Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com Processador (Temperatura, Queda do Uso, Drop de FPS etc.)


Rilink

Posts recomendados

     Bom, eu fiquei na dúvida se criava esse tópico na parte de processador ou de placa de vídeo. Porém depois dos meus últimos testes acho que o problema mais grave aponta pro processador, embora eu também vá mencionar um pouco a placa de vídeo.

     Eu sempre consegui rodar os jogos que eu gosto liso no meu computador, meu FPS ficava alto e estável, não ocorriam quedas. Porém, de uma hora para outra (e isso ja faz alguns meses) comecei a ter problemas de drop de FPS, não em um jogo específico, mas em qualquer jogo. Seja o jogo leve, ou pesado, esteja os gráficos dele no mínimo ou no máximo, as quedas bruscas e repentinas de FPS acontecem da mesma forma.

     A queda do FPS que estou falando, não foi uma queda fixa, onde meu fps passou a ser sempre 40, quando antes era sempre 100 ou coisa do tipo. Meu FPS continua alto nos jogos, porém ele tem quedas bruscas que duram 1 ou 2 segundos. Isso acontece várias vezes durante as partidas de um jogo qualquer. Meu FPS está em 100 e de repente ele cai pra 05, por exemplo, no momento da queda do fps, que dura 1 ou 2 segundo, a tela trava e depois volta o FPS pra 100 e continua normal por mais algum tempo mas em pouco tempo depois a queda acontece de novo e isso se repete várias vezes. Em alguns jogos com mais frequência que em outros. 

     Assim que o problema começou eu tentei buscar diversas soluções na internet onde o problema poderia ser algo relacionado a parte de software mas nada resolveu. Tentei atualizar tudo possível, drivers da placa de vídeo, BIOS, VGA etc. Inclusive tentei usar versões mais antigas dos mesmos, que é algo que também vi sugerirem muito pela internet, no entanto, mais uma vez, pra minha frustração nada disso funcionou.

     Eu resolve fazer uma espécie de investigação pra tentar descobrir uma possível causa dos drops de FPS utilizando alguns programas. Eu Abri o 'gerenciador de tarefas' na aba 'performance' para ver o uso do processador e da memória, abri o programa GPU-Z para ver a temperatura e outras informações do gpu e também o programa 'CPUID Hardware Monitor' pra ver as temperaturas do processador e outras. 

     Eu sou completamente leigo no assunto, então não sabia dizer se as temperaturas que eu via eram boas/normais ou se estavam muito altas. Usei todos esses programas pra colher informações que possam ser úteis para eu pedir ajuda aqui. Mas uma temperatura que me chamou muito atenção, foi a do processador(se eu vi corretamente), que ficou em 100C durante o jogo. Como eu tenho medo de estar vendo alguma coisa errada por não entender muito desse assunto, vou anexar aqui prints dos programas mostrando as temperaturas e outras informações do processedor, gpu, etc. Outra coisa que eu reparei foi que nos momentos em que o FPS caia no jogo, era o mesmo momento que o 'uso do processador' também despencava por 1 segundo (as vezes pra zero) essa queda do uso do processador também durava mais ou menos 1 segundo, o mesmo segundo que durava a queda do FPS no jogo.

     A seguir vou dizer as configurações do meu computador, se por acaso eu tiver deixado de por alguma informação importante podem me perguntar que eu digo o que for preciso, aqui está:

Windows 7 64 bit
Processador: Intel Core i5-2410M CPU @ 2.30GHz   2.30 GHz

Memória RAM: 4gb
Placas de vídeo :

-Intel® HD Graphics Family
-AMD Radeon 6600M

 

Lembrando que isso é um Notebook Sony Vaio, modelo VPCCB17FX

 

Essas duas placas de vídeos que vem nele, uma delas é bem simples(Intel) usada pras coisas mais simples do computador. A outra não é lá nenhuma placa super potente também, porém é melhor do que a primeira, e ela é usada para jogos. Tudo no computador começa rodando automaticamente pela placa de vídeo da Intel, porém sempre que abro um jogo pela primeira vez, o catalyst center abre e eu posso mudar para que o jogo rode em alta performance, o que faz com que ele rode não pela placa da Intel mas sim pela da AMD. Dessa forma eu sempre joguei todos jogos que eu jogo sem problema algum, todos sempre rodaram liso após eu colocar eles para rodarem pela placa AMD. 

