Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual GTX 960 4GB escolher?


Posts recomendados

Olá, gostaria de resolver a dúvida do título.

Os links estarão no final do tópico. Agora,

eu digo que talvez, num futuro, eu possa

fazer um SLI de GTX 960, por isso que a

dúvida fica ainda maior, pois, uma delas tem

um overclock maior, mas a outra das placas

tem uma conexão de 8-pin+6-pin, e a com clock

maior é somente 6-pin. Eu não sei se, para uma

placa STOCK, fará diferença, mas essas

saídas(entradas, sei lá) de energia farão a placa

ter um melhor desempenho?

Se sim, eu teria de procurar uma fonte, BOA, SLI READY?

a fonte que pretendo usar para segurar ela(elas, caso aconteça)

seria uma 550W S12G 80+ Gold. Pelo que eu entendi no site

da Seasonic, ela tem 2 conectores de 6+2-pin PCI-E, e só a partir da 650W

que tem 4 conectores de 6+2-pin PCI-E. Estou certo?

Caso eu pegue a que usa somente 1 conector, poderei usar ela nessa fonte?

Caso eu pegue a que se utiliza de 2 conectores, se eu usar um adaptador para

cada VGA ser conectada a uma entrada PCI-E da fonte, ela vai funcionar normalmente?

Haverá perda considerável de desempenho? O que eu faço? Outra dúvida é sobre

a placa da Gigabyte ter na descrição, OC-mode e Gaming mode.

A da EVGA tem isso também, ou é esclusividade da Gigabyte?

Se eu usar o OC-mode para jogar terei melhor desempenho ou

pior, já que tem um modo exclusivo para games.

Caso haja(m) outro(s) modelo(s) melhores/mais baratos,

podem postar aqui, mas tem que ser de 4GB. Até porque

ela não tá tão mais cara assim do que a de 2GB.

Obrigado a quem me ajudar, ou tentar.

 

 

LINKS:

http://www.terabyteshop.com.br/nvidia-geforce/placa-de-video-gigabyte-geforce-gtx-960-gv-n960wf2oc-4gd-4gb-128-bit-gddr5-pci-exp.ptml

 

 

http://www.terabyteshop.com.br/nvidia-geforce/placa-de-video-evga-geforce-gtx-960-ssc-acx-2.0-04g-p4-3966-kr-4gb-128-bit-gddr5-pci-exp---box--gratis-game-the-witcher-iii.ptml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão de conectores depende muito do fabricante, depende do jeito que ele projeta a placa, e também do tipo de cooler usado. Tem placa por aí que consome 150W (a GTX 960 consome menos) e não usa conector de energia, como a R9 270.

 

Você não precisa de uma fonte SLI Ready, uma fonte de boa qualidade pode fazer muito esse trabalho, pegue uma Seasonic S12II-520 Bronze, você não precisa pagar 500 reais numa fonte, invista esse dinheiro em outra coisa. 

 

Detalhe: Com o valor desse SLI, você pega uma GTX 980 que te dará menos dores de cabeça do que um SLI.

 

A GTX 960 tem o desempenho próximo a GTX 760, poucos FPS de diferença, mas olha a diferença entre a 760 e a 980: http://www.anandtech.com/bench/product/1038?vs=1351

 

Nenhum SLI te proporcionará esse ganho, nem metade dele direito, seja da placa que for, isso eu garanto! Sem falar no consumo de energia e nos eventuais problemas de compatibilidade com multi-GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão de conectores depende muito do fabricante, depende do jeito que ele projeta a placa, e também do tipo de cooler usado. Tem placa por aí que consome 150W (a GTX 960 consome menos) e não usa conector de energia, como a R9 270.

 

Você não precisa de uma fonte SLI Ready, uma fonte de boa qualidade pode fazer muito esse trabalho, pegue uma Seasonic S12II-520 Bronze, você não precisa pagar 500 reais numa fonte, invista esse dinheiro em outra coisa. 

 

Detalhe: Com o valor desse SLI, você pega uma GTX 980 que te dará menos dores de cabeça do que um SLI.

 

A GTX 960 tem o desempenho próximo a GTX 760, poucos FPS de diferença, mas olha a diferença entre a 760 e a 980: http://www.anandtech.com/bench/product/1038?vs=1351

 

Nenhum SLI te proporcionará esse ganho, nem metade dele direito, seja da placa que for, isso eu garanto! Sem falar no consumo de energia e nos eventuais problemas de compatibilidade com multi-GPU.

Orçamento cara, como eu disse, futuramente.

