Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CX 600 é tudo isso?


Posts recomendados

Seguinte, recentemente comprei um pc ( paguei caro demais nele ) e estou com uma dúvida. Nessas especificações abaixo, vocês acham que uma fonte CX 600 Bronze dão conta do recado? O PC está aprensentando altas temperaturas (em testes no Cryses 3 no ultra, chega a apresentar quase 95ºC) e quedas para 20fps, que pra mim é um baixo desempenho. É a fonte que não suporta energia suficiente para os demais componentes da máquina? Vejo máquinas muito inferiores a minha com fontes de 750W+, e a minha com uma de 600W... Não vejo lógica! 


MEU PC:

Processador: AMD FX9590

Placa mãe: M5A99FX PRO
Placa de vídeo: R9 290 OC GIGABYTE
Memória RAM: 16GB HyperX

Fonte: CX 600 Bronze Corsair


PS. Drivers da máquina atualizados. Utilizo Windows 8.1

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte, recentemente comprei um pc ( paguei caro demais nele ) e estou com uma dúvida. Nessas especificações abaixo, vocês acham que uma fonte CX 600 Bronze dão conta do recado? O PC está aprensentando altas temperaturas (em testes no Cryses 3 no ultra, chega a apresentar quase 95ºC) e quedas para 20fps, que pra mim é um baixo desempenho. É a fonte que não suporta energia suficiente para os demais componentes da máquina? Vejo máquinas muito inferiores a minha com fontes de 750W+, e a minha com uma de 600W... Não vejo lógica! 

MEU PC:

Processador: AMD FX9590

Placa mãe: M5A99FX PRO

Placa de vídeo: R9 290 OC GIGABYTE

Memória RAM: 16GB HyperX

Fonte: CX 600 Bronze Corsair

PS. Drivers da máquina atualizados. Utilizo Windows 8.1

 

Uma configuração  completa, com I7 top de linha overclockado, placa-mãe top, 4 pentes de memória, mais a R9 290 , consome no máximo cerca de 380w:

 

http://images.anandtech.com/graphs/graph7481/59502.png

 

Quem usa uma fonte de 750w pra uma configuração inferior a sua não entende nada do assunto.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse baixo desempenho é referente a alta temperatura, 95°  geralmente é o limite com o desempenho 100%, depois disso ele abaixa o uso da GPU para não danificar o sistema, assim, tente melhorar a ventilação no desktop, ou veja se o cooler da VGA está a 100% com o msi afterburner, aí se não estiver, coloque para quando ficar mais de 80° o fan chegar a 100% da sua velocidade máxima. Se já estiver assim, compre uns fans e instale no gabinete para melhorar a circulação de ar.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse baixo desempenho é referente a alta temperatura, 95°  geralmente é o limite com o desempenho 100%, depois disso ele abaixa o uso da GPU para não danificar o sistema, assim, tente melhorar a ventilação no desktop, ou veja se o cooler da VGA está a 100% com o msi afterburner, aí se não estiver, coloque para quando ficar mais de 80° o fan chegar a 100% da sua velocidade máxima. Se já estiver assim, compre uns fans e instale no gabinete para melhorar a circulação de ar.

Os fans estão regulados automaticamente quanto a temperatura da placa. Meu gabinete tambem possui esse tipo de regulagem, fans da frente, de trás e de dentro. Quanto a circulação de ar dentro da máquina, acho que está de bom tamanho. Uso um watercooler H105, no geral ele se refrigera bem. Estou analisando outros casos parecidos com o meu, porquê realmente é estranho. Uma placa dessas de 2 mil reais, dando essa temperatura e aprensentando essa performance. Achei que era da fonte, mas o camarada ali em cima me provou o contrário. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os fans estão regulados automaticamente quanto a temperatura da placa. Meu gabinete tambem possui esse tipo de regulagem, fans da frente, de trás e de dentro. Quanto a circulação de ar dentro da máquina, acho que está de bom tamanho. Uso um watercooler H105, no geral ele se refrigera bem. Estou analisando outros casos parecidos com o meu, porquê realmente é estranho. Uma placa dessas de 2 mil reais, dando essa temperatura e aprensentando essa performance. Achei que era da fonte, mas o camarada ali em cima me provou o contrário. 

Como você liga a fonte na energia? Direto na tomada, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh sim. Amigo, tinha um cara que estava com um problema parecido, só que o kit dele era R9 280x e FX 8350 eu acho, procurei o tópico mas não achei ... enfim, o problema dele era o turbo core do processador, pois não sabe-se o porque, toda vez quando atingia 10 min que ele jogava, o turbo core abaixava a tensão do processador e o fps caia. Assim veja se é isso, vá na bios e desative essa opção(acho que é essa) e veja se o drop do fps vai acontecer novamente.


