Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlar intensidade Led do cooler


Igor.W

Posts recomendados

Comprei o gabinete corsair 230T, incluído vieram dois coolers (frontais) com led, e eu gostaria de controlar a intensidade desses leds.

Quanto mais simples e compacta a solução, melhor...

P.S.: Cada cooler é conectado à placa mãe através de um conector de 3 pinos e contém 4 leds.

 

Dúvidas por enquanto...

É possível controlar o led de ambos coolers com apenas um potenciômetro?

E qualquer informação sobre o funcionamento dos leds em um cooler '-'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o led é [+] ou [-] fácil. Corte o fio e ligue isso em série...

Limitador+de+corrente.png

 

O cooler nem tanto... Os que conheço são brushless, tipo um motor de passo.

abç

 


Ah tem um pequeno empecilho: R1 tem que conseguir dissipar a potência. Melhor aprimorar um pouco + o circuito. Agora não to podendo ok? Alguém deve te orientar a qualquer momento...

outro abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

amigo isso seria só pro led, o cooler, como disse, geralmente não é um motor dc comum. É um motor que já tem um circuito eletrônico embutido e este (o circuito) não gosta muito de tensões abaixo da que ele foi projetado. Mas pode fazer 1 teste. Alimente um cooler 12v com 5 pra ver. (nunca o contrário ok?)

 

Perdoe-me por não conhecer seu sistema. Cooler e led são alimentados no mesmo par de fios? é isso? Uma pergunta observativa: ao diminuir a velocidade do cooler você não compromete o resfriamento do sistema? Só curiosidade mesmo. Como disse, desconheço.

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A intenção não é mudar as RPM do cooler, mas somente a intensidade da iluminação do led (até desligar).

O problema é que o cabo de alimentação é o mesmo e não cheguei a tirar a parte frontal do gabinete para dar uma boa olhada de como os leds estão conectados. Acho que o modelo do cooler é AF120 LED.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ah tá. "suspeitei desde o princípio". O led é pra iluminar o vento ou o vento é pra espalhar a luz? (teve graça? acho que não...)

A princípio você vai ter que desmontar mesmo.

Se não souber o que é, procure no google: chave de fenda, alicate e similares...(e isso? também acho que não...)

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...