Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AOC LE22H037 liga e desliga / som chiado


Posts recomendados

 Boa tarde à todos! Apesar de já ter solucionado o problema, estou aqui para relatar o defeito desta TV, já que reparei que há vários videos no YouTube e tópicos de técnicos desesperados em solucionar e, muitas vezes, trocando fonte e placa principal a toa. Enfim, o defeito desta TV era que, ao ligá-la, após um segundo, ela desligava sem sequer dar qualquer sinal no lcd ou backlight. Mesmo assim, ao testar a fonte, você notará que ela tem todas as tensões normais conforme o padrão.

 Há um capacitor SMD próximo ao CI 901, remova-o! Provavelmente estará em curto ou aberto, mas não há necessidade de colocar outro no lugar. Após isso ela continuará com o defeito, porém o led power ficará um pouco mais tempo aceso, e você notará que há tensão de 4V no DIM com a fonte desligada, mesmo assim, ela arranca e desliga, porém ficará mais evidente um zumbido na fonte: dois capacitores de 35V/22uF com fuga! Terá de trocar ambos C942 e C918, de preferência para 50V/22uF e irão durar mais.

 Feito isso a TV ligará, porém os controles ficarão lentos e um leve chuvisco ao fundo da tela será notado, e desaparecerá após cerca de 2 minutos ligada. Troque C922 e C912, ambos de 470uF com 10 ou 16V tensão. Substitua ambos por 16V e verá que a tensão 5V oscilará entre 5V~5.2V, nada a menos, nada a mais, e o problema será resolvido.

 

 Mas e quanto ao som chiado? Siga os fios que ligam os altofalantes à placa principal e achará o controlador de som cercado por 4 capacitores 470uF/35V e dois indutores. O ideal é trocar os 4 capacitores, porém em ultimo caso, verifique com um multímetro analógico em qual deles há fuga e, com a troca do mesmo, o problema será resolvido.

 

*Dica Extra* Em caso do menu ficar aparecendo toda hora ou controles desiguais, desde que o problema pare de persistir ao desligar esta placa, verifique por possíveis curtos em algum dos botões. Caso não ache nada, esta placa funciona através de sinais mandados em tensões variadas através de resistores smd. Se apenas um deles estiver com valor alterado, a CPU confundirá instruções e o menu ficará ''louco''.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...