Será mesmo que não é a fonte gente?? Pelo que vi, a r9 puxa 384 W a básica, e o processador puxa 174 W, aí já vai um total de 554 W. Pelo que pesquisei agora, a fonte dele ta aguentando no talo, e quando o computador pede mais ela não aguenta e abaixa as tensões assim reduzindo o fps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh sim. Amigo, tinha um cara que estava com um problema parecido, só que o kit dele era R9 280x e FX 8350 eu acho, procurei o tópico mas não achei ... enfim, o problema dele era o turbo core do processador, pois não sabe-se o porque, toda vez quando atingia 10 min que ele jogava, o turbo core abaixava a tensão do processador e o fps caia. Assim veja se é isso, vá na bios e desative essa opção(acho que é essa) e veja se o drop do fps vai acontecer novamente.

Será mesmo que não é a fonte gente?? Pelo que vi, a r9 puxa 384 W a básica, e o processador puxa 174 W, aí já vai um total de 554 W. Pelo que pesquisei agora, a fonte dele ta aguentando no talo, e quando o computador pede mais ela não aguenta e abaixa as tensões assim reduzindo o fps.

@Flávio Santana Lima

Tenho um primo que lida bem com programas, entre outros. Vou falar com ele pra entrar nas bios, ja estou com um problema nessas bios tambem quanto a energia depois do pc estar desligado. Meu teclado possui leds azuis nas laterais, ai quando eu desligo a máquina.. as luzes continuam acesas, eu usava essa máquina com windows 7, porque não gostei do 8. Mas ele foi feito mais pro windows 8.1, ai eu mandei la pro cara onde eu fiz o meu pc e falei desses problemas e esse esquema de cortar energia da placa mãe pro resto das parada que tão ligado nela. Ele nem se lembrou. No retorno quando fui buscar a máquina, ele me disse que não houve problemas com temperatura e travamentos, e que se persistisse ele trocaria por uma fonte de 650W. Ai foi onde eu criei este tópico, porque achei muito estranho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será mesmo que não é a fonte gente?? Pelo que vi, a r9 puxa 384 W a básica, e o processador puxa 174 W, aí já vai um total de 554 W. Pelo que pesquisei agora, a fonte dele ta aguentando no talo, e quando o computador pede mais ela não aguenta e abaixa as tensões assim reduzindo o fps.

 

A R9 não consome 384W, esse é o consumo de um computador inteiro utilizando essa placa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será mesmo que não é a fonte gente?? Pelo que vi, a r9 puxa 384 W a básica, e o processador puxa 174 W, aí já vai um total de 554 W. Pelo que pesquisei agora, a fonte dele ta aguentando no talo, e quando o computador pede mais ela não aguenta e abaixa as tensões assim reduzindo o fps.

Recomendo fortemente que você mude de fonte de pesquisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua fonte da e sobra para a configuração.

 

Essa temperatura está muito alta! Tente setar os FANs em 100% e monitore a temperatura.

 

Quanto à queda de desempenho, provavelmente é como já falaram: o processador reduz seu clock por conta do gerenciamento de energia. Passei por isso quando comprei meu note da assinatura.

Estava lá jogando, e do nada o FPS caia drasticamente. Instalei o AIDA64 e, monitorando enquanto eu jogava, vi que o clock descia de 2.8GHz para 800MHz!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua fonte da e sobra para a configuração.

 

Essa temperatura está muito alta! Tente setar os FANs em 100% e monitore a temperatura.

 

Quanto à queda de desempenho, provavelmente é como já falaram: o processador reduz seu clock por conta do gerenciamento de energia. Passei por isso quando comprei meu note da assinatura.

Estava lá jogando, e do nada o FPS caia drasticamente. Instalei o AIDA64 e, monitorando enquanto eu jogava, vi que o clock descia de 2.8GHz para 800MHz!

@doors.paulo Quanto ao gerenciamento de energia, isso é configurado pelas bios da placa mãe certo? Porque não sei se aumentando a tensão no MSI after vai adiantar, de repente posso aumentar demais ou menos, isso pode estragar os demais componentes? Porque eu prefiro um bagulho que fique de um jeito que não precise ficar mexendo entende.. as vezes eu posso esquecer de deixar isso aumentando e sei la...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.tomshardware.com/reviews/radeon-r9-290-and-290x,3728-4.html

Aqui, embaixo ele mediram o quanto a r9 290 e a r9 290x puxam de potencia.

Veja que a R9 290X puxa.

http://linustechtips.com/main/topic/193816-required-psu-wattage-for-r9-290/

Aqui também. Nota que o povo utiliza processadores intel como um i3 e i5, não o monstruoso FX 9590 com 170W de consumo.

Ainda friso nisso, a r9 pode ficar de boa com a fonte de 600W porém com um processador que bebe energia como esse, essa 600 não ta segurando.

