Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Interruptores de luz desligando geladeira


misterjohn
Ir à solução Resolvido por misterjohn,

Posts recomendados

Sei que esse não é um fórum voltado a refrigeração envolvendo geladeiras, balcões frigorífico e afins, mas hoje em dia tudo tem eletrônica, então o equipamento em si é o que menos importa no momento, porque assim como é nesse poderia ser em qualquer outro como computador, impressora, etc.

Meu cunhado reclamou que ao acionar o interruptor de luz da cozinha, a geladeira parava de operar; como sou da área elétrica logo pensei que como sendo um apto antigo, poderia ter sido feita a fiação inadequada, eu diria até adequada para a parafernália que temos hoje movido a eletricidade e controlado por eletrônica.

Como temos a mesma geladeira, e também apto antigo, mas aqui o proprietário anterior caprichou nessa parte, tanto é que a subida até o apto é fio 8 AWG, como ocorria a mesma coisa com a minha pensei que era apenas coincidência, mas não é, também ocorre a mesma coisa eliminando a possibilidade do desligamento pelo acionamento do interruptor me levando a crer em falha de projeto eletrônico, já que isso não pode acontecer.

Alguem da área eletrônica poderia explicar o que causa a ocorrência e como sanar?

Geladeira Brastemp modelo BRU49B.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pode ser da área elétrica mesmo: 1° teste: ligue a geladeira em outra tomada 2°: desligue a lampada e meça a tomada. Algo me diz que já fez isso

Da eletronica: não conheço esta gelareira mas digamos que ela tem um circuito eletrônico sensível e que a lampada tem reator eletrônico ou de led ruidoso. A chance de interferência tende a zero mas não custa você tentar colocar uma lampada incandescente pra testar esta teoria maluca. Também pode tentar um fitro de linha na geladeira. O dela pode estar inoperante.

Eliminado as opções acima, ja comece a pensar a turma do scooby ou um caça fantasma de sua preferênca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gratos pela atenção e respostas

 

ilkyest: tensão na cidade é de 220 VAC

 

Isadora: Farei o teste 1, após arrumar uma extensão porque a danada é grande, era a maior em 2008

              Nao entendi, medir e desligar ao mesmo tempo para medir alguma variação e houver?

              No caso do meu cunhado, lá tem fluorescentes tubular e no meu caso lâmpada eletrônica.

              Quanto ao filtro de linha interno se houver, estaria inoperante o meu e o dele?

              Apesar de morarmos na mesma cidade, moro em um ponto e ele em outro extremo da cidade, para mim descaracterizando problemas com a concessionaria.

              Finalmente quanto ao Ghostbuster :D isso eu descarto porque acontece comigo e com outra pessoa.

              Farei outros testes já que todo meu apto usa lâmpadas eletrônicas, não reparei se acionar de outro cômodo acontece a mesma coisa, apesar de que o  imóvel conta com 7 circuitos separados;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu ver se eu entendi. você e e seu cunhado tem o mesmo modelo de geladeira apresentando o mesmo defeito, porém,instaladas em instalações elétricas distintas. Explique melhor o defeito. A geladeira desliga ao acionar o interruptor de lampada e só volta a funcionar quando você desliga a tal lampada? Desliga só o motor ou a lampada interna da geladeira também se apaga?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

desligar pra ver se seu interruptor está ligando a lâmpada E geladeira. Difícil mas não impossível.

Geralmente no circuito eletrônico da geladeira já tem um filtro de linha meia boca: um indutor+capacitor: evita sinais sujos da rede. Pode estar insuficiente. Também existe nos das lâmpadas de boa procedência:evita sujar a rede. Nas da china, infelizmente não há garantias. Mas se estiver vindo pelo ar, aí é outra abordagem.

 

Fantasma de dupla ação eu também nunca vi. Mas seilá.. tá tudo tão conectado hoje em dia...

 

Cômodo longe não deve causar incômodo pra geladeira. Mas não custa testar.

 

+1 teste simples: se não tiver terra - o pino do meio - , vire o plug na tomada. Se tiver, conecte-o à um terra. não tão simples

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem coisa mau explicada aí.