Não vou comprar as 2 placas agora, isso eu

pretendo fazer, após terminar de pagar pelo

pc que irei comprar por esse período. Logo

adquirei o dinheiro da primeira parcela, se eu 

pudesse obviamente eu iria de GTX 980, mas

eu trabalho como aprendiz e estudo a noite, não 

tenho tempo para arranjar outro trabalho para

ganhar um extra para ter uma configuração

de respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem falar que a sua placa-mãe tem que suportar SLI...

Isso não será importante agora.

 

@Topic: Se puderem, se limitem a me ajudar na minha questão

no primeiro post, não quero GTX 980, não quero GTX 970, não

pretendo fazer SLI agora, mas quero saber se num SLI esses 

conectores de energia farão diferença, quero saber qual das duas

placas de vídeo é a melhor. Se uma tem melhor sistema de refrigeração,

se a outra tem melhor performance em jogos, mesmo que provavelmente,

ínfima vantagem, e se precisarei procurar uma fonte SLI Ready só para

garantir caso eu faça um SLI. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando o custo total de uma placa que suporte SLI (cara) + 2 960 4GB (uma já é quase o preço de uma 970), sai mais barato comprar uma 970 parcelada. Sinceramente, não estou entendendo o seu argumento contra isso...

 

Vendo os preços aí na Terabyte, o custo total para implementar o SLI seria de R$2763,99 à vista. Uma 980 da EVGA na Terabyte custa R$2556,93 à vista, e talvez dê para rodar com a fonte de 430W que você tem. A 980 no cartão sai por R$2939,04 (12x R$244,92), R$175,05 mais cara que o SLI mas com performance consideravelmente melhor. Uma 970 da Gigabyte lá custa R$1749 no cartão (12x R$145,75), portanto R$1014,99 (!!!!!!!!!!!!!!!!) mais barata que o SLI à vista! Então não adianta, SLI de 960 é a maior furada possível, e de 960 4GB, pior ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando o custo total de uma placa que suporte SLI (cara) + 2 960 4GB (uma já é quase o preço de uma 970), sai mais barato comprar uma 970 parcelada. Sinceramente, não estou entendendo o seu argumento contra isso...

 

Vendo os preços aí na Terabyte, o custo total para implementar o SLI seria de R$2763,99 à vista. Uma 980 da EVGA na Terabyte custa R$2556,93 à vista, e talvez dê para rodar com a fonte de 430W que você tem. A 980 no cartão sai por R$2939,04 (12x R$244,92), R$175,05 mais cara que o SLI mas com performance consideravelmente melhor. Uma 970 da Gigabyte lá custa R$1749 no cartão (12x R$145,75), portanto R$1014,99 (!!!!!!!!!!!!!!!!) mais barata que o SLI à vista! Então não adianta, SLI de 960 é a maior furada possível, e de 960 4GB, pior ainda...

Eu acho que vou ter que falar a configuração toda

para vocês entenderem o que eu quero.

Eu irei comprar agora um computador com um i3 4150

uma MoBo básica B85 ou H87(provavelmente), 1 HD

e 1 SSD, 1 GTX 960 4GB, 2x4 DDR3 1600MHz Corsair

1 fonte pronta para o futuro e não utilizarei nada da minha

configuração atual porque ela é utilizada pelas pessoas

daqui de casa, e essa que eu comprarei será somente minha.

Eu não tenho verba para comprar tudo de vez. Por isso eu falei 

PARA UM FUTURO. Porque no momento eu comprei algo básico

para suprir minhas necessidades no momento. No futuro eu pretendo

vender a GTX 960 e completar para uma placa mais atual que for 

lançada. Pretendo usar essa configuração para rodar jogos no

HIGH/VERY HIGH. Não quero dicas de nada mais a não ser

uma GTX 960 4GB vendida aqui no Brasil que seja boa, e que,

caso eu não consiga um bom preço na venda dela num futuro,

eu possa comprar outra e fazer um SLI, utilizando do meu dinheiro

mais a venda de alguns componentes, para completar o preço

do SLI + a MoBo que suporte. É só isso que quero. Poderiam

me ajudar nisso, e somente nisso? Mais nada. Digam qual a melhor

digam se existe outra melhor ou com melhor custo/benefício que seja uma GTX

960 4GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, então você fica todo passivo-agressivo somente porque sugeri que SLI é uma má ideia. Não é possível que alguém entre num fórum e espere que ninguém tenha uma opinião diferente da sua. Tá bom, o dinheiro é seu, faça SLI como queira, mesmo depois daquele post explicando que não faz sentido algum...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, então você fica todo passivo-agressivo somente porque sugeri que SLI é uma má ideia. Não é possível que alguém entre num fórum e espere que ninguém tenha uma opinião diferente da sua. Tá bom, o dinheiro é seu, faça SLI como queira, mesmo depois daquele post explicando que não faz sentido algum...

