Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

shell script


Mauro Del Gaudio
Ir à solução Resolvido por Midori,

Posts recomendados

Bom dia galera tudo bom?

comecei a usar o linux esses dias, estou tentando fazer um shell script para instalação de uma ferramenta de uma linguagem, porém preciso

acresentar um repositorio na linha 4 da source.list, mas não sei como fazer isso, alguem ai pode me ajudar?

 

abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por enquanto estou só fazendo o teste pra ver se vai realmente acrescentar no source.list

meu script é esse:

 

#!/bin/bash

sudo -H gedit /etc/apt/sources.list

 

eu consigo abrir a sources.list pelo gedit, mas queria não precisar eu mesmo colocar o repositorio que é o seguinte

 

deb http://gb.archive.ubuntu.com/ubuntu/ saucy main restricted, e sim acrescentar ele pelo script.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou direcionar o repositório com echo para sources.list?

echo "repositorio" >> sources.list

Se quiser acrescentar exatamente na quarta linha, você pode criar uma arquivo temporário e depois mover para o diretório. Por exemplo.

arquivo=/tmp/testehead -3 /etc/apt/sources.list > $arquivoecho "repositorio" >> $arquivosed -n '5,$p' /etc/apt/sources.list >> $arquivoecho ""cat $arquivo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

consegui aqui hehehe

usei esse:

                       echo "deb http://packages.medibuntu.org/feisty free non-free" | sudo tee -a /etc/apt/sources.list

 

acabo que não foi preciso coloca ele na 4 linha hehehe

mas valeu ai!!


aproveitando o topico, estou com outro problema aqui

quando eu copio um arquivo de um diretorio para outro este arquivo é copiado com permissao root, dai uso o comando "chown..."

 

ficaria assim: sudo chown mauro ~/Desktop/new/figur.zip

 

dai a permissao fica "me"

 

só que esse comando fará parte do meu script, então não posso colocar mauro, tenho q faze com que ele ache o nome do usuario e o coloque ali, já tentei colocar "whoami" mas não dá aparece: "chown: invalid user: ‘whoami’ "

 

gostaria de saber como executar o comando chown para qualquer usuario

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora to com problema pra substituir a primeira linha de um arquivo ,

usei o comando

 

sed -i 's/ o\ que\ tem / o \ que\ eu\ quero/g' /.../arq.txt

 

ate ai tudo bem, mas preciso colocar o seguinte:

#!/usr/bin/envTerraME

 

 

 

mas ele não aceita a '/' da o erro: sed: -e expression #1, char 15: unknown option to `s'

 

quando tiro as barras da certo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde aproveitando o topico, preciso fazer download de um arquivo executavel pelo terminal, mas o que deveria ser "terrame-1.3.0-setup-x64", ele faz download disso "fetch.php?media=software:terrame-1.3.0-setup-x64".

 

o comando q estou usando é:

 

sudo wget install http://terrame.org/lib/exe/fetch.php?media=software:terrame-1.3.0-setup-x64

 

copiei o link de download do arquivo


na verdade eu preciso instala esse arquivo, mas tenho q baixar ele por algum comando e então dar o comando para instalar ele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desconsiderem, o arquivo esta certo, quando executo ele no terminal instala o terrame, mas quando dou o comando no script nao funciona

 

da o seguinte:

 

usage: sudo -h | -K | -k | -V
usage: sudo -v [-AknS] [-g group] [-h host] [-p prompt] [-u user]
usage: sudo -l [-AknS] [-g group] [-h host] [-p prompt] [-U user] [-u user]
            [command]
usage: sudo [-AbEHknPS] [-r role] [-t type] [-C num] [-g group] [-h host] [-p
            prompt] [-u user] [VAR=value] [-i|-s] [<command>]
usage: sudo -e [-AknS] [-r role] [-t type] [-C num] [-g group] [-h host] [-p
            prompt] [-u user] file ...
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!