 

Mas em todo o caso, é muito, mas muito provavél que que seja uma falha/mau contato em uma emenda onde as duas fases ou uma só tenha conexão em comum. (O mesmo que o ilkyest disse, porém com a fase.)

 

Parece bobagem, mas em circuitos mau projetados, um simples disjuntor desarmado no quadro também causa esse tipo de defeito.

 

@misterjohn, você é a mesma pessoa que pediu ajuda sobre um forno e um microondas uns dias atrás? Se for, chame um eletricista urgente pois a coisa tá feia aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Meu cunhado reclamou que ao acionar o interruptor de luz da cozinha, a geladeira parava de operar; como sou da área elétrica logo pensei que como sendo um apto antigo, poderia ter sido feita a fiação inadequada, eu diria até adequada para a parafernália que temos hoje movido a eletricidade e controlado por eletrônica.

Como temos a mesma geladeira, e também apto antigo, mas aqui o proprietário anterior caprichou nessa parte, tanto é que a subida até o apto é fio 8 AWG, como ocorria a mesma coisa com a minha pensei que era apenas coincidência, mas não é, também ocorre a mesma coisa eliminando a possibilidade do desligamento pelo acionamento do interruptor me levando a crer em falha de projeto eletrônico, já que isso não pode acontecer.

Dimensionamento correto da fiação não significa instalação correta.

Bom, se ocorresse o contrário eu até diria que a tomada estaria em série com o interruptor.

Mas aposto mesmo na ligação errada, como?

Só mesmo pedindo para um bom eletricista (de verdade) analisar a instalação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu demorei um pouco a voltar aqui porque não vou ter como resolver isso porque agora ficando em cima do problema, percebi que o problema é mais complexo do que parece, uma noite dessas eu liguei e desliguei o interruptor da cozinha e não aconteceu nada, em outra ao ligar o interruptor a mesma continuava trabalhando, só desligava quando eu desligava o mesmo, quano falo em desligar a geladeira estou me refierindo apenas ao compressor, a iluminação continua.

Disconrdo do amigo acima quando sugere para consultar um eletrecista porque tanto lá no prédio do meu cunhado como no meu, a fiação foi feita por profissionais, sendo que o dele são dois conjuntos com 9 andares cada, com coberturas e aptos de grandes dimensões (quase 200m²), o meu um pouco menor na metragem e no número de cômodos (tres andares e 163 m²) e tudo foi feito de acordo com os padrões da época já que o meu é um pouco mais velho do que o dele, sendo contruido em 1978 e o dele em meados de 1980, tempo em que não havia tantos aparelhos eletrônicos em uso.

Creio que o causador do problema nem sempre está ativo da mesma maneira, por isso que existem essas variações de procedimentos como citado acima, hoje temos muitos equipamentos e lâmpadas eletrônicas, em nossa casa e nas dos vizinhos, de modo que ficará quase que impossível descubrir a causa do problema.

Vou citar um caso para ilustrar o grau de dificuldade, que ocorreu de verdade, até comentei em um post por aqui, meu pc vez ou outra desarmava do nada, o problema era o fio da tomada interna que estava solto, com a vibração da corrente elétrica vez ou outra desarmava como se fosse um reset; já da outra vez, o mesmo problema, o desarme, conversei com o meu vizinho do andar superior, para minha surpresa ele disse que o seu também, então pensei logo no problema da fiação geral, como eu era síndico do prédio, foi fácil ter acesso a esses locaisi e verifiquei que fios, fusíveis, etc, estava tudo bem apertado o que eliminaria o problema dentro do prédio.

Eu estava na porta do prédio, aguardando uma pessoa, como estava ventando um pouco, percebi um faiscamento na rede aérea, em uma das fases, pensei comigo, está ai o problema, e não deu outra, acionei a empresa concessionária e por sorte pude acompanhar o serviço e me informaram que realmente um conector de uma das fases estava solto, dai com o vento mexendo os galhos e esses na fiação, ocorria o mal contato e consequente desarme.

Mas agora nesse caso não vou ter como fazer experimentos, desligar lâmpadas e outras coisas mais, só me resta consultar a fabricante da geladeira, já que ocorre a mesma coisa tanto lá como cá, e agora, não creio que seja alguam coisa relacionada a cicruitos ou concutores mal dimensionados.

