Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura CPU AMD A6 5400K


Ir à solução Resolvido por Contiusa,

Posts recomendados

Montei meu primeiro desktop, mas estou em inseguro quanto ao uso correto da pasta térmica.

Usei o processador AMD APU A6 5400K 3.6Ghz Black Edition, com pastar térmica CoolerMaster Ice Fusion e cooler box que veio no processador.

Apliquei pouca pasta, espalhando sobre todo o processador, uma camada muito fina.

Temperatura em repouso 56 graus.

Rodando Heaven Benchmark, pico de 91 graus, mas se mantém em 75 graus.

Minha cidade é MUITO quente, e o PC está em um escritório apertado e sem ar ou ventilador.

No Kabum, um comprador diz que o mesmo processador fica em 40 gras no repouso e 55 graus jogando.

Será que apliquei esta pasta térmica corretamente ?

** após montar o PC junto à um monitor de 22 polegadas, o escritório virou um forno, de tão quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leia o artigo todo para aprender a aplicar a pasta corretamente: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-1/2291

 

Eu não faria mais esses testes de estresse. Você pode danificar a sua CPU com essas temperaturas de 90ºC. Sobre ter lido que fica 55ºC jogando, provavelmente foi um cliente que tem um cooler aftermarket, e não o cooler box.

 

Aplique a pasta corretamente e veja as temperaturas em load. Se ainda estiver alta, é melhor gastar uns 80 reais e comprar um cooler bom para o seu sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei meu primeiro desktop, mas estou em inseguro quanto ao uso correto da pasta térmica.

Usei o processador AMD APU A6 5400K 3.6Ghz Black Edition, com pastar térmica CoolerMaster Ice Fusion e cooler box que veio no processador.

Apliquei pouca pasta, espalhando sobre todo o processador, uma camada muito fina.

Temperatura em repouso 56 graus.

Rodando Heaven Benchmark, pico de 91 graus, mas se mantém em 75 graus.

Minha cidade é MUITO quente, e o PC está em um escritório apertado e sem ar ou ventilador.

No Kabum, um comprador diz que o mesmo processador fica em 40 gras no repouso e 55 graus jogando.

Será que apliquei esta pasta térmica corretamente ?

** após montar o PC junto à um monitor de 22 polegadas, o escritório virou um forno, de tão quente.

 

A pasta térmica não precisa lambusar, como nosso amigo acima citou tem que ser usada em pouca quantidade.

 

Varios fatores podem influenciar na temperatura, bem como temperatura ambiente, circulação de ar do ambiente. Você citou que sua cidade é muito quente isso pode ser um fator.

Bate muito sol proximo ao CPU? 

Outros fatores, seu gabinete tem uma boa ventilação? Existem fans que ajudem a circulação de ar dentro do gabinete?

As fans estão bem limpas? fans com acumulo de poeira tendem a não exercerem sua função adequadamente.

 

Enfim, como disse tudo atribui para tal temperatura. Faça uma analise de tudo que pode estar impedindo o resfriamento do seu CPU, e evite chegar a temperaturas tão altas como disse no seu teste de estresse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pasta térmica não precisa lambusar, como nosso amigo acima citou tem que ser usada em pouca quantidade.

 

Varios fatores podem influenciar na temperatura, bem como temperatura ambiente, circulação de ar do ambiente. Você citou que sua cidade é muito quente isso pode ser um fator.

Bate muito sol proximo ao CPU? 

Outros fatores, seu gabinete tem uma boa ventilação? Existem fans que ajudem a circulação de ar dentro do gabinete?

As fans estão bem limpas? fans com acumulo de poeira tendem a não exercerem sua função adequadamente.

 

Enfim, como disse tudo atribui para tal temperatura. Faça uma analise de tudo que pode estar impedindo o resfriamento do seu CPU, e evite chegar a temperaturas tão altas como disse no seu teste de estresse.

Entendo que tem vário fatores que influenciam na temperatura.

O PC é novo. Ao invés de comprar montado, preferi comprar as peças e montar. É para escritória da minha empresa.

A dúvida era só a pasta térmica.

Percebi que apesar de colocar camada fina, foi demais.

Vou recolocar a pasta térmica e falo o resultado.

Grato.

Leia o artigo todo para aprender a aplicar a pasta corretamente: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-1/2291

 

Eu não faria mais esses testes de estresse. Você pode danificar a sua CPU com essas temperaturas de 90ºC. Sobre ter lido que fica 55ºC jogando, provavelmente foi um cliente que tem um cooler aftermarket, e não o cooler box.