É o que eu acho ... e pesquisei sobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dos Moderadores daqui, me indicou o TechPowerUp, quando o assunto é consumo de VGA.. Eles tem equipamento pra medir o consumo apenas da VGA, não do sistema todo

 

power_peak.gif

 

FONTEhttp://www.techpowerup.com/reviews/Sapphire/R9_290_Vapor-X/1.html

 

 

Esse é o pico de consumo.. Esse teste é com um modelo da Sapphire.. Me baseio no consumo do modelo padrão, em azul.. Mesmo que a CPU consuma seus cento e tantos Watts, a fonte aguentaria, na teoria..

 

Acredito que a fonte da dor de cabeça, seja a CPU.. No site da ASUS, é informado que há limitações de uso desses processadores de 220 Watts.. Teria que monitorar tensão e frequência da CPU também, pra ver se não há um problema entre MOBO e CPU..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja que a dele é um modelo com OC de fabrica, pode ser maior, porém a fonte sendo uma CX 600, e sendo bronze ela tem 82% de eficiencia quando em 100%, assim um calculo simples porém não sei se está correto, me corrija se estiver errado, ela consegue aguentar até 600*0,82 = 492. A potência que vi de relance do FX era 175W + 263W(lembrando que a dele tem OC, deve ser maior que isso) = 438W só processador e VGA, Tipo, ta bem no talo essa fonte.

Mas veja realmente se é o que o amigo falou acima, pois como eu também disse anteriormente, depois de um tempo o turbo core pode diminuir o vcore do processador e abaixar a frequencia dele.

Espero que consiga resolver isso, pois é realmente uma dor de cabeça investir tanto para ter problemas. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja que a dele é um modelo com OC de fabrica, pode ser maior, porém a fonte sendo uma CX 600, e sendo bronze ela tem 82% de eficiencia quando em 100%, assim um calculo simples porém não sei se está correto, me corrija se estiver errado, ela consegue aguentar até 600*0,82 = 492. A potência que vi de relance do FX era 175W + 263W(lembrando que a dele tem OC, deve ser maior que isso) = 438W só processador e VGA, Tipo, ta bem no talo essa fonte.

Mas veja realmente se é o que o amigo falou acima, pois como eu também disse anteriormente, depois de um tempo o turbo core pode diminuir o vcore do processador e abaixar a frequencia dele.

Espero que consiga resolver isso, pois é realmente uma dor de cabeça investir tanto para ter problemas. Abraços.

Eficiência da fonte não tem nada a ver com quanta potência a fonte entrega. Uma fonte de 600w com eficiência de 80% entrega a mesma quantidade de potênica que uma fonte de 600w com 90% de eficiência (600w).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então se não for a fonte, o que causa essas altas temperaturas e baixo desempenho? Porque eu me identifiquei com o que o @doors.paulo disse, 10 minutos o jogo cai de fps e a gpu chega a 95ºC, consequentemente esquenta toda a máquina. Sem contar galera, que meu gabinete possui regulagem de fans, eu os deixo sempre no máximo (jogando) e possuem leds também, então tudo isso consome energia. As demais peças do PC também consomem energia, porque quando chega em 70ºC + eu botei pro cooler agir 100%, então isso também consome energia significativa ( eu acho ). Então compensa, no meu caso trocar de fonte? De repente uma 650W ( o cara da loja me indicou essa )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja que a dele é um modelo com OC de fabrica, pode ser maior, porém a fonte sendo uma CX 600, e sendo bronze ela tem 82% de eficiencia quando em 100%, assim um calculo simples porém não sei se está correto, me corrija se estiver errado, ela consegue aguentar até 600*0,82 = 492. A potência que vi de relance do FX era 175W + 263W(lembrando que a dele tem OC, deve ser maior que isso) = 438W só processador e VGA, Tipo, ta bem no talo essa fonte.

Eficiência é a relação entre o que ela entrega ao PC e o que ela "puxa" da tomada.. Não é isso que você calculou não..

 

 

 

Então se não for a fonte, o que causa essas altas temperaturas e baixo desempenho? Porque eu me identifiquei com o que o @doors.paulo disse, 10 minutos o jogo cai de fps e a gpu chega a 95ºC, consequentemente esquenta toda a máquina. Sem contar galera, que meu gabinete possui regulagem de fans, eu os deixo sempre no máximo (jogando) e possuem leds também, então tudo isso consome energia. As demais peças do PC também consomem energia, porque quando chega em 70ºC + eu botei pro cooler agir 100%, então isso também consome energia significativa ( eu acho ). Então compensa, no meu caso trocar de fonte? De repente uma 650W ( o cara da loja me indicou essa )

Sua VGA é essa?

 

http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=4884#ov

 

 

Se for, não é normal ela bater em 95ºC.. Devia ser menos.. Talvez o esquema de refrigeração do gabinete, não seja o ideal.. Você pode tentar monitorar a CPU com o AMD Overdrive e a GPU com o MSI Afterburner e rodar algum jogo.. Quando uma anomalia acontecer, veja como estão CPU e a GPU (temperatura, tensão, frequência, etc)..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...