Obs: Me lembro no inicio dos anos 60 quando a gente morava em um grande casarão, cada vez que ligava o chuveiro a casa escurecia, já que era apenas um ciccuito só para a casa toda e eram instlados os fusíveis tipo "tabaqueira" que ficavam do lado externo, no alto das paredes, ou dentro de caixas de passagens, há muito tempo que se utiliza varios circuitos, principamente para grandes consumidores como chuv eiro, ar condicionado, etc, acredito que com a massificação da eletrônica, filtros precisam ser instalados para evitar efeitos colaterais como possivelmente esse.

De qualquer modo, agradeço a todos que participaram deste post e se alguém tiver uma geladeira Brastemp Frost Free deste ou de outro modelo, comecem a observar se isso também ocorre em vossos domicilios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o Sr. tem todo o direito de discordar das opiniões aqui dadas, mas por experiência digo que "interferências" do tipo que sugere não são nada comuns, principalmente se tratando de um aparelho como um refrigerador.

 

Existem aparelhos eletrônicos muito, mas, muito mais sensíveis que não sofrem "interferências" por surtos, pelo menos não dentro de casa.

 

A não ser que tenhas um transmissor de RF ou uma bobina de Tesla dentro de casa, mesmo assim outros aparelhos fritariam antes do refrigerador.

 

O último conselho útil que posso dar é: Procure uma empresa de refrigeração confiável e peça para testarem o circuito eletrônico de controle que esses refrigeradores possuem, se é que esse seu possui um.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Por acaso a minha também é brastemp frost free deve ter uns 15 anos. Já deu defeito num sensor do descongelamento e um relé em épocas diferentes e ambos 'auto'-consertei.

 

Realmente percebo funcionamentos erráticos. p.ex. motor + ventoinha desligam do nada simultaneamente, quando o certo é manter a ventoinha por uns 10 segundos após desligar o motor).

 

De fato teorizo ser algo associado à interferências 'misteriosas' mas como não incomoda sua missão principal, por hora tá tudo certo. Infelizmente não consegui associar a nenhum evento externo (acabo de fazer o teste: a lampada da cozinha é led, microondas perto e tal e nada). Mas nada impede de num futuro distante faça algum ajuste técnico (literalmente falando) no circuito de filtro dela pra ver que merdadá

 

Caça fantasma talvez seja exagero, mas que tal um pai de santo? kk

abç

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Sr. mesmo disse, és da área de elétrica, surgido que entre em contato com a representada ou fabricante e solicite suporte técnico, visto que o problema se comporta de modo intermitente.

Quanto aos testes, sem quaisquer dúvidas, vale verificar a tensão na tomada que alimenta a geladeira no acionamento dos interruptores que causam a tal anomalia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@misterjohn, Se não me engano, sua Geladeira tem uma placa de controle que possui um PIC como processador, é alimentada por uma fonte chaveada, e como filtro do retificador (ponte de diodos direto da tomada), tem dois capacitores de 4,7uF/400V em paralelo, troque eles, e em alguns casos, os capacitores no secundário da fonte chegam a inchar!... Troque eles também, (se não me engano 4 ou 5 capacitores no total) Primário e secundário.

Com essa troca sua geladeira voltará a funcionar normalmente!...


Com certeza, os capacitores do primário estão ruins, e qualquer ruido que houver no primário, o PIC se "perde" e desliga o compressor...


PS: Em "off"!!!...

Tenho observado isso com muita frequência, em Geladeiras, Micro-ondas, condicionadores de ar portáteis e até em estabilizadores! Nesses últimos, parece que o PIC queima ou corrompe o programa, ficando o estabilizador completamente inutilizado!... :(


PS2: Essas falhas tenho observado com equipamentos com menos de 4 anos de uso!... (Placas chinesas).

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

boa bc. Por uma daquelas estranhas coincidências, esta noite minha geladeira ficou um tempão desligada. Achei estranho e apelei desligando-a por 5 minutos e liguei de novo.

