Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

UEFI : GPT


kall.max

Posts recomendados

Sim....(aliás 99,9% das distros já suportam GPT e UEFI )

 

mas., podes converter GPT para MBR......e quanto ao UEFI é só desabilitar no Bios....

 

Observando que a conversão de GPT  para MBR  e vice-versa apaga todo o disco....

 

Certo,

Só que eu quero fazer dual boot com o Windows 8.1 GPT mesmo.

Nas versões 64 bits do ubuntu, debian ... ha suporte para UEFI/GPT inclusive pelo gerenciador GRUB.

 

Tinha no meu note assim:

 

/boot

/swap

/

/home

 

partição MSDOS:

100MB EFI

128 MS

300GB NTFS com Windows 8.1

 

Detalhe HD Formatado em modo GPT.

Nele estava instalado a principio o Debian depois so alterei mantendo o mesmo esquema para o Ubuntu.

 

Recentemente conheci uma distro barsileira (Duzeru linux - http://www.duzeru.com/) indicação de um amigo,

baseada no Xubuntu, porém com diversas melhorias assim como varios pacotes pré-instalados, de rapida inicialização....

gostei muito dela, mais não tem suporte a UEFI / GPT aparentemente.

Instalei em outra maquina com tabela MBR sem UEFI e funcionou normalmente...

Agora no meu não instala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sendo a mesma baseada no xubuntu, provavelmente deve suportar uefi., ( mas claro., somente sistemas 64 bits são compatíveis com uefi )

 

quando tenta instalar., qual erro ocorre ?

Na verdade não chega nem iniciar a instalação.

Fica aguardando ... na tela inicial (preta).................. e nada a contece.

Fica um tempão ai eu desisto....

o Erro ! não mostra nada.

 

Um exemplo (os arquivos de instalação do Xubuntu):

Screen%20Shot%2004-23-15%20at%2003.33%20

 

Aqui está os do Duzeru TI (a distro que eu quero).

 

Screen%20Shot%2004-23-15%20at%2003.32%20

 

O diferença entre as duas está em alguns arquivos de inicialização dela.

Tem a pasta EFI e dentro da pasta boot tambem tem os arquivos reponsáveis pela para da entrada em UEFI / GPT.

Agora na segunda não tem.

 

Tem como eu instalar ele em VT depois instalar esses arquivos e fazer um remaster será ?

dai eu faria a instalação das arquivos para reconhecimento via UEFI e geraria a  remaster para instalar em minha maquina real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em tese, se não funciona em modo uefi, não tem suporte gpt. Você poderia testar uma instalação com o Ubuntu em modo uefi e particionamento gpt pra confirmar se é limitação do duzeru.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

É possível pegar uma distribuição x64 bits baseada em Ubuntu que não tem suporte a UEFI/GPT (Duzeru Linux) e instalar em dual boot em um PC com tabela GPT / UEFI ?

 

Obrigado pessoal,

 

Na uefi da minha placa Mãe eu configuro Uefi + legacy. O windows 8 tá num ssd com Gpt e no modo Uefi, o Ubuntu tá num Hd mbr e modo legacy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...