é um alerta para um possível superaquecimento. Evite usar o notebook em cima de superfícies que possam de alguma forma obstruir as entradas de ar embaixo do note como em cima de uma cama, sofá, toalha... sempre utilizar sobre superfícies rígidas e planas.

 

Sobre o sistema, usou uma mídia original para formatar? de nada adianta utilizar um Serial key original se a mídia de instalação (Imagem do sistema) for de algum site de torrent pirata por ai. Se for baixar da internet, certifique-se de que a mídia vem de fontes confiáveis como do próprio site da Microsoft.
a Microsoft disponibiliza de forma gratuita a imagem do windows 8, não sei se la tem também a do windows 7.

http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-8/create-reset-refresh-media

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal trago algumas novidades:

1º - Não realizei nenhum tipo de manutenção de hardware, seja na ventoinha ou em qualquer outra peça. Acredito haver algum problema de hardware porém, acredito que esse problema, caso realmente exista, é agravado por algum problema de software, conflito ou até mesmo vírus.

2º - Reinstalei algumas vezes o Windows 7 que é original home premium. Logo após o fim da instalação, após alguns dias de uso, o problema retorna.

3º - Realizei alguns procedimentos que encontrei na internet, tipo: executando o MSCONFIG desabilitei a inicialização de alguns serviços, que NÃO do Windows, quando da reinicialização do sistema. A principio melhorou muito mas, tenho problemas toda vez que tento reiniciar o laptop: O computador desliga em várias tentativas e coincidentemente ou não só consigo reiniciá-lo após retirar e recolocar a bateria no laptop.

4º - Após várias pesquisas encontrei alguns tópicos que mencionam problemas relacionados com a instalação e uso de programas “guardiões” de bancos, principalmente do Banco do Brasil, do qual sou correntista e usuário do home bank, percebo, também, problemas quando utilizo o home bank da Caixa Economica. O uso do processador vai a 100% e o laptop desliga. Esse problema diminuiu bastante quando limpei a inicialização do sistema.

5º - Finalmente realizei o seguinte procedimento sfc /scannow, no prompt de comando como administrador. O procedimento encontrou um problema e gerou um log que acrescento a este post. Detalhe, só consegui executar esse procedimento no modo de segurança, pois a máquina não ligava, quando aparecia a imagem do desktop o laptop desligava depois de alguns segundos.

6º - O flash player, quando executado no mozila firefox tinha parado de funcionar e voltou após a limpeza de reinicialização. Não tenho usado o google chrome pois percebi e, confirmei se tratar de um navegador “muito pesado” que utiliza muita memória, forçando o processador, desligando o sistema.

Espero alguma informação pois o problema persiste, ou seja, o laptop desligando sem explicação. Detalhe: ele não reinicia! ele desliga!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixe e instale o programa  HWiNFO, de pois de instalado rode o programa selecione o item "Sensors" é amarelinho e tem um raio no meio..... coma janela do sensors aberta, procure os items Thermal Throtting  e logo a baixo tem uns item com icone do termometro..... Observe a temperatura media , e maxíma e se esta existindo "Throtting" ....   ... até uns 90 graus C de temperatura maxíma é normal para esses processadores I5, I7..... mas não é  legal, o ideal seria temperaturas a baixo de 85 graus C  ....

 

O Throtting serve para proteger o processador a alta temperatura , quando o processador atinge uma determinda temperatura determinada pelo fabricante , o  Throtting entra em ação reduzindo de forma forçada os clocks do processador, para diminuir a temperatura....

 

No caso os intels normalmente o Throtting entra em ação com temperaturas acima de 90 graus C ....( isso varia de um modelo de processador para outro )....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...