Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema Inicialização da bomba do Watercooler


Posts recomendados

Fala galera, tudo bem?

Recentemente comprei um computador (Desktop) usado, achei um bom (aparentemente) computador por um bom preço e comprei. Esse é o meu primeiro computador com refrigeração watercooler.

A uns 15 dias começaram a aparecer os primeiros sinais de que algum problema estava acontecendo.

O que acontece é que quando tento ligar o computador, a informação "CPU FAN ERROR" surge na tela, e olhando vi que a bomba não estava acionando( não estava bombeando). No primeiro momento era apenas uma questão de religar algumas vezes e a bomba iniciava e o computador funcionava normalmente com temperatura normal.

Contatei o vendedor mas o cara nunca apareceu para arrumar e também não atende mais o telefone e não sei onde localizá-lo.

Acredito que além de pilantra o cara era modder, pois quando abri o gabinete vi que ele modificou algumas coisas, e tentei entender o que ele havia feito.

Pois é, olhei e não entendi. Esse é o meu case.

 

IMG_0578.jpg

 

Eu logo pensei que o problema talvez fosse a bomba que não estivava recebendo energia suficiente, ou estava com algum mal contato, dessa forma não inicializando. Porém minha surpresa foi quando eu vi que o antigo dono alterou o cabeamento da bomba. Olhando a peça original dá pra ver (abaixo) que saem dois cabos da bomba, onde um deve ser conectado na placa mãe e o outro é conectado junto a fonte, o que encontrei foram ambos interligados e conectados todos na placa mãe.

 

hidro.jpg

 

IMG_0579.jpg

 

Olhando para um dos cabos de energia da bomba, reparei que um estava cortado (imagem abaixo). Eu não conheço nada de case mod e nada de eletrônica, mas acredito que o problema esteja justamente ali, o antigo dono deve ter feito essa engembration e por algum motivo fez essa conexão estranha e todos os cabos  da bomba estão conectados direto na conexão da placa mãe. O que não consigo entender é, como ele funciona mesmo com esse cabo cortado

 

IMG_0580.jpg

 

Talvez essa engembration seja o motivo de eu ter encontrado esses cabos com sinal de derretimento da sua capa protetora, acredito que talvez eles estivessem operando uma capacidade maior que seu limite e isso tenha sido a causa desse derretimento. Em alguns pontos eu fixei removendo a oxidação e isolando o fio com fita isolante.

 

Gostaria da opinião de vocês, sobre essa situação, o que pode estar acontecendo e que opções eu tenho para arrumar isso, como mencionei, as vezes a bomba inicializa e o computador funciona perfeitamente, porém já aconteceu dela desligar durante o uso. 

 

Espero que eu tenha conseguido ser claro na explicação, mas qualquer dúvida, por favor me perguntem.

 

 

Muito obrigado desde já :)

 

 

ps. O kit de watercooler é o Hadron Hydro Water Cooling Kit e o case é EVGA Hadron.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...