 

Há anos que abri o circuito pra ver nem me lembro direito. Mas lembro que é fonte "rabo-quente" e não chaveada. Ah e me lembro também que não é pic (ufa!) é um antigo motorola seiláoquê. Vou ver o lance dos capacitores. Talvez tire fotos pra efeito de comparação e "florir" o post. Saco ficar só na leitura né...

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como citado pelo colega Bcpetronzio, o crescente aparecimento de PICS controlando as coisas tem aumentado o número de casos de interferência elétrica, ou eletromagnética que facilmente consegue resetar o fazer pendurar esses controladores.. Somado a isso a crescente escalada da iluminação eletrônica, com lâmpadas de baixo fator de potência e potencialmente geradoras de chispas na chave, tanto em seu ligamento quanto ao se desligar as mesmas, configura excelentes geradores de RF que se propagam ou pela fiação elétrica ou pelo ar mesmo..

 

Eu mesmo tenho um televisor aqui em casa, Samsung moderno, que suprime por segundos (1 a 2) sua imagem na tela em algumas das vezes que se desliga ou liga uma lâmpada ou ventilador de teto. Outro dia aconteceu de modo sincronizado com uma ou outra inversão do motor da máquina de lavar roupa, que é uma excelente geradora de RF, já que o sistema de inversão do tambor dela é na marra, na força bruta, na inversão de sentido de rotação do motor..   Não sei se o RF gerado interfere no Televisor, momentaneamente, ou no set top box da tv a cabo... Mas que eventualmente interfere isso sim eu sei..

Porque que tem vezes que isso acontece e tem vezes que não???

Simples, o desligamento ou acendimento de uma lâmpada pode pegar a tensão momentânea da rede elétrica em muitos diferentes valores dessa tensão.. Ora, se ele acontecer justo nos picos da tensão da rede elétrica, a faísca tende a ser maior, de maior amplitude, e maior quantidade de RF será gerada..  Você pode notar escutando essa faísca, junto a chave interruptora de uma lâmpada eletrônica e perceberás que o ruído gerado tem diferentes tamanhos..

 

Ainda que mal pergunte, e sabendo que refrigeradores vem equipados ou com plug de 3 vias (com o pino para aterramento) ou com um fio separado, para que nele conectemos o aterramento, esse seu refrigerador está conectado como aterramento. Penso que isso poderia mudar tudo...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos grato pelas brilhantes explicações dadas até o momento, quando comprei o apto em 2003 dava choque no registro do chuveiro apesar de o apto e o prédio ter o fio terra, mas optei por instalar um terra "exclusivo" para somar com o já existente, comprei o material por conta do prédio e eu mesmo instalei, acabaram os problemas, então essa parte eu garanto que está ok.

Não saberia precisar nem com chute o que pode influir mas tenho noção de que a "parafernália" que temos hoje pode gerar isso e outros, já que é um apto com lâmpadas eletrônicas em todos os cômodos, várias tvs de lcd, 3 computadores, ventiladores de teto em todos os cômodos, isso existe nos demais aptos, então até para testar fica difícil.

O mais interessante disso tudo é que meu computador que pesa mais de 15 kg (quinze kilos) por ter muita coisa dentro só hds são 6, está ligado dentro do quarto de empregada no mesmo circuito que alimenta a máquina de lavar (10 Kg) Brastemp (que tem me dado mais dor de cabeça do que alegria), e quase sempre é lgada quando estou com o computador ligado, e em todos os ciclos de operação da mesma nada acontece em relação ao pc, "nem pisca", mesmo durante as sucessivas partidas no motor (eu mesmo já troquei duas placas paralelas e por último uma original desta lavadora em 7 anos de atividade, sendo as substituições todas em um único ano), já gastei "meia máquina" nessa brincadeira, isso porque sou eu mesmo que troco.

Não sei se isso serve de parâmetro para análise, mas alguns ventiladores de teto que tem aqui, foram adquiridos em 1996, operaram 5 anos em um apto, 5 em um sobrado e o restante do tempo aqui no imóvel atual, interessante que quando danificava o capacitor nas residências anteriores a essa, como é de partida, obviamente não funcionava ao passo que aqui já troquei capacitores em 3 deles porque embora ligasse não alcançava a rotação plena.

