Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amd FX-9370 ou Core I7 4790k? A economia vale a pena ?


almir74

Posts recomendados

Outra opção seria o Xeon E3-1230v3.

É mais barato que um i7 mas não tem vídeo onboard, e deve funcionar com várias placas-mãe B85 (talvez todas, mas é melhor conferir antes). Mas o ideal seria uma placa Q87.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@almir74,tudo vai depender do seu $$.Se voce só puder pagar isso,vai em frente,mas tendo grana,peças novas são sempre a melhor opção.Como disse um colega acima,pegue as indicações de montar a máquina para o seu uso e veja se voce quer peças com garantia ou se é obrigado a pegas este conjunto do seu amigo.

Mas,se voce precisa que a máquina trabalhe sem risco,porque arriscar com peças usadas?

Veja o seu uso,não precisa sobrar muita máquina.

Boa sorte!

 

Amigo Oldnoob

 

Estou na duvida de qual kit pegar, mesmo porque a grana é curta
E porque algumas peças deles ao melhores como a memoria e fonte
 
o que você acha ? 
 
Processador Core i7 2600k
Placa Mãe Asus IV Gene-Z/Gen3
Memória Corsair Vengeance 8gb x 2(16gb) DDR3 2133 mhz CL10
Fonte Corsair TX-850i
HD SSD OCZ Vertez 60GB 
Valor 1600 a Vista (semi-novo)
 
Processador Core I7 4790k - 1500,00
Placa Mãe Gigabyte GA-Z97M-D3H - 380,00
Memoria Kingston 8gb x 2(1600) DDR3 1600 mhz CL11 - 360,00
Fonte Corsair 430 - 170,00
HD SSD Kingston Now 120GB - 180,00
Valor 1090,00 (placa-mãe, Memória, Fonte e HD) + 6 x 250,00 (Processador) - (tudo novo)
 
o que vocês recomendam ??
 
Grato
Almir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@almir74,a fonte não é determinante,porque voce não vai utilizar talvez nem 30% da potencia dela,a de 850W.

Por isso a segunda opção se faz melhor,pois além de ter uma fonte devidamente dimensionada,tem qualidade de sobra e é durável.

A ideia de que uma fonte mais potente significa que ela tem mais qualidade é falsa,mas não é o caso desta TX.Mesmo assim o excesso de potencia pode até atrapalhar por causa da baixa carga de uso e neste caso a 430 trabalha na faixa dos 40 a 50%,ideal para melhor eficiência.

Se comparar as peças,além de melhor qualidade(exceto a fonte),a garantia da loja,a tecnologia mais nova e a compatibilidade com programas mais modernos indica sem erro a segunda configuração,valendo bem o preço.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Amigo Oldnoob

 

tirando a memoria que vai ficar em 1600 o resto realmente é melor

 

Abs

Almir

 

@almir74,a fonte não é determinante,porque voce não vai utilizar talvez nem 30% da potencia dela,a de 850W.

Por isso a segunda opção se faz melhor,pois além de ter uma fonte devidamente dimensionada,tem qualidade de sobra e é durável.

A ideia de que uma fonte mais potente significa que ela tem mais qualidade é falsa,mas não é o caso desta TX.Mesmo assim o excesso de potencia pode até atrapalhar por causa da baixa carga de uso e neste caso a 430 trabalha na faixa dos 40 a 50%,ideal para melhor eficiência.

Se comparar as peças,além de melhor qualidade(exceto a fonte),a garantia da loja,a tecnologia mais nova e a compatibilidade com programas mais modernos indica sem erro a segunda configuração,valendo bem o preço.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O controlador de memória do i7 2600k é para 1066 e 1333 mhz. Isto significa que uma memória de 2133 mhz não lhe trará benefício algum. Se houver ganho, será irrisório.

 

O controlador de memória do 4790k é 1600mhz. Com isto ele se beneficia de memórias de 1600 mhz comparadas a 1333 mhz. No entanto, também não tem ganhos com memórias 2133mhz.

 

Até o momento, somente os A10 7000 e A10 6800k se beneficiam de memórias 2133mhz e, acredite, faz uma estúpida diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HAUSAK

Caramba.... isso é sério???????

Pra min quem tem que ser compatível é a placa mãe..

Não!!!?????? Nessa site ele diz funcionar

https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&ei=GdAPVeD_ObSSsQSR-oKIBg&url=http://www.intel.la/content/dam/www/public/us/en/documents/datasheets/core-i7-memory-suppliers-datasheet.pdf&ved=0CCkQFjAC&usg=AFQjCNGZPgkkYh67MZR5drLK5NTEw-alpQ&sig2=ogg-jzmZ2qKdQ2tWCR3N2w

Então realmente esse 2600k não tem vantagem. Prefiro gastar mais um pouco...

Eu ia pegar logo o socket 2011 v3 que é mais rápido.

Mas a placa mãe dele é muito cara

Abs

Almir

O controlador de memória do i7 2600k é para 1066 e 1333 mhz. Isto significa que uma memória de 2133 mhz não lhe trará benefício algum. Se houver ganho, será irrisório.

O controlador de memória do 4790k é 1600mhz. Com isto ele se beneficia de memórias de 1600 mhz comparadas a 1333 mhz. No entanto, também não tem ganhos com memórias 2133mhz.

Até o momento, somente os A10 7000 e A10 6800k se beneficiam de memórias 2133mhz e, acredite, faz uma estúpida diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

As placas mãe, de uma forma geral, aceitam qualquer memória de qualquer velocidades. O que implica são as memórias trabalhando em clock menor, ocasionando desperdício de dinheiro ao comprar memórias mais caras.

 

O 2600k é um excelente processador. Ele e o FX 8350 são concorrentes fortes em processamento.