Você não está dando uma opinião,

está mudando o contexto do tópico.

Eu só quero saber qual das 2 VGAs

é melhor entre si e para fazer SLI.

Não perguntei se comprar uma GTX 980

é um dinheiro melhor gasto. Não perguntei

se ela tem o preço próximo da GTX 970.

Eu só perguntei se há uma diferença

significativa entre o modelo com 2 conectores

PCI-e que tem menor clock e o modelo com 1 

conector PCI-e, mas que tem maior clock, eu

perguntei isso porque uma placa com mais 

conectores recebe mais energia, o que para mim

cria um dúvida sobre o desempenho dela contra

outra que tem maiores clocks, mas recebe menos 

energia da fonte. Eu só perguntei isso. Não quero

saber de GTX 960 2GB, nem de GTX 970, sequer

de GTX 980, não quero saber se gastarei mais no total,

até porque não comprarei tudo de vez. comprarei uma 

máquina intermediária agora, podendo, ou não, fazer o

SLI, ou trocar totalmente de VGA. Coisa que não vem

ao caso para poder responder minha pergunta. Se a 

pessoa sabe a resposta para o que eu perguntei, eu

gostaria que ela se manifestasse, se não, e se ela quer

compartilhar a opinião dela sobre o fato de uma GTX 980

ser melhor e mais barata que um SLI de GTX 960, ela está

no tópico errado, é só isso. Simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, não estou entendendo o que quer fazer, vamos organizar:

 

1ª Core i3 não segura SLI, pelo menos não como um i5/i7.

2ª Uma placa-mãe para SLI custa uns 600-800 reais, e se você pegar uma de 300 agora, depois vai precisar pagar mais 800-600 em outra

3ª Se seu orçamento está apertado, você pode descartar coisas "inúteis" como SSD, isso é apenas um luxo.

 

Você está tentando montar uma configuração desequilibrada, exagerando demais num lado, e faltando em outro, com o objetivo de economizar, mas no final vai sair muito mais caro. O que você deixaria de pagar num SSD agora, já dava para pegar a GTX 970, até mesmo a diferença de preço das placas-mãe, sem falar também no Core i3, que aguenta no máximo uma single GTX 960.

 

Se não quer ouvir opiniões, acho que não temos mais o que fazer aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma dica: não compre uma 960 com 4gb. Não vale a pena, é dinheiro jogado fora. A versão tradicional de 2gb é uma placa ótima, não precisa mais que isso. Dado o preço, recomendo essa aqui: http://www.terabyteshop.com.br/nvidia-geforce/placa-de-video-galax-geforce-gtx-960-hof-exoc-black-edition-2gb-128-bit-gddr5-pci-exp.ptml

 

 

MAAAAAS, se quiser aproveitar ao máximo seu dinheiro, sugiro não comprar a 960. No Mercado Livre, você encontra a R9 280x (que é uma placa superior à 960) por preços excelentes. Se topar usado, tem essa por 800 R$. Se fizer questão de pegar novo e em um vendedor com boa qualificação, tem essa outra por 919 R$.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, não estou entendendo o que quer fazer, vamos organizar:

 

1ª Core i3 não segura SLI, pelo menos não como um i5/i7.

2ª Uma placa-mãe para SLI custa uns 600-800 reais, e se você pegar uma de 300 agora, depois vai precisar pagar mais 800-600 em outra

3ª Se seu orçamento está apertado, você pode descartar coisas "inúteis" como SSD, isso é apenas um luxo.

 

Você está tentando montar uma configuração desequilibrada, exagerando demais num lado, e faltando em outro, com o objetivo de economizar, mas no final vai sair muito mais caro. O que você deixaria de pagar num SSD agora, já dava para pegar a GTX 970, até mesmo a diferença de preço das placas-mãe, sem falar também no Core i3, que aguenta no máximo uma single GTX 960.

 

Se não quer ouvir opiniões, acho que não temos mais o que fazer aqui.

Meus principais usos serão 

jogar GTA V, LOL, e trabalho.

O SSD é mais para os loadings,

pode ser um luxo, mas se dá para

ter só por eu não ter uma GTX 970,

eu abro mão. Não usarei o i3 para

segurar o SLI de GTX 960.

A placa mãe é porque quando eu

terminar de pagar esse

computador(comprarei parcelado)

eu irei começar a investir num i7 de 

5ª geração quando lançar, ou i5 mesmo.

