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Controlador para carro elétrico


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Logo de cara, peço desculpas por ser leigo em eletrônica somente com conhecimentos básicos e coisas pequenas com Arduíno e etc. Estou pedindo uma ajuda mastigada aqui, desculpa mesmo. 

 

Me surgiu uma ideia de criar um carro elétrico a partir de um carro comum, acoplando um motor de 10HP no próprio cambio do veiculo ( ou até mesmo usar um eixo de chevette e aproveitar o diferencial na traseira para acoplar o motor, assim teria um hibrido Gasolina + elétrico, poderia utilizar o sensor de posição de borboleta da própria injeção para fazer a leitura mas acho que isso não vem ao acaso )

 

O motor que eu estou visando comprar é um ETEK MT de 10HP a 48V (100A)e 28HP a 96V (480A)(PICO!) que seria o suficiente para fazer o veiculo andar em velocidade urbana.

 

Estou querendo também fazer um banco de baterias de gel OXHI BASS de 450A a 12V (x8) totalizando assim 96V 

 

um exemplo do motor ETEK MT acoplado no cambio : P1030150.JPG

 

 

Estava pensando em criar um controlador com ARDUÍNO e vários MOSFET em paralelo(igual nosso amigo do fórum usou para controlar o motor de arranque da CB),Opto acopladores para proteger de sobre corrente, isso é possível ? ( seria bacana usar o Arduíno para controlar o pedal de acelerador )

 

A ideia era amplificar o sinal de PWM do Arduíno a ponto de poder controlar o motor em altas tensões, eu vi umas coisas parecidas mas a corrente não chega nem perto do que preciso para controlar um motor DC de 10HP ( ou até mesmo 2 deles ligados em paralelo que seria um projeto para o futuro)

Conforme você pisa no acelerador o Arduíno reconhece isso e faz aumentar a frequência do PWM para aumentar a potencia do motor gradativamente.

 

Seria necessário capacitores para fazer o motor "arrancar" ?

 

Também vi o GURGEL elétrico aqui no Brasil que usa um controlador de corrente sessionada sem microcontrolador e o mesmo esquema de acoplar o motor elétrico no cambio do veiculo ( tem um BR-800,um Supermini e o de fabrica : Itaipu do próprio Gurgel ) alguém poderia me dar mais informações sobre isso ? 

 

A minha ideia é usar a corrente de 48V nominal para uso em velocidade cruzeiro normal e a potencia de pico para vencer ladeiras e etc 

 

Também fico pensando se é possível nesse controlador, implementar a regeneração de energia em descida. Onde as rodas giram o motor elétrico e fazem com que o motor se torne um gerador, não faço ideia de como regular a tensão disso para carregar as baterias,pois a tensão é diretamente proporcional a rotação do motor, imagino que seria necessário uma tensão de 112V DC para começar a carregar as baterias ( 14v x 8 )

 

Galera vou falando mais conforme vocês forem se interessando acho que já são muitas perguntas por post de uma vez .

 

Obrigado desde já pela compreensão um grande abraço !

 

 

 

 

 

 

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  • 10 meses depois...
  • Membro VIP

Me lembro vagamente deste post. Mas acho que é algo relativamente complexo pros parcos conhecimentos mencionados pelo amigo. Por causa disto é que acho que nada poderia ser acrescentado. Tipo assim.. dar passo maior que a perna. Mas não desistam! Nenhum dos 6   2!

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Sobre a ideia de usar 8 baterias de 450 Ah, você chegou a considerar as dimensões e o peso dessas baterias? por exemplo um conjunto bateria tracionaria de 24V/432Ah para pequenas empilhadeiras pesa 332 Kg se for colocar 4 dessas em um veiculo, terá 1328 kg a mais de carga nas suspensões...

 

No mínimo o veiculo a ser modificado deve ser originalmente projetado para transportar o peso extra das baterias, do contrario; vai acabar com uma bomba mecânica; pondo sua vida e de outros em risco...

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