Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Função com parâmetro de valor no visualg


Ir à solução Resolvido por LNW,

Posts recomendados

Bom dia galera, sou professor e estou usando o visualg como introdução a linguagem C para alunos do ensino médio.

 

Estou usando o proprio help do visualg pra apresentar as funcionalidades do programa assim como os exemplos para mostrar como os comandos funcionam.

 

copiei esse programa dos exemplos e estou tento erro de sintaxe na linha 14, porém não estou conseguindo encontrar o erro, já que copiei do proprio visualg. Espero que alguém possa me ajudar.

 

algoritmo "Introdução as funções"// Função : Utiliza uma função pra calcular uma soma de dois números usando parametros passsados por valor// Autor : Mateus Andrade Ferreira// Data : 23/03/2015// Seção de Declarações varn,m,res:realinicio// Seção de Comandos escreval("Digite o primeiro número")leia(n)escreval("Digite o segundo número")leia(m)res <- soma(n,m) // Linha com erroEscreva("a soma dos dois números é: ", res)funcao soma:(x,y:real): realinicio// n, m e res são variáveis globaisretorne x+yfimfuncaofimalgoritmo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Mateus Andrade Ferreira

 

 

Dois problemas:

 

1) Na definição da sua função soma, o caractere ":" (dois pontos) aparece onde não deveria. Deveria estar assim:

funcao soma(x, y: real): real

2) A função em si foi colocada no lugar errado. Ela deve figurar entre o final das declarações das variáveis e a palavra reservada inicio do programa principal:

(...)var   n, m, res: realfuncao soma(x, y: real): realinicio// n, m e res são variáveis globais    retorne x+yfimfuncaoinicio// Seção de Comandos(...)

Sobre o VisuAlg como ferramenta para ensino da linguagem C: acho terrível. Se ao menos fosse para iniciar em Pascal, até passaria (e muito mal)...

 

 

 

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...