Quanto a demais problemas ligados a energia elétrica aqui no imóvel é muito raro, principamente porque a fiação de entrada do prédio até o apto é muito robusta e a fiação é bem distribuida internamente a ponto da Concessionária vir aqui no prédio fazer uma vistoria no relógio e nada fo constatado de irregularidade, não ficaram satisfeitos, trocaram o antigo relógio (aquele que tem uns 6 ou mais reloginhos) por um digital e não mudou nada em termos de consumo, acho que eles pensaram que o consumo é desproporcioanal ao imóvel. A carga elétrica instalada aqui é alta mas devido ao uso racional e uma boa instalação, evita o desperdício e o custo adicional gerado pelo aquecimento da fiação.

Obs: Quando troquei o antigo condicionador de ar (1988) por um atual Split Inverter, não adquiri um Fugitsu justamente por medo de gastos com placas, já que este possue 5 placas, e por sinal bem caras.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-642324641-placa-eletronica-fujitsu-inverter-12000-btus-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que pouco tem a ver o que vou descrever aqui, mas pra mim acontece que quando ligo e desligo o interruptor da lâmpada (eletrônica) do meu quarto o PC faz o som de USB conectado e desconectado, aquele "tadãm" que o windows faz... deve ser interferência também, lembrando que uso um clamper multiproteção e uma fonte OCZ ZT 550, e mesmo assim acontece isso, e coincidência ou não, minha fonte com uns 9 meses de uso parou de funcionar, só ligava às vezes, consegui trocar a dita cuja, que ainda não chegou. Lembrando também que tenho aterramento só para o PC, mas um tempo atrás o chuveiro era ligado no mesmo aterramento, não sei se pode ter alguma relação.

Outra coisa estranha é que antes eu tive duas fontes TX 650 que emitiam um ruído bem alto tipo " dom dom dom", esse ruído era bem mais alto que esses ruidinhos agudos normais das fontes...

Aqui está o link  do vídeo que fiz dessa fonte:https://www.youtube.com/watch?v=rOLWMQldVms

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Césardelta, não discordei de opinião nenhuma, até porque não teria como, realmente sou da área elétrica não eletrônica que é bem diferente, meu curso foi feito pelo Senai em 1974, mas me foquei na Eletrecidade industrial e no tempo predominava ainda e muito a corrente contínua pura por ser gerada e também retificada, a eletrônica ainda engatinhava em nossas industrias, hoje predomina com certeza os equipamentos sejam industriais ou não, inclusive carros, quem mexia antes nos antigos carros carburados hoje fica sem saber o que fazer ao abrir o capo dos carros atuais, com central eletrônia e muitos sensores instalados.

Não me atualizei nem procurei fazer cursos de eletrônica porque mudei de área, então meu conhecimento industrial praticamente ficou obsoleto, mas ainda não revogaram a lei da física e o princípio que rege a corrente elétrica ainda é o mesmo, e como hoje praticamente todos produtos que usamos em casa são eletrônicos, desconheço possíveis interferências ou conflitos que estes podem gerar quando inseridos nos circuitos de um imóvel.

 

Isadora, permita-me discordar de voce, mas voce com certeza sabe que tanto geladeira como ar condicionado trabalham dentro de ciclos definidos pela temperatura, de modo que se não forem cumprídos na íntegra do seu projeto, o resultado final será prejudicado bem como a vida útil do aparelho por estar trabalhando fora do regime a qual foi projetado. No caso do ar condicionado, se ele desligar antes de atingir a temperatura programada, não estará cumprindo sua função que é de refrigerar o ambiente a uma temperatura programada, no caso da geladeira é pior ainda porque os alimentos podem se deteriorar antes do tempo caso a geladeira não consiga atingir o augê do cliclo de refrigeração, além de acelerar o desgaste dos componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro amigo, não entendi direito o motivo da 'discórdia' mas tudo bem. O que fiz foi desligar por 5 minutos pra garantir que a alimentação vá a zero e resete o mc e depois liguei de novo. Ah sim, acho que você pensou que alterei o projeto... nada disso. Leia-se tirei da tomada por 5 minutos e recoloquei

