Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito Divisor de Tensão


DCK

Posts recomendados

Olá!!!

Estou trabalhando em um projeto com arduino para controlar a altura da tocha da fonte plasma.

 

Na fonte plasma já tem uma placa divisora de tensão de 1:50 que pega a tensão gerada pela fonte plasma que é em torno de 140Volts / 50 = 2,8 Volts.

 

Porém preciso que a tensão seja rebaixada mais 20 vezes totalizando 1:70, por causa que essa tensão da fonte plasma pode dar alguns picos e como a tensão de entrada do arduino é no máximo 5v.

 

 

Tensão que vem da divisora de tensão da fonte plasma 140/50 = 2,8v

Tensão que deve entrar na entrada analógica do arduino  140/ 70 = 2v

 

Preciso saber se alguém tem alguma ideia de algum circuito que utilize amplificadores operacionais ou outra forma para pegar por exemplo está tensão de 2,8v e rebaixe para 2v, já tentei fazer um divisor de tensão com resistores mas não deu certo por que a tensão de entrada varia.    

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DCK,

Se é por causa de voce temer que a entrada do Arduíno possa ser danificada, tem uma solução bem melhor :

Pegue um diodo Shotcky , e coloque o anodo dele no pino da entrada analógica, e o catodo dele ligado ao +5V. Assim, caso a tensão na entrada suba muito, o diodo vai conduzir e vai proteger a entrada. Só que para isso funcionar bem, tem de ter um resistor na entrada analógica, mas como você disse que já existe um divisor resistivo, vai funcionar bem.

Lembre-se que quanto mais voce limita a excursão da tensão de entrada, mais voce perde a resolução da leitura.

Se a tensão que você pretende medir só vai até 2,8 volts, eu sugiro voce montar mais um divisor resistivo para gerar 3 Volts a partir dos 5 Volts, e alimentar a referência de tensão do ADC do seu Arduíno com ela. Assim, seu fundo de escala será com 3 volts, o que te permite mais resolução do que usando 5V como referencia interna do ADC. Use resistores de no máximo 1k para calcular esse divisor.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, não conheço a natureza da tensão gerada pelo plasma. Mas penso que precisa dividir com resistores de valor alto devido à alta tensão. Neste caso a impedâcia do conv ad do mc zoa o barraco. Pra resolver tente isso

Seguidor.jpg

um simples casador de impedância.

E mantenha o diodo do amigo Paulo entre Vi e vcc

E pra ajustar o valor no nível que você quer, que tal usar trimpot num dos resistores da divisão?

 

A formula da divisão de v com r´s é tão fácil que me constrange lhe tirar o prazer de descobrir por si. Mesmo assim, caso não se sinta a vontade em pesquisar, retorne.

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia,

 

A tensão não se limita a 2,8v ela pode variar bastante tanto para menos como para mais mas para evitar que passe dos 5v vou utilizar o diodo.

 

Isadora, não sei entendi muito bem o que você quis me dizer mas se puder me posta um exemplo que dai cálculo os resistores  e o trimpot.

 

A tensão da fonte plasma é uma tensão continua que fica oscilando em torno de 140v dai passando pela divisora fica 140/50= 2,8.

 

Pretendo pegar estes 2,8v que vem da divisora da fonte plasma e passar tanto o positivo como o negativo por um amplificador operacional para isolar os circuitos e proteger contra ruídos e interferências.

Se você tiver alguma ideia ou algum circuito de como posso fico agradecido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ôch, agora me 'digue': seu sistema vai MEDIR a intensidade do plasma ou só SENTIR sua presença? Se for sentir (sem isolar) apenas diminua um pouco o R que está em série e coloque o diodo, meça se aproxima dos 5 e já era

Me fale um pouco mais sobre a relação entre o plasma e os 140V, como e porquê é gerado e tal. e fotos e tal. Nunca vi + gordo.

Isolar são outros 500. Vai ter que usar acoplador ótico ou algo do gênero.

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sistema vai medir a intensidade(tensão).

A fonte plasma é um equipamento que tem uma tocha onde sai um arco que corta chapas de aço. Este arco que sai da tocha plasma é que tem esta tensão em torno de 140v variando conforme a altura da tocha está em relação a chapa de aço.

 

O que preciso fazer é um circuito que receba está tensão que cai de 140v para 2,8v depois de passar por uma placa divisora de tensão e o arduino analise está tensão e aciona uma saída para cima ou para baixo.

Segue em anexo o esboço do projeto que estou fazendo.  

thc.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então o que você quer é ler ou controlar o valor analógico 140v que vai ser proporcional ao tamanho da 'espada' plasma é isso? Neste caso é melhor colocar um resistor de 2M2 e o trimpot 100K pro gnd e manter aquele casador de impedância

[fonte de plasma]-----[2M2]---o---[trimpot 100k]---(gnd da tocha)-[gnd do circuito] ///!!!!!!!!!!!                              |                              |                              |---[ampop casador>]->--[entrada analogica mc]

Lembrando que o circuito e a tocha devem compartilhar o gnd. Portanto não há isolação. (pra isolar tem um esquema com amplificador diferencial que não vou conseguir explicar com poucas palavras. Mas acho que não é seu momento)

 

Talvez um capacitor chute 10nF em paralelo com o trimpot caia bem...

 

Se ainda continua agradecido desde o 1º post... de nada

abç
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!