Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook não carrega Windows XP


Ir à solução Resolvido por LionZ,

Posts recomendados

Bom dia gente,

 

Por favor, estou precisando de ajuda  :help: . Peço paciência a alma caridosa que tentar me ajudar, pois sou leigo no assunto.

 

Tenho um notebook um tanto velhinho que estava apresentando superaquecimento e desligando sozinho. Desmontei ele para verificar e vi que o dissipador da CPU estava praticamente entupido de poeira  :eek: .

 

Fiz uma limpeza cuidadosa, remontei o note e quando fui ligá-lo novamente ele não consegue carregar o windows. (Sabe aquela sensação de ter feito besteira após mexer em algo que não sabe? Então...  :muro: )

 

Da primeira vez que liguei, a entrou numa tela preta (imagem em anexo), onde me chamou atenção duas informações:

 

0271 - ERROR (nesse caso entrei no setup da BIOS e ajustei a data e hora)

0275 - System CMOS checksum bad (que eu não faço ideia do que seja, mas pelo nome dá medo :confused: ).

 

Bom, depois de acertar hora e data, tentei iniciar novamente. Agora ele entre na tela de carregamento do Windows, começa a carregar e para, e muito rapidamente apresenta uma tela azul (imagem em anexo). (Quando digo muito rapidamente é praticamente um flash, para conseguir copiar a imagem tive que fazer um vídeo).

 

Tentei fazer a reparação com o CD de instalação do Windows XP, mas ele diz que não existe HD instalado.

 

Por favor, alguém tem alguma ideia do que fazer? Fiz uma  :priv: muito grande ou tem solução?

 

 

Detalhes que talvez ajudem:

 

- O HD LED acende, como se estivesse lendo;

- Entrei no setup da BIOS e fiz a verificação de HD e deu ok;

- Sinto o HD girar e quando fiz a verificação pela BIOS ele até esquentou um pouco (o que me leva a pensar que ele está mesmo ok);

- Quando desmontei para limpeza, retirei sem querer a bateria da placa mãe, por isso acredito que deu problema da data/hora;

 

Obrigado e abraços.

 

Leo

 

Obs. 1: Me perdoem se eu entrei em detalhes desnecessários, mas é que como sou leigo no assunto, tentei relatar tudo que achei que poderia significar alguma coisa para quem entende. 

 

Obs. 2:Ah, entrei no fórum e dei uma busca, mas não encontrei nada pareci com o meu problema).

 

Obs. 3: Sou novo no fórum, e se fiz alguma coisa errada ou postei no lugar errado, agradeço se me orientarem a corrigir. 

 

 

 

 

post-762629-0-24331700-1429453137_thumb.

post-762629-0-08141900-1429453166_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Por por acaso não deve de ter feito uma mas várias  :priv: desmonte tudo com calma novamente, já que deve ter esquecido coloque pasta térmica nova, verifique se os cabos (Flat ) estão todos bem conetados, já que no arranque o cabo do ( touchpad ) deve ter ficado desligado.

E já que também está aberto faça um Clear CMOS durante uns minutos.

Qual a marca modelo da máquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Por por acaso não deve de ter feito uma mas várias  :priv: desmonte tudo com calma novamente, já que deve ter esquecido coloque pasta térmica nova, verifique se os cabos (Flat ) estão todos bem conetados, já que no arranque o cabo do ( touchpad ) deve ter ficado desligado.

E já que também está aberto faça um Clear CMOS durante uns minutos.

Qual a marca modelo da máquina?

 

Várias? Sério? :eek:  Por exemplo???  :confused:

 

Vou seguir seu conselho e desmontar novamente e montar com cuidado. Mas o que é um Clear CMOS?

 

É um notebook HP Pavillion dv5000, com Intel Centrino Duo 1,8GHz e 2GB de RAM.

 

Quanto a pasta térmica, quando desmontei vi que ela estava ressecada e já tinha pensado em substituir, mas como não tinha aqui, resolvi deixar para fazer depois que testasse e ele funcionasse :cry: .

 

Agora fiquei curioso: nunca poderia imaginar que deixar um flatcable do touchpad desplugado pudesse fazer o windows não iniciar.  :huh:

 

Obrigado pela ajuda, PPK2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PKK2, ainda nada. Desmontei de novo e montei com cuidado, seguindo a risca o manual, e nada, deu na mesma. Tem alguma ideia do que pode ser? 

 

O micro é igualzinho a esse:

(com a diferença que eu abri com muito mais cuidado do que o cara do vídeo, ehehe).

 

Se mais alguém tiver alguma ideia e puder ajudar...

 

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Naturalmente algo entrou em curto, verifique toda a bord, entradas usb em curto etc

Fazer uma reparação assim sem ser ao pé da máquina torna-se muito difícil.

 

PPK2, obrigado pelas dicas, mas estou achando que o problema não é curto não. E também acho que o problema não é hardware, é software.

 

Rodei agora pouco o Mini Win XP pelo Hirens CD e funcionou normalmente. Touchpad, HD, teclado... tudo funcionado perfeitamente.

 

Mas ainda não consigo iniciar o Windows XP, ele começa carregar e cai...

 

Será que ninguém mais tem ideia do que seja?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução

Olá

Se possível formate a máquina, não esqueça de fazer backup aos seus arquivos.

Por mim já nem formatava com o XP.

 

Olá, bom dia.

 

Problema resolvido. Depois de levar num "técnico" que condenou a placa mãe do meu note, dizendo que eu devo ter estragado alguma coisa por ter abrido o computador, voltei para casa injuriado, mas nunca desesperançoso.

 

Continuando minha busca na net, encontrei enfim a solução. Era tão e somente uma configuração da BIOS. Era só desabilitar a opção Enable SATA, que por padrão vem habilitada, e como eu dei um reset na placa quando desmontei e tirei a bateria, ela voltou para as condições originais.

 

Enfim, problema resolvido.

 

PPK2, obrigado pela ajuda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...