Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Galera, montei uma máquina nova, cuja configuração segue abaixo

 

Placa mãe: Asus m5a78l-m lx/br

Processador: AMD FX 6300 - Six-core 3.50 GHz
Memória RAM: 8 Gb DDR3

SSID Kingston de 120 gb instalado apenas Windows 7 Ultimate 64 bit
HD de 500 Gb

 

E o pc sempre que ligo demora um pouco e trava. até dar tela azul...ja formatei a maquina 3 vezes e nada de resolver.

Acho que a placa mãe está com defeito. mas isso é difícil ocorrer. todas as peças novas, zeradas.

 

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Rodrigues_757450

 

Esse problema acontece muito frequentemente nessa placa-mãe com o FX-6300, tenho um amigo que também tinha esse problema de congelamento.

 

Desative o turbo-core do processador no bios, na maioria das vezes resolve os congelamentos. Se ainda assim não resolver desative também o AMD C6 Support.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Rodrigues_757450

 

Que bom, espero que continue assim. No do meu amigo que te falei foi preciso desativar os dois também, o Turbo Core e o AMD C6 Support, não travou mais.

 

Agora sobre o desempenho, você nem sentirá diferença, o clock do turbo-core varia muito. A única coisa que o turbo-core faz é dar um overclock instantâneo quando precisa, só que ele nunca fica com um clock constante, ele fica variando muito de 3.8GHz pra 4.1GHz, mas na maioria das vezes o processador irá ficar com o clock padrão dele que é 3.5GHz. O ruim do turbo-core é que ele sobe demais a tensão do processador e isso eleva muito a temperatura, então compensa muito mais você fazer um leve overclock com a tensão correta do que deixar ele ativado.

 

Agora sobre o AMD C6 Support, ele também não irá interferir no desempenho. O que ele faz é ficar diminuindo o clock do processador pra economizar energia, ele deixa o processador trabalhar entre 1.4GHz até 3.5GHz. Com ele desativado seu processador irá trabalhar com um clock só, de 3.5GHz.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não sei te dizer se ela não está aguentando, o que é muita sacanagem da Asus porque no site dela diz que suporta o FX-6300. Mas muitas pessoas tiveram problema com essa placa mãe em conjunto com o FX-6300. No PC do meu amigo que te falei não travou mais, mas eventualmente o bios reseta por alguma razão, daí ele tem que desativar tudo de novo para não travar mais.

 

Você já forçou o processador no Prime95 alguma vez? Se sim, o sistema trava mesmo com o C6 Support desabilitado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende, quanto você pode gastar? O pessoal do fórum quase sempre recomenda placas mãe com chipset 970 pra cima. Só que elas são mais caras.

 

Como por exemplo essa: http://www.kabum.com.br/produto/49100/placa-mãe-gigabyte-para-amd-ga-970a-ud3p-am3box-rev-1-0/?tag=placa%20m%E3e%20am3+

 

Mas se você não quiser gastar muito, pegue no mínimo essa, que é a que estou usando: http://www.kabum.com.br/produto/48426/placa-mãe-gigabyte-para-amd-ga-78lmt-usb3-rev-5-0-am3-box-/?tag=placa%20m%E3e%20am3+

 

Não tive problemas com essa placa mãe, única coisa que fiz foi desativar o turbo-core do FX-6300, ele aumenta muito a tensão do processador e assim subindo muito a temperatura. Daí fiz um overclock leve para 4.0GHz com a tensão correta, e até agora não tive problemas de congelamento nem nada. Em comparação com a sua placa mãe atual ela tem umas coisas a mais: uma fase a mais para o processador assim suportando processadores de até 125W o que dá uma leve folga pra você fazer um overclock leve no FX-6300, USB 3.0, conector USB 3.0 frontal, dissipador nos MOSFETs, e todos os capacitores são sólidos.

Dê uma pesquisada talvez você consiga achar ela por um preço até menor que na Kabum.

 

Não sei te dizer se você inutilizaria a sua Asus M5A78L-M LX/BR, porque não sei se esse problema acontece também com outros processadores mais fracos, porque assim você poderia vender pra alguém que está montando um PC com um processador sem ser da linha FX, por exemplo um Sempron.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...