Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alcance de rede wireless


Posts recomendados

Olá amigos!

 

Estou a procura de alguma aplicação que possa realizar o cálculo de alcance de uma rede wireless, baseado na potência, qualidade do sinal, obstáculos, etc e apresentar gráficamente ou informativamente.

Já pesquisei bastante, mas não encontrei nada que funcione. Caso alguém possa me ajudar, fico grato.

 

Vou citar a minha situação: Estou com um Nano Station2 2.4GHz, estou espelhando ele na minha wireless (por mera curiosidade) e preciso medir o alcance enquanto vou modificando as configurações.

 

Desde já, fico grato pelo espaço concedido para que possamos interagir sobre nossas dúvidas e aos amigos que possam vir a nos ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, você pode instalar um programa no seu celular para ir monitorando a qualidade do sinal e outras informações.

No caso indico o Wifi Analyzer Farproc:

http://www.ligadesliga.com.br/wifi-analyzer-farproc-informações-sobre-redes-wi-fi-que-estão-ao-seu-redor/

 

mas tem muitos outros programas que pode te auxiliar nisso, mas esse é bem interessante.

 

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kowalskitec: obrigado pela ótima sugestão, pois conheço este app e uso-o diariamente, dentre outros, porém este app não nos dá nenhuma informação referente a alcance de uma rede wireless, o que seria meu interesse no momento, mas de qualquer forma, muito grato.

 

dwatashi: Compreendo perfeitamente sua colocação e concordo com você, no entanto, no momento desejo realizar estas verificações (ciente de todas as interferências no rf), afim de realizar comparações entre os equipamentos que trabalho que são rádios da Ubiquiti.

 

Agradeço aos dois amigos que dedicaram um tempo para responder, mas continuo aguardando alguém que tenha conhecimento de algum software que realize esta verificação de que necessito.

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade você não precisa de software, apenas saber calcular para "estimar".

 

Pegando os valores de sensibilidade e potência dos produtos utilizados você consegue facilmente estimar, mas para o 2,4 Ghz a estimativa fica longe da realidade hoje por causa das grandes interferências (muitas redes wireless, microondas, etc)

 

Se for da área de computação, pode tentar usar o NS e simular enlaces usando os valores de sensibilidade, potência, etc e até determinar o quanto um outro AP pode interferir na rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Vinícius.

 

Se você já tem os dados do seu sistema e só precisa de um programa que calcule o alcance aproximado:

http://www.radiolabs.com/stations/wifi_calc.html

 

Esse site NÃO vai calcular o alcance, mas lá você consegue inserir as informações do seu sistema (frequência, potência, ganho/perda por cada elemento, distância, etc.) e obter a atenuação total teórica para a distância desejada.

Isso deve dar uma ideia aproximada do alcance, já que a potência do sinal não pode ser menor do que a sensibilidade do rádio receptor.

 

Abraço!

 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo dwatashi, primeiramente obrigado por ter respondido. Este ns a que se refere, seria o Network Simulator? Se sim, você teria o link do download? Um forte abraço.

 

Muito obrigado amigo FAX MODEM pela sugestão, embora eu tenha achado um tanto difícil usar este site, fico agradecido pela sugestão. Um forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo dwatashi, primeiramente obrigado por ter respondido. Este ns a que se refere, seria o Network Simulator? Se sim, você teria o link do download? 

 

Você faz o download a partir do site https://www.nsnam.org

Agora, o ns é um framework de desenvolvimento, a vantagem que você pode reaproveitar o código de outros para criar seus elementos com suas características. Ele não executa diretamente em ambiente windows, você não vai ver nenhuma simulação gráfica, ele vai simular os dados apenas e você colhe e depois tem que tratar. Enfim, simular não é algo tão trivial quanto parece ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...