Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar fan 12v 0.16A numa fonte 13v 0.5A pode queima-lo?


Posts recomendados

Amigo todo produto com funcionamento a eletrecidade, possue uma tolerância em termos de tensão para mais e para menos afim de suportar as variações ocorridade pela distribuição de energia, tolerancia essa que não é para ser usada, de modo que 1 volt a mais não irá representar perigo, sob a medição, como já foi dito, a medição em vazio (sem carga) é uma, ao aplicar a carga ela diminue, faça a medição com o ventilador ligado e constate.

Agora estamos falando em baixa tensão e a tolerância também não é tão grande assim, lembrando que 1 volt representa quase 10 % dos 12 Volts, então nao use tensões muito acima do especificado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
T = i x R12 / 0.16 = R → R = 78Ω

80Ω parece ser uma resistência comum para esse tipo de ventoinha.

 

Se a sua ventoinha, como a minha, fizer efeito hall mediante um chip AH277A, a tensão poderá variar entre 3.5V e 16V, com uma corrente máxima de 400mA. Isso foi o que entendi olhando o datasheet. Na PCB da minha ventoinha não havia outros componentes, e também não estou considerando as bobinas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...