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que discordo é isso aqui: "De fato teorizo ser algo associado à interferências 'misteriosas' mas como não incomoda sua missão principal, por hora tá tudo certo. Infelizmente não consegui associar a nenhum evento externo (acabo de fazer o teste: a lampada da cozinha é led, microondas perto e tal e nada). Mas nada impede de num futuro distante faça algum ajuste técnico (literalmente falando) no circuito de filtro dela pra ver que merdadá"

 

Onde voce diz que possíveis estranhas ocorrências não interfere na missão principal, no meu caso interfere, inclusive está havendo interferências de outras fontes, como voce deve saber, a geladeira ao ligar objetiva atingir a temperatura a qual foi ajustada, apos isso desliga até um novo ciclo que será acionado pelo termostato, e isso demora um tempo; a minha inicia o processo, roda alguns segundos e para, dali a pouco repete e depois inicia normalmente...creio que o funcioamento é derrubado por algum acionamento em outro apto do mesmo modo que acontece no meu.

Caro amigo, não entendi direito o motivo da 'discórdia' mas tudo bem. O que fiz foi desligar por 5 minutos pra garantir que a alimentação vá a zero e resete o mc e depois liguei de novo. Ah sim, acho que você pensou que alterei o projeto... nada disso. Leia-se tirei da tomada por 5 minutos e recoloquei

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok entendi amigo. Agora queira por gentileza entender que não generalizei. O caso é da MINHA geladeira cujo efeito colateral se resume a desligar o circulador de ar simultâneo ao compressor. De resto, tá tudo certo. Parece que a SUA está mais sensível. Talvez mais caduca pela idade sei lá. Me lembro vagamente de alguém ter lhe sugerido a troca dos capacitores (tudo bem, não é seu ramo)

 

Alternativas que lhe foram sugeridas por acaso experimentou? repetindo: virar a tomada, fio terra, filtro de linha e vou lhe dar a derradeira: blindagem do circuito eletrônico: envolva com um saquinho plástico e por cima um papel alumínio. Se quiser/puder que este dê contato com o terra/chassi

 

Ah e com relação ao desligamento prolongado que descrevi, provavelmente foi em função da queda brusca de temperatura de minha região associada à alguma paranóia provocada pela lembrança deste tópico: culpa sua.

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Virar a tomada adianta em um circuito bi-fásico de 220 VAC???? Fio Terra existe. Ainda não abri a geladeira.
Apenas para fazer uma comparação já que voce citou sua região, em 1988 comprei um ar condicionado Springer, Quente/frio, 10.000btus, 220 VAC e instalei aqui na baixada santista, em SP.

O aparelho possuia uma tecla supostamente de economia de energia chamada Energy-saver; como voce sabe, o ar condicionado opera em ciclos comandado pelo termostato que ao atingir a temperatura selecionada desliga o compressor e a ventoinha continua em atividade, a proposta dessa tecla era desligar a ventoinha junto com o compressor. Em um dia muito quente liguei o aparelho e acionei a citada tecla para economizar energia. No meio da noite acordei pingando de tanto calor, porque o aparelho ao atingir a temperatura desejada desligou o compressor, ventoinha e não ligou mais.

Entrei em contato com a Springer que informou que tal dispositivo foi concebido para funcionar no Rio Grande Do Sul devido as baixas temmperaturas, não debati porque não iria adiantar, ou foi erro de projeto ou so funciona mesmo por lá vai saber.

Tirando a questão da tecla que nunca mais acionei, o bichão me serviu até 2015; ele pesava quase 50 Kg, foi substituido por um split inverter com maior capacidade e menor peso (12.000 btus e 28 Kg a concdensadora).

 

 

post-486197-0-26061500-1428499899_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Hoje fui na casa de minha irmã, e ela falo que chamou o técnico da Brastemp e foi trocado a placa da figura abaixo, agora vou no mesmo caminho, já que os sintomas lá são os mesmos que aqui, alguém conhece essa placa?


Complementando o post:

 

https://www.youtube.com/watch?v=bDoYGcW939o&feature=player_embedded#t=312

post-486197-0-49515100-1431305538_thumb.

post-486197-0-30284300-1431305556_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...