Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

memória ram ddr2 8gb - windows 8.1 64 bits reconhece somente 4gb


Posts recomendados

Olá.
Tenho um pc rodando Windows 8.1, 64 bits, processador Intel core 2 duo, E7500, 2,93 ghz, 1 núcleo, 1 processador lógico , com placa-mãe ASUS P5G41-M LX, com a bios atualizada (American Megarends, versão 603, que é a mais recente pra essa placa, disponível no site da ASUS).
O manual da placa diz que ela suporta até 8gb de memória. Substituí os 2 pentes de memória ddr-2 de 2gb cada por 2 outros, ddr2, 800mhz, PC-2 6400, de 4gb cada.
Após a instalação dos novos pentes, rodei o Ma-Config e ele acusou a memória, indicando 8gb de memória instalada. No entanto, verficando no "sistema" do Windows, ele acusa somente 4gb de memória.
Apesar disso, dá pra perceber que a máquina tá um pouco mais rápida.
Gostaria de saber se haveria algum procedimento, mesmo envolvendo configurações da bios, que pudesse ser adotado para que o Windows passasse a reconhecer os 8gb de memória.
Tenho medo de mexer por conta própria e causar algum problema ao desempenho da máquina.
Agradeço desde já por qualquer informação a respeito.
Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Josephus,

 

Você já verificou na lista de compatibilidade de memórias no site do fabricante da placa mãe? Cada placa mãe tem uma lista de compatibilidade de memórias, mesmo ela suportando até 8 GB de memória não é todas as memórias que podem funcionar com a placa. Verifique no site se sua memória consta nessa lista apesar de mesmo não estando na lista não quer dizer que automáticamente a memória não vai funcionar.

 

Se você puder trocar a memória por outra eu tentaria uma memória que consta na lista de compatibilidade dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, ricardo_br.

 

Eu vi essa lista lá no manual da placa-mãe, que é bem extensa. Eu comprei memória chinesa, genérica (o Ma-Config lê como Kingston, mas não é).

 

A solução seria comprar das marcas e modelos compatíveis, listados no manual, então?

 

Eu capturei trechos do manual, que te envio anexo, pra você ter uma ideia melhor das especificações.

 

Parece que dá pra mexer na configuração da RAM na BIOS tb, pelo que vi lá...

 

Mas muito obrigado mesmo por sua atenção e gentileza.

 

Abração.

 

post-763500-0-02306000-1429796587_thumb.

post-763500-0-08506900-1429796594_thumb.

post-763500-0-46226500-1429796601_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fácil de resolver entra na bios ache a opcao na bios "PCI memory REMAP" coloca enable e pronto salve que resolve tudo

ou então você ta usando windows 32bit se for isso nao tem jeito so formatando ponndo windows 64bit

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...