A depender de como eu esteja financeiramente

no futuro(se eu arranjar outro emprego melhor)

eu posso junto do processador pegar outra MoBo

já preparando para um futuro SLI. A fonte eu escolhi

porque é um investimento a longo prazo, eu pesquisei

e vi que fontes com selo 80+ GOLD ajudam na conta de luz,

coisa que ultimamente aumentou muito aqui em casa.

E eu tenho primos e amigos que compram coisas usadas

relacionadas a computador, eu só não invisto nisso porque

eu acho muito perigoso e eu não gosto mesmo.

E para esclarecer, eu quero ouvir as opiniões de outros,

mas eu quero ouvir uma opinião que responda o que eu

perguntei, só isso. Qual é a melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale sim a pena pegar a de 4Gb, andei vendo testes, e tem muito jogo aí que usa mais do que 2Gb de VRAM, e é onde a 960 de 4Gb se sai melhor. A R9 280x não é uma opção ruim, porém é um pouco mais antiga e tem um consumo de energia bem maior. Na maioria dos jogos a 960 fica atrás da 280x por poucos FPS, mas no GTA V, por exemplo, a 960 sai na frente, segundo testes do Game Debate.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma dica: não compre uma 960 com 4gb. Não vale a pena, é dinheiro jogado fora. A versão tradicional de 2gb é uma placa ótima, não precisa mais que isso. Dado o preço, recomendo essa aqui: http://www.terabyteshop.com.br/nvidia-geforce/placa-de-video-galax-geforce-gtx-960-hof-exoc-black-edition-2gb-128-bit-gddr5-pci-exp.ptml

 

 

MAAAAAS, se quiser aproveitar ao máximo seu dinheiro, sugiro não comprar a 960. No Mercado Livre, você encontra a R9 280x (que é uma placa superior à 960) por preços excelentes. Se topar usado, tem essa por 800 R$. Se fizer questão de pegar novo e em um vendedor com boa qualificação, tem essa outra por 919 R$.

Eu gosto bastante de comprar no ML(novo).

O problema é que eu vou comprar um pc

inteiro, e o frete é um negócio que me faz 

chorar.

 

@Edit: MANO! ESSE CARA

TA VENDENDO R9 290 POR

R$1250+/-, EU OLHEI O ANÚNCIO,

SERÁ QUE NÃO TEM NADA DE ERRADO?

PORQUE ATÉ TREMEU AQUI O BOTÃO DE 

COMPRAR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto bastante de comprar no ML(novo).

O problema é que eu vou comprar um pc

inteiro, e o frete é um negócio que me faz 

chorar.

 

@Edit: MANO! ESSE CARA

TA VENDENDO R9 290 POR

R$1250+/-, EU OLHEI O ANÚNCIO,

SERÁ QUE NÃO TEM NADA DE ERRADO?

PORQUE ATÉ TREMEU AQUI O BOTÃO DE 

COMPRAR.

Sendo sincero, paga 200R$ a mais e pega uma gtx 970. R$ 1250 não é um preço ruim por uma 290, mas com certeza não vale isso tudo, pricipalmente quando você considera que a 280x ta por 900 ou menos.

 

Se você consegue pagar na 290 e não consegue na 970, vale a pena. Mas se consegue a 970, o preço não é bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sendo sincero, paga 200R$ a mais e pega uma gtx 970. R$ 1250 não é um preço ruim por uma 290, mas com certeza não vale isso tudo, pricipalmente quando você considera que a 280x ta por 900 ou menos.

 

Se você consegue pagar na 290 e não consegue na 970, vale a pena. Mas se consegue a 970, o preço não é bom.

Mas a 970, colocando na parcela passa muito.

eu não consigo encontrar ela num local bom

por menos de R$1500 a prazo, pelo menos

não sem ser com exaustor. Eu moro num local

bem quente, não posso arriscar de fritar meu PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a 970, colocando na parcela passa muito.

eu não consigo encontrar ela num local bom

por menos de R$1500 a prazo, pelo menos

não sem ser com exaustor. Eu moro num local

bem quente, não posso arriscar de fritar meu PC.

Sim sim, se não pode pagar uma 970, é claro que a 290 (mais barata) é uma boa opção. Eu dei sorte e peguei a minha na Black Friday por 1246; o dólar ainda tava baixo. O preço atual é exorbitante...

 

Enfim, de volta ao tópico, pegar uma 290 não é escolha ruim. Eu ainda acho melhor pegar a 280x por 920R$, mas.... a escolha é sua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim sim, se não pode pagar uma 970, é claro que a 290 (mais barata) é uma boa opção. Eu dei sorte e peguei a minha na Black Friday por 1246; o dólar ainda tava baixo. O preço atual é exorbitante...

