Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Regulador 7812 saindo 5 volts ?


Posts recomendados

na simulação ou na real?

Na real claro... Verifique se a entrada do 7812 cai também. Neste caso sua fonte está fraca

Se for na simulação, você vai ter que dar uma revisada nos conceitos e na pergunta

abç

É só na simulação do proteus ainda nao montei o circuito, sera que pode ser algum erro do programa ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só na simulação do proteus ainda nao montei o circuito, sera que pode ser algum erro do programa ? 

 

 

   Com certeza é algo relacionado ao funcionamento Proteus, primeiro de tudo, é bom saber que é meio que padrão do proteus conectar os pinos de alimentação do CI a fonte direto.... geralmente o vcc vai ligado a 5 Volts... É fácil comprovar isso, dá só uma olhada nesta imagem:

 

pinvccproteus.png?lgfp=3000

 

 

 

 

   O CI 555 ta oscilando (veja o frequencímetro) sem estar ligado a fonte, e o voltímetro esta marcando 5 Volts no pino de VCC.....   É como eu disse antes, o proteus meio que conecta os pinos de alimentação dos CI automaticamente.

 

 

  Espero ter esclarecido sua duvida.

A) Luiz Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   Com certeza é algo relacionado ao funcionamento Proteus, primeiro de tudo, é bom saber que é meio que padrão do proteus conectar os pinos de alimentação do CI a fonte direto.... geralmente o vcc vai ligado a 5 Volts... É fácil comprovar isso, dá só uma olhada nesta imagem:

 

pinvccproteus.png?lgfp=3000

 

 

 

 

   O CI 555 ta oscilando (veja o frequencímetro) sem estar ligado a fonte, e o voltímetro esta marcando 5 Volts no pino de VCC.....   É como eu disse antes, o proteus meio que conecta os pinos de alimentação dos CI automaticamente.

 

 

  Espero ter esclarecido sua duvida.

A) Luiz Gustavo.

Nossa, provavelmente deve ser isso mesmo sabe como desativo isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O pino VCC do 555, e de outros componentes da biblioteca do Proteus, está ligado por padrão ao barramento de +5V. Acredito que seja esse o problema. Minha dúvida é como desfazer isso, se alguém tiver uma dica, agradeceria. Encontrei algumas na internet noite passada mas nenhuma funcionou no Proteus 7.7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma opção: clique na propriedade do terminal VCC e na string coloque +12 (tem que digitar)

Nota: não tem sentido simular 78xx no meu ponto de vista. Use o generator mode, coloque dc com a tensão que quiser pra outros pontos do circuito mantendo VCC default 5V

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, provavelmente deve ser isso mesmo sabe como desativo isso ?

 

 

  Se não me falha a memoria, quando você aplica uma tensão de alimentação maior o proteus considera aquela fonte na hora da simulação, acho que seu problema deve estar no CI 7812 o proteus deve estar reconhecendo ele como componente e não como fonte, retire ele para fazer um teste e pendure uma fonte de 12 Volts ali (digite Cell no campo de busca de componentes do proteus), se funcionar é isso mesmo...

   Eu não sei se é possível desativar a fonte interna no Proteus, visto que muitos CI's ele nem da acesso aos pinos de fonte, em alguns eu sei que é possível especificar a onde os pinos vão conectados (abrindo a propriedades do componente e indo em  Hidden_Pins), mas como eu disse antes é possível em alguns CI's Apenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma opção: clique na propriedade do terminal VCC e na string coloque +12 (tem que digitar)

Nota: não tem sentido simular 78xx no meu ponto de vista. Use o generator mode, coloque dc com a tensão que quiser pra outros pontos do circuito mantendo VCC default 5V

abç

é que no circuito que vou usar preciso ter os 12v ali regulado, ali vai entrar 19 vdc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na real, tudo bem. Mas caia na real... na simulação use o generator mode com te disse. Se quiser manter o 7812 no esquema, sem problema. Clique em sua propriedade e "exclude from simulation"

abç

Eu montei a placa funcionou certinho com os 12v ali, acredito que foi realmente o que o amigo @LMolinari disse, pode até fechar aqui já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...