 

Aplique a pasta corretamente e veja as temperaturas em load. Se ainda estiver alta, é melhor gastar uns 80 reais e comprar um cooler bom para o seu sistema.

Apesar de colocar pouca pasta, ainda foi demais.

Coloquei espalhada.

Gostei muito do link, obrigado.

Não troquei a pasta do Desktop.

Mas troquei no meu note, MSI GT780, com 3 anos de uso, para jogos.

Usei a Cooler Master Ice Fusion, coloquei somente uma mínima quantidade.

Impressionante, o i7 baixou de 88 para 78 graus em jogos.

A GTX 560M manteve os 80 graus em jogos, mas a temperatura mínima baixou 6 graus.

Amanhã vou trocar a do Desktop e posto aqui.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente eu acho que você podia comprar uma pasta térmica melhor. Essa Ice Fusion tem a menor condutividade térmica que eu já vi. Talvez seja igual a Implastec branca. Você sentiu diferença no note porque a antiga devia estar velha e seca, mas eu acho que podia melhorar.

 

Tente comprar uma MX-4 ou Xigmatek 3G PTI-G3606. Pode dar uma boa diferença, especialmente no note. 78ºC em jogos ainda está alto. A placa de vídeo tem uma tolerância térmica maior, mas se preocupe se passar muito de 80ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi o primeiro Desktop que montei.
Vi no site da Kabum, onde comprei todas as peças e vi a marca Cooler Master, imaginei que fosse boa.
Também pensei que 3 ou 4 gramas de pasta era muito pouco. Só conheço pela internet.
Percebi que consigo aplicar em vários PCs com um tubo de 3g.

Qual seria a MELHOR pasta térmica ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma das melhores é a Arctic Cooling MX-4, (condutividade de 8.5) mas não estou encontrado nas lojas. Não compre no ML, pois tem falsificada. Daqui a pouco deve voltar no Kabum ou Pichau. Tem na Hardstore por 50 reais, mas estou achando um pouco caro. Geralmente está na casa dos 40 reais.

 

Uma boa opção é a Xigmatek Xi-3 HDT: http://www.hardstore.com.br/?view=detalhes.produto&c_produto=12423&cat=2. Está por um bom preço e tem condutividade maior do que a MX-4. As duas vão dar o mesmo resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li bastante sobre o assunto.
Pelo visto, a Xigmatek Xi-3 HDT é excelente, sendo melhor que a MX-4.
Tem a Gelid GC Xtreme, mas encontrei por R$ 70,00, o dobro do preço, por 1 grau à menos. Não vale a pena.

Pensei nas Liquido Pro, mas é excessivamente complicada de usar.

Vou comprar a Xigmatek e posto aqui  o resultado.

Gostei desta tabela.
http://www.tomshardware.com/charts/thermal-compound-charts/-6-GPU-Cooling,3366.html
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa opção também: http://www.oficinadosbits.com.br/produto15711/Cooler_Master_Pasta_Termica_C_RG-EFX1-TG15.html. É melhor do que a  Xigmatek e a MX-4, mas a diferença é de 1-2ºC entre todas elas. Qualquer uma dessas que você comprar vai te servir bem:

 

http://www.tomshardware.com/reviews/thermal-paste-performance-benchmark,3616.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloquei a pasta térmica no A6 de acordo com o recomendado.
Temperatura mínima 49C e máxima 92C.
Fan 2657 e 3183, respectivamente.
HW Monitor.
Não fiz teste de estresse. Foi apenas o  uso do PC por umas 8 horas, com navegador sem vídeos e excel básico.
Dia fresco, uns 24C de temperatura ambiente.

*Fechei o gabinete. No primeiro post, estava trabalhando com ele aberto.
** Gabinete básico,  cooler box,  cabos bem organizados.
*** Pasta Cooler Master Ice Fusion.

Este PC é para a empresa, uso básico.
Algum comentário ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Tem alguma coisa errada aí, pois desse jeito você vai danificar a CPU. Uma hora ela queima e não liga mais.

 

O cooler box está encaixado corretamente? Ele jamais poderia passar de 90ºC em uso de escritório.

 

Entre no BIOS e veja como está a temperatura. Veja também com o AIDA64 só para confirmar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...