 

Enfim, de volta ao tópico, pegar uma 290 não é escolha ruim. Eu ainda acho melhor pegar a 280x por 920R$, mas.... a escolha é sua.

Se não tivesse lançado GTA V,

eu iria de R9 280X de certeza,

mas a 290 roda ele no máximo

acima de 60 quadros. Pelos

vídeos que eu vi no youtube, 

mas não sei se posso confiar,

mas acho que não é mentira,

pela live que eu assisti de rBuass

a GTX 960 segura o GTA V, quase 

no máximo com 40-55 quadros, a de 2GB,

ela teve problema no talo por causa de memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Overclock de placa de vídeo o desempenho nunca vale a pena na maioria das situações, Tanto faz os números de pinos, pode ignorar esse detalhe, não recomendo você pensar em SLI na situação que você descreveu em todo tópico também. 

 

Acredito que sua lógica de montar esse computador não vale a pena, daqui 2 gerações vai ter uma nova placa de video pelo mesmo preço da gtx 960 com mais desempenho que o sli da 960.

 

Se você quer reaproveitar seus equipamentos de forma mais eficiente, colocando um core i5 hoje e uma gtx 960 ou r9 280x, e daqui 2 anos trocando essa placa por uma de 2 gerações mais nova, você vai acabar gastando BEM menos e vai ter maior desempenho para seus jogos.

 

Pegue o exemplo da gtx 660, a 960 é quase o dobro mais rápida na maioria dos jogos hoje, nenhum SLI de 660 supera UMA 960.

 

Mas vamos fazer os calculos das nossas 2 opções

 

Opção 1

 

i3 4150 = R$480

i5 de quinta geração = perto de R$800 talvez

Mobo Basica = R$180

Mobo SLI = R$500

8gb de memoria = R$440

SSD + HD = R$600

Gabinete = R$150

2 GTX 960 = R$ 2300

 

Total: Cerca de R$5400

 

Opção 2

 

i5 4440 = R$800

Mobo Basica = R$180

8gb de memória = R$440

SSD + HD = R$600

Gabinete = R$ 150

1 R9 280x ou GTX 960 = R$1300

1 futura gpu 2 gerações a frente = uns R$1300 também

 

Total = cerca de R$ 4700

 

A longo prazo você vai economizar dinheiro começando a comprar HOJE a opção 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passa o orçamento.

Não quero um computador

Que comprado aos poucos

Eu vou ter de esperar para usar.

Eu vou comprar o que der de uma vez para já poder usufruir para o que eu quero. E uma mobo básica demais não me seria útil. Eu pesquisei e vi que elas não suportam raid.

Mas eu estou vendo se crio coragem para comprar aquela r9 290, o problema é que eu vi as qualificações e existem negativas falando sobre defeitos e que ele não responde email. Fora que um i3 é gargalo para a r9 290, não muito, mas é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A R9 290 é uma boa placa, porém não tão boa quanto uma GTX 970, isso todo mundo pode dizer pesquisando em qualquer site. A GTX 970 é mais custo x benefício. Sem falar que a R9 290 consome horrores (275W só ela, contra 145W da GTX 970) e pode chegar fácil aos 90ºC, nem a GTX 970 da PNY deve esquentar tanto. Mas o problema será só com a temperatura do gabinete, mesmo, pois essas placas são feitas para trabalhar com altas temperaturas mesmo. Os testes do Game Debate mostram uma média de 60 FPS para a GTX 970 e de 44 FPS para a R9 290 (tudo no máximo 1080p):

 

_id1429106197_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem falar que a R9 290 consome horrores (275W só ela, contra 145W da GTX 970) e pode chegar fácil aos 90ºC.

Duas correções:

  1. Essas placas não "consomem" X watts de enegia. Elas possuem TDP de X watts, ou seja, o fabricante fez alguns testes e acredita que (em geral) a placa libere X watts na forma de calor. O real consumo de energia, bem como o calor dissipado, pode chegar a ser mais alto ou mais baixo, dependendo muito do uso que você fizer. Full load 100% em benchmarks consegue puxar muito mais que isso. Assim como games também costumam consumir menos.
  2. A própria AMD diz que a placa foi PROJETADA para chegar até os 95ºC. Se as temperaturas forem menores que isso, a placa ainda pode ir além com o clock (segundo AMD). Embora eu concorde, qualquer coisa maior que 85ºC é sinal de perigo!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!