Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com placa pcchips M863G v1.5


Posts recomendados

Boa noite,

 

eu tenho uma placa pchips M863G que não inicia por nada nada.

Ela até liga, gira o cooler mas não dá tela, não consigo nem entrar na bios, o SO não inicia.

 

testei a memoria em outra placa, tenho até  3 modulos aqui DDR400 que estão normais, o processador tambem está normal, mas com nenhuma dessas peças a placa não inicia.

a fonte também está porque estava usando perfeito na outra placa.

 

gostaria de saber o que é isso, porque não inicia. essa placa da pchipc tem suporte a memoria DDR333/266, mas suporta também DDR400 apenas para SIS741 como diz nas especificações.

 

será que está havendo incompatibilidade com minhas memorias DDR400?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser isso, pode ser a bios corrompida e pode ser algum problema na mobo (capacitor estourado, vga on-board danificada, chipset queimado, etc.)

 

Então só arrumando uma memoria DDR333 para ver, se não for isso o proximo que vou ver é a bios, vou tentar reprograma-la. se não resolver pode ser o chipset mesmo ou o video onboard.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisando melhor as especificações da placa vi que essa pcchips tem dois modelos, o M863AG e essa M863G que eu tenho.

 

Cada uma tem um chipset diferente, a M863AG tem o chipset SIS 741 que suporta CPU FSB 400Mhz e DDR400.

 

A M863G tem o chipset SIS 741 GX , CPU FSB 333Mhz e DDR333/266.

 

 

Como minhas memorias são todas DDR400, acho que aí está a incompatibilidade. vou ter arrumar uma memoria DDR333.

se o problema continuar aí sim pode ser a bios ou o chipset ruins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deve ser memória pois a BIOS iria trabalhar com um clock menor que 400.

 

Lembra se essa placa teve problemas com as entradas PS/2 ?

 

Esse é um tipo de ocorrência que costuma acontecer em que um dos componentes do PS/2 fica em curto fazendo com que a BIOS não permita o post.

 

A solução é remover os componentes com ferro de solda em torno do plug PS/2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisando melhor as especificações da placa vi que essa pcchips tem dois modelos, o M863AG e essa M863G que eu tenho.

 

Cada uma tem um chipset diferente, a M863AG tem o chipset SIS 741 que suporta CPU FSB 400Mhz e DDR400.

 

A M863G tem o chipset SIS 741 GX , CPU FSB 333Mhz e DDR333/266.

 

 

Como minhas memorias são todas DDR400, acho que aí está a incompatibilidade. vou ter arrumar uma memoria DDR333.

se o problema continuar aí sim pode ser a bios ou o chipset ruins.

Isso não tem nada a ver, se a placa aceita DDR 333/266, ela aceita também DDR 400, apenas vai trabalhar com a memória em velocidade abaixo da nominal, mas vai funcionar.

Deve haver outro problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deve ser memória pois a BIOS iria trabalhar com um clock menor que 400.

 

Lembra se essa placa teve problemas com as entradas PS/2 ?

 

Esse é um tipo de ocorrência que costuma acontecer em que um dos componentes do PS/2 fica em curto fazendo com que a BIOS não permita o post.

 

A solução é remover os componentes com ferro de solda em torno do plug PS/2.

 

Opa Henrique, bom saber isso, mas descobri o problema.

Os processadores para o soquete 462 que eu tenho aqui não estão bons e achei que estavam.

Resolvi arrumar outro processador só para ter certeza e descobri isso.

 

Esse lance da memoria é isso mesmo, vai trabalhar com clock menor e eu pensei que teria restrições.

 

Aí liguei e funcionou normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse caso talvez seja falta de compatibilidade da versão da BIOS com esses outros processadores requerendo apenas uma atualização.

 

Pode a atualização também não dar suporte a eles.

 

Mas esses processadores que não funcionaram estão dentro das especificações de compatibilidade da placa.

Um é um Athon e os outros são Semproms.

 

Se for realmente isso então eu teria que atualizar a bios e depois testar com esses que não funcionaram para ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...