 

O kit do seu amigo está legal... mas pegar memórias altas, fonte alta e um ssd pequeno... tá desregulado este conjunto.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom ainda to na duvida

 

deixa ver se eu entendi

 

Elas vão trabalhar a 2100 mhz mas o multiplicador vai ser menor ? 

 

Grato

Almir

 

Não, das memórias.

 

Elas trabalham na frequência padrão, mas pode-se dizer que só transportam no clock nativo do processador.

 

Não, das memórias.

 

Elas trabalham na frequência padrão, mas pode-se dizer que só transportam no clock nativo do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi

Então de nada adianta pegar a placa que aguenta até 2400

A maioria das placas-mãe suporta memórias com clock mais alto.. Pra usar elas em um clock mais alto, precisa fazer overclock nelas.. Não manjo disso, antes que pergunte :lol:

 

Tem gente que compra memórias de clock alto e usa em 1600Mhz mesmo, pra aproveitar a latência menor, em que elas operam nessas condições.. Pra ter um "ganho de performance"..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, já fazia um tempo que eu queria pesquisar mais sobre o clock das memórias. Tirei um tempo para fazer umas perguntas em um fórum internacional. As respostas foram mais ou menos isso:

 

Controladores de memória não tem "clock", eles são apenas um caminho de dados. Se os dados chegarem em grande quantidade e com muita velocidade, pode haver instabilidade / perda de dados. Ou seja, a velocidade da memória não tem nada a ver com o controlador, porém, o controlador pode não ser capaz de lidar com a velocidade e / ou a largura de banda da memória que está sendo usada em overclock. Aumentar a tensão dos controladores ajuda até certo ponto.

 

O outro escreve que nas CPUs entusiastas, destravadas, o controlador aguenta muito mais do que o clock padrão. Aí, entra na categoria XMP da Intel, por exemplo.

 

Aí tem a lista de XMP da Intel, que é um perfil de overclock. 

http://www.intel.com/content/www/us/en/gaming/xmp-for-core-processors.html

 

Eu achei que o clock de memória X o controlador de memória fosse algo mais estrito, mas pelo visto não é nenhum bicho de sete cabeças. Deve ser uma espécie de Hyper Transport com folga para clocks bem maiores. Na lista de XMP tem memória de 3200Mhz. Ou seja, deve dar para chegar aos 3300Mhz anunciados nas placas-mãe se a memória for de qualidade. Aí talvez o limite esteja nas placas-mãe e nas memórias.

 

Vou continuar a pesquisar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Hausak e galera que me ajudou

Gostaria de agradecer a todos e informar que peguei o kit abaixo

Processador Core I7 4790k - 1392,00

Placa Mãe Asus Z97m-plus/br - 440

Memoria corsair vengeance 8gb x 2(1600) DDR3 1600 mhz CL10 - 400,00

Fonte Corsair 500cx - 230,00

Valor 1100,00 (Placa ma, memoria, Fonte e HD) + 63 x 464,00 (Processador) - (tudo novo)

Só falta o ssd q vou pegar um samsung pro 128gb Ou 256. (Ainda tô estudando). E no futuro fazer um raid0 pegando mais um...

Grato

Almir

As placas mãe, de uma forma geral, aceitam qualquer memória de qualquer velocidades. O que implica são as memórias trabalhando em clock menor, ocasionando desperdício de dinheiro ao comprar memórias mais caras.

O 2600k é um excelente processador. Ele e o FX 8350 são concorrentes fortes em processamento.

O kit do seu amigo está legal... mas pegar memórias altas, fonte alta e um ssd pequeno... tá desregulado este conjunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Hausak e galera que me ajudou

Gostaria de agradecer a todos e informar que peguei o kit abaixo

Processador Core I7 4790k - 1392,00

Placa Mãe Asus Z97m-plus/br - 440

Memoria corsair vengeance 8gb x 2(1600) DDR3 1600 mhz CL10 - 400,00

Fonte Corsair 500cx - 230,00

Valor 1100,00 (Placa ma, memoria, Fonte e HD) + 63 x 464,00 (Processador) - (tudo novo)

Só falta o ssd q vou pegar um samsung pro 128gb Ou 256. (Ainda tô estudando). E no futuro fazer um raid0 pegando mais um...

Grato

Almir

As placas mãe, de uma forma geral, aceitam qualquer memória de qualquer velocidades. O que implica são as memórias trabalhando em clock menor, ocasionando desperdício de dinheiro ao comprar memórias mais caras.

O 2600k é um excelente processador. Ele e o FX 8350 são concorrentes fortes em processamento.

O kit do seu amigo está legal... mas pegar memórias altas, fonte alta e um ssd pequeno... tá desregulado este conjunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só falta o ssd q vou pegar um samsung pro 128gb Ou 256. (Ainda tô estudando). E no futuro fazer um raid0 pegando mais um..

 

Tente calcular quanto de programas você vai instalar. Semana passada eu vi que o meu de 180GB estava 90% ocupado (instalei dois programas novos). Para um HD é normal, não afeta o rendimento, mas com o SSD eles caem de produção (pelas alocações, sei lá). Dizem que o ideal é usar só 75% para que ele mantenha o mesmo desempenho. Eu já tinha notado umas inconstâncias no Windows, e como eu já pensava em trocar de SSD, eu comprei um de 256GB (esperando chegar).

 

Todos os reviews que eu vi de SSD em RAID dizem que não muda nada, e que em alguns casos o boot fica mais demorado porque o driver do RAID tem que ser acionado. Só em casos específicos existe ganho de velocidade, e muita gente que fez RAID voltou a usar só um SSD. Não me pergunte por que, mas dê uma pesquisada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...