Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda sobre HD com Bad Sectors


Visitante
Ir à solução Resolvido por PPK2,

Posts recomendados

Bom dia, estou com um HD IDE Samsung SP0842N 80GB/7200RPM, é antigo porém eu pensava em usá-lo para testar algumas distribuições Linux pois hoje estudo e pretendo obter certificado Linux LPI etc.. enfim... o problema é que instalo a distro e quando vou iniciar dá erro no grub... resolvi verificar com um CD do HDD Regenerador que tenho aqui para casos de defeitos em disco e minha surpresa e espanto foi quando no inicio do teste já apareceram vários setores com defeito, aliás não há um setor sequer que esteja ok..... o porém da história é que em outro PC misteriosamente não existem tais setores defeituosos  :huh: 

 

O mais incrível é que o outro PC é um Athlon XP, Motherboard A7S333 DDR 133 e o que dá erro é um com Intel Dual Core 3,20GHZ 2GB MotherBoard ECS 945GCT-M, os dois são antigos porém o segundo é mais atual que o primeiro obviamente.. então o que poderia ser isto? porque será que em um PC o HD aparece com defeitos e no outro funciona e não apresenta erros? :confused: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Se possível em alguma máquina instale o HDTune, faça um scan e poste imagens das abas ( Health ) e (Error ).

Abraçi

Bom, vou colocar o HD na máquina com Windows e fazer este teste... ;)

 

Ps: Mas o problema não poderia ser em alguma configuração que ainda não sei e não o fiz na máquina em que é apresentado "setores defeituosos"? pois se em um ele funciona normal... o que este teste poderia trazer de novo?

Olá

Se possível em alguma máquina instale o HDTune, faça um scan e poste imagens das abas ( Health ) e (Error ).

Abraçi

 

 

 

 

 

7FJm0UF.png

 

hXL8Ula.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olá

 Realmente está um pouco misterioso, pelas imagens do HDTune o seu HD está ótimo, tem de haver qualquer problema na máquina na qual dá erros no HD.

 Nessa máquina comece por fazer uma limpeza seguido de um Clear CMOS completo, pilha e jumper, desmonte e volte a montar todos os cabos de ligação, se possível inicie a máquina só com CPU uma memória e o HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que seja algum pente de memória com poeira ou com defeito. Isso por que pode o HD estar lendo ou gravando dados e os mesmos são corrompidos ao passar pelas memórias.

 

Veja se não tem muita poeira e faça uma limpeza inclusive usando borracha escolar de apagar lápis. Depois teste com um pente de memória de cada vez ou então rode o gratuito Memtest86+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas..!! por enquanto consegui instalar o Fedora 21 porém ainda existe algo errado e está travando demais na hora de instalar alguma coisa e na inicialização.... no próprio boot o shell reporta mensagens sobre DMA..

 

ata2.00 exception Emask 0x0 SAct 0x0 SErr 0x0 action 0x6

BMDMD stat 0x24

 

Command error read DMA

 

 

Isto falando de Linux, Windows eu tentei instalar mas nem inicia... READ ERROR

 

Creio que o problema seja mesmo no PC e não no HD, até porque a placa mãe é ECS que normalmente são um lixo mesmo.. enfim vou seguir algumas recomendações postadas aqui e volto, enquanto isto quem tiver mais alguma ideia.. agradeço se puder compartilhar pois sobre este erro nunca tinha visto nada parecido... o certo é comprar um HD novo, mas por estes dias não posso, mas obrigado a todos que reponderam ao tópico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PPK2 @Heitor Bonfim_742790 @Henrique - RJ

 

Obrigado pela atenção, segui algumas de suas dicase como disse até consegui instalar e iniciar o Fedora 21 porém estava dando umas travadas, então resolvi mexer no setup e modifiquei o modo DMA para WDMA e PIO 3, desabilitei 32bits data transfer e o SMART. já no Linux adicionei alguns parâmetros que otimizam o I/O e agora mesmo não estando rápido como deveria pelo fato de estar em PIO 3 e WDMA que é mais lento, está funcional e dá pra usar por enquanto, até eu mudar o hardware ;)

 

Segue as configurações do fstab e grub >>V3mgHXl.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me ocorreu o seguinte, você sabe que instalação de aparelhos IDE há que se seguir certas regras para se evitar zebras.

 

Tem que se observar a posição do jumper atrás do HD que o configura para slave, master ou cable select.

 

Tem que se prestar atenção quanto ao conector do cabo se for duplo isto é, o conector do meio é para a posição slave e o da ponta para master.

 

Tem que se observar se o cabo está espetado em um slot especial da placa-mãe geralmente de cor diferenciada.

 

Talvez o seu erro esteja nisso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me ocorreu o seguinte, você sabe que instalação de aparelhos IDE há que se seguir certas regras para se evitar zebras.

 

Tem que se observar a posição do jumper atrás do HD que o configura para slave, master ou cable select.

 

Tem que se prestar atenção quanto ao conector do cabo se for duplo isto é, o conector do meio é para a posição slave e o da ponta para master.

 

Tem que se observar se o cabo está espetado em um slot especial da placa-mãe geralmente de cor diferenciada.

 

Talvez o seu erro esteja nisso.

@Henrique - RJ Isto eu sei amigo, o problema com certeza está na placa mãe que na verdade o padrão dela digamos assim, é SATA e tem apenas um conector para IDE e creio que como é ECS este "suporte" a IDE é defeituoso sei la..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez o controlador do IDE dessa placa seja mais indicado para drives de CD/DVD e não para HDs ( é ver no manual dela se diz algo nesse sentido ).

 

Chegou a fazer o teste de novo com o HDD Regenerator com essas novas configurações no setup ?

 

Pode ser que agora não acuse mais bad blocks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O HDD Regenerator é uma boa pedida. Como última alternativa, você pode utilizar o software do fabricante do HD para reconstruir as trilhas lógicas. Isso se você tiver a certeza que o problema está no HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...