Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Falha de vídeo note HP Pavillion DV4-2040br


alexandrehs

Posts recomendados

Beleza pessoal? Antes de mais nada, fiz dois vídeos curtos demonstrando o problema no meu notebook HP Pavillion DV4-2040br.

 

https://youtu.be/X7r26unifYQ

 

https://youtu.be/X_c1AvAiUdA

 

Resumidamente, estou sem vídeo no meu notebook. Como os vídeos que postei mostram, os LEDs todos acendem mas não tenho imagem. Após um certo tempo ou consigo vídeo e consigo utilizar, sem problemas, ou consigo vídeo mas após um tempo a tela apresenta erro. Já tive problemas com BSoD.

 

Quando efetuei a troca do cooler aproveitei para testar as memórias individualmente, limpando com borracha branca macia e pincel macio. Utilizei sempre pulseira anti-estática aterrada.

 

Não vou me alongar muito pois os vídeos explicam bem e mostram meu problema com clareza. Só não consegui mostrar o vídeo inicializando normalmente, mas ao conseguir posto aqui.

 

Tenho uma ideia do que seja (soldas do chipset da placa de vídeo) mas não sei quanto seria um valor justo para conserto. Dependendo do valor cobrado pela assistência acredito que não vale a pena arrumar por ser um notebook com mais de 5 anos de uso.

 

O que acham?

 

Obrigado desde já!

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa série da HP DV4/DV5 estavam com um problema estrutural no projeto. Fui vítima também. O que acontece é com o uso diário, vibração e aquecimento a solda BGA tanto do processador quanto do chipset trincavam. A solução é mandar num técnico para ressoldar os BGAs...

 

Quase certeza que é isso. Teve até recall no passado. A net tá cheio de casos assim... olha só:

 

http://h30487.www3.hp.com/t5/Dicas-dos-Experts-para-notebooks/Sintomas-e-Problemas-T%C3%ADpicos-de-Solda-BGA-em-DV2000-DV6000/td-p/149068

 

 

Para entender melhor o que é o BGA, dá uma olhada aqui:

http://rikintosh.blogspot.com.br/2011/12/bga-entendendo-melhor.html

 

Tem uns tópicos com métodos "alternativos" para contornar o problema.

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/856474-metodos-bizarros-de-se-recuperar-um-hp-pavilion/

 

 

Esse cara está sugerindo uma maneira caseira de resolver, mas não me responsabilizo se quiser tentar. Também acho que utilizando esse método sem as ferramentas adequadas o problema pode acabar voltando.

 

Normalmente técnicos usam um blower que sopra ar quente em temperaturas controladas, como nesse vídeo aqui:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Realmente está com cara de ser BGA mesmo. Tive aqui em casa um computador desses com esse problema, e me lembro que insistindo por várias vezes ele ligava e funcionava ok. Até o próximo ciclo liga/desliga, onde o problema voltava.

Na época (2011), cobraram pouco mais de R$ 300,00 para o "reballing", que é um dos nomes que dão à técnica usada. Segundo o técnico que fazia o serviço, ele não podia sequer dar garantia, pois não havia como ter certeza de que o procedimento alongaria a vida útil do computador. Ou seja, pelo que apurei à época, pode ser que depois do reballing o computador funcione sem problemas, ou o problema com a bga pode acontecer de novo logo em seguida. 

Não sei se era desculpa para não dar garantia, ou se na época o procedimento era incerto, mas o fato é que não fiz o serviço e acabei usando o note como banco de peças.

Em todo o caso, boa sorte aí. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...