Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre amplificador diferencial


Lucas S.

Posts recomendados

Fiz um tutorial bem abrangente. Com a teoria e muitos exemplos.

No endereço a seguir tem a solução. Especificamente no item III.2.3.2

Preferivelmente, faça o login, que o download fica fácil.

 

http://www.4shared.com/office/_ieu2Fhb/transistores_para_pequenos_sin.html

 

 

Estude antes o seguinte tutorial.

 

http://www.4shared.com/office/zLwtIk8Gba/Conceitos_Preliminares__1_.html

 

 

Bons estudos.

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara eu dei uma olhada mas não conseguir achar este exemplo. po não tem como você explicar não?

Estudo pelo livro do Malvino e ele não deu exemplo de como calcular quando se aplica duas tensões diferentes na base, transistor eu tenho conhecimento mas meu cálculo não esta batendo, não mais o que fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Páginas de 36 a 40 do arquivo "transistores para pequenos sinais1.pdf".

 

No seu exemplo fica até mais simples.

É só fazer:

Rin1 e Rin2 = 0, saem do circuito, viram um curto.

Rb1 e Rb2 = infinito, saem do circuito, viram um circuito aberto.

 

Acrescente o resistor de 1k no outro coletor e siga o mesmo método para calcular.

 

Acho que você esqueceu uma teoria que diz que a tensão em um ponto é a SOMA das tensões geradas neste ponto.

Em outras palavras.

 

1 - Calcule a tensão existente no coletor do transistor da esquerda para uma das fontes (Vin2) igual a zero.

Depois faça o mesmo para a outra fonte (Vin1) igual a zero.

 

2 - SOME as duas tensões e você terá a tensão no coletor do transistor da esquerda (Vc1).

 

3 - Repita o procedimento para o outro coletor (Vc2).

 

4 - V5 = Vc2 - Vc1

 

Tente começar a fazer e poste seus cálculos (Obs 1), que lhe mostro seus erros e indico como prosseguir.

Explico.

O valor vai depender do MODELO do transistor que seu professor apresentou a você. Se ele tem hie e uma fonte de corrente beta.

 

Obs:

1 - Tire uma foto ou escaneie seus manuscritos e gere um arquivo .JPG para ver seu desenvolvimento. O mesmo que você usou para mostrar seu circuito.

 

Em tempo. Este circuito é didático pois se montado e ligado pode queimar pelo menos um transistor, ou deixa de ser uma solução para pequenos sinais (linear), pois em alguns momentos a tensão entre coletor e emissor tenderia a zero ou o transistor cortaria.

 

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@

Muito bem, Lucas!

Vejo que você tentou fazer.

Vou lhe ajudar.

A análise cc está correta.

Na análise ca faltou o óbvio, ou a tensão Vc2 - Vc1

Então vou preparar uns manuscritos e vou mostrar os passos a seguir.

Aguarde...

MOR_AL

mas eu fiz vc2 -  vc1, que deu 426 mv.

enquanto a sua resolução tô vendo ainda, tentando entender o que você fez...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@

 

Vou responder às suas perguntas que você fez por MP.

 

olá, eu não entendi muito bem o que você fez não,tá muito complexo ainda mais com matriz ...

 

Sim. Usei matriz, mas também mostrei o sistema linear com 2 equações e duas incógnitas. Você pode resolver a partir daí.

 

e sua letra parece de médico também kkkk.

 

Cara!

Eu escrevi com letras de imprensa, bem claras e legíveis! Como você pode afirmar isso?

 

eu entendi a parte que você montou aquela 2 expressões uma de v1 e outra v2 e o hie eu não sei o que é então imaginei q seria a impedância de entrada do amplificador que pode ser calculado como zin= 2x hfe x re(resistência interna do emissor).

 

hie faz parte dos parâmetros h do modelo do transistor. É o seu r'e1, ou r'e2 do seu desenho. É a impedância entre a base e o emissor do transistor.

 

não sei se é isso mesmo mas no final cheguei em um resultado diferente do seuer

 

Bom.

Tente fazer uma revisão no seu desenvolvimento, ok?

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...