OBS: Ambas as placas de vídeo, assim como todos os componentes desse computador ja vieram de fábrica, nunca adicionei nada.

 

     Vou deixar anexado algumas imagens dos programas que citei. Vou colocar 3 prints do programa GPU/Z. 1 mostrando todas as informações da minha placa AMD, e mais 2 prints da aba 'sensor' do 'GPU-Z' que mostra informações em tempo real do gpu, temperatura etc. Dos 2 prints da aba 'sensor' um vai ser sem jogo nenhum aberto e o outro enquanto o jogo roda para vocês verem a diferença. 

     Também vou anexar 2 prints do programa 'CPUID Hardware Monitor', um sem jogo aberto e outro com o jogo rodando para verem a diferença.

É isso, espero que alguém possa me ajudar, estou tentando solucionar esse problema a bastante tempo sem conseguir. Se faltar qualquer informação que eu não tenha dado só dizer.

Obrigado.
 

post-761003-0-36519800-1427837258_thumb.

post-761003-0-39881100-1427837261_thumb.

post-761003-0-58560100-1427837265_thumb.

post-761003-0-31902400-1427837269_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar, confirme se as temperaturas que o CPUID está mostrando batem com as temperaturas indicadas na bios.
Não precisa ser em uso intensivo, apenas ligue o note e use-o para fazer algo "leve", durante uns 30 ou 40 minutos.

Depois, consulte a temperatura no CPUID e imediatamente reinicie o note e entre na bios, para consultar a temperatura no "hardware monitor".

Veja se existe discrepância ou se as duas temperaturas são próximas.

 

Por exemplo: se o CPUID estiver indicando 65º C e a bios indicar 40º C, alguma coisa não está certa e provavelmente é esse software.

 

Obs.: se a indicação estiver certa e seu processador estiver realmente trabalhando a 100 ºC, existe razão para voce se preocupar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... Eu sei que no computador seja notebook ou desktop... ele tem só placa de video offboard ou onboard... não tem como alternar entre as duas, a não se q desative a offboard... com exceção dos hibridy crossfire da amd que usa as duas ao mesmo tempo...  e a causa da alta temperatura do processador pode ser algo que esteja atrapalhando a dissipação... Pois geralmente os processadores dos notebook são soldados e esses modelos comuns nem tem como trocar...Se estiver na garantia manda pro fabricante... se não vai te q leva pra uma assistência técnica especializada... e normalmente eles cobram caro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No catalisty tem uma opção que fica em uma lista onde você escolhe o jogo e seta um perfil de como quer que ele rode, se colocar em alto desempenho ele vai usar a radeon. Mas esses drivers da ATI são problemáticos, ainda mais pra GPU discreta que deve ser o seu caso. Então as vezes é necessário testar vários até que funcione direito. Só que se a FPS tá rápida só caindo as vezes, e o processador está rodando realmente em 100º, a temperatura pode realmente ser o problema mesmo. Porque problemas de aquecimento realmente deixam o notebook bem lento. 

 

Experimente abrir o aida fora do jogo com tudo fechado e veja o quanto de CPU está sendo utilizado, ou veja no desempenho em gerenciador de tarefas porque pode estar com algum software carregado, malware ou alguma outra praga usando a CPU. Se estiver com 0% de uso de CPU ou não tiver nenhum software ou praga fazendo uso massivo da CPU, seria bom você verificar enquanto joga se o notebook fica realmente quente e se o cooler que joga o ar pra fora tá girando direito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...