Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC "TOP" trava com 2 minutos de TombRaider (problema descoberto? GPU 65 graus)


Posts recomendados

Olá pessoal!

 

Montei esse PC "top" faz 1 semana com essas configurações: (top porque roda bem as coisas.... mas não é o melhor do mundo, claro) :)

 

Seasonic 520w 80plus

FX8350

Sapphire R9 280 Dual-X

16gb (2x8gb) Kingston HyperX Fury Black

HD 1tb WD Blue

Gigabyte 990FXA-UD3

 

Tudo em stock, sem OC, acontece que baixei o primeiro jogo só por curiosidade, já quem o foco é trabalho.

 

TombRaider 2013...

 

Já instalei os updates e mesmo assim, após uns 2 minutos de jogo, a tela apaga e o PC trava, o audio também trava, só que o PC continua ligado....

 

O Log do GPU-Z é esse:

(anexo)

 

Procurei na net e já mudei algumas configs do jogo e mesmo assim continuou travando, mesmo antes dos updates do jogo, ele travou também depois de alguns minutos...

 

É estranho, porque o PC está rodando o jogo LISINHO, não sei quantos FPS, mas no ULTIMATE do jogo a FullHD está bem liso, mas simplesmente trava tudo depois de um tempo, precisando reiniciar no botão.

 

Alguns na net dizem que podem ser VGA com problema....

 

Comprei aqui na promoção:

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/66217?parceiro=site72hs

 

O que posso fazer para saber o problema? Ou vocês imagem o que podem ser....

 

Obrigado gente.... '-'

GPU-Z Sensor Log.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez o teu problema esteja aqui:

Tu baixou ou comprou?

baixei  :unsure:  :blush:  :but:

(mas os outros que baixaram funcionou corretamente... '-')

(não comprei porque só queria "testar" a configuração, não pretendo jogar), mas..... como estava travando, estou com receio de ser a VGA ou algum componente quanto vai ao limite...

 

porque o jogo parece travar depois de um tempo que chega a um limite do PC, porque, tem vez que ele trava antes e tem vez que trava depois...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser problema na configuração, e movi o tópico o para Recomendação de PC para jogos.

 

Obrigado. :)

Se "baixou" significa "baixei pirata" não há nada que alguém possa fazer, não há como a Steam ou a AMD te darem suporte.

 

Mas, tem como eu testar se é algum componente que não está suportando os limites dele mesmo? Obrigado. '-'

Ele comprou numa promoção na Balão da Informática.

Ele comprou numa promoção na Balão da Informática.

O que você sabe que eu não sei?: '-'

primeiro PC que eu monto, então eu confiei em todas as lojas: kabum, megamamute, balão, oficiadosbits... '-' peguei um pouco em cada....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nefertiti: a placa de video.

O jogo ele não comprou... Se os outros jogos funcionam e esse não, então não é a placa.

Não testei outros jogos ainda. '-' Só baixei esse ainda... '-'

 

Estou realizando stress test no PC, mas tudo de boa, o stress test não testa a GPU, e um detalhe:

NO jogo, a CPU nem era tão usada assim, a GPU que ficava nos 99% de uso algumas vezes, por isso meu receio fica nela ainda, já que se era ela a mais usada e só nessa hora de jogo que o PC deu travada geral... '-'

Acho que descobri o problema gente!

 

Fiz um stress test (descobri sobre isso agora a pouco) na GPU com o FurMark, e como podem ver, no GPUZ o jogo travava lá pelas 65 graus, isso é muito?

 

No stress test, o PC travou igual no jogo, quando o FurMark chegou a 65 graus....

 

Ou seja, o que deve ser feito?

 

65 graus é muito?

 

Se for ou não, a GPU não era para chegar a isso, porque quando está em 65 raus, o GPUZ aponta como usando apenas 50% dos fans dela....

 

Ou seja, era para ela aguentar mais ou os fans estão com problema?

 

Ou o que mais pode ser? É comum GPU esquentar assim e travar?

 

Ela tem dois coolers... (dual X).... '-'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

baixei  :unsure:  :blush:  :but:

(mas os outros que baixaram funcionou corretamente... '-')

(não comprei porque só queria "testar" a configuração, não pretendo jogar), mas..... como estava travando, estou com receio de ser a VGA ou algum componente quanto vai ao limite...

 

porque o jogo parece travar depois de um tempo que chega a um limite do PC, porque, tem vez que ele trava antes e tem vez que trava depois...

Não quero parecer grosso, mas "baixei para testar a config" não é desculpa, há inúmeros demos gratuitos que possuem benchmark, como o Crysis, por exemplo. Baixe jogos demo e veja o desempenho neles. No mais, se der tudo certo compre o TR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não quero parecer grosso, mas "baixei para testar a config" não é desculpa, há inúmeros demos gratuitos que possuem benchmark, como o Crysis, por exemplo. Baixe jogos demo e veja o desempenho neles. No mais, se der tudo certo compre o TR.

Desculpa, pensei que não existia mais jogo DEMOSTRATIVO '-' até que seria bom, já que seria menor que o jogo todo, mas nem gosto desse estilo de TombRaider, só baixei ele porque achei legal os gráficos que falavam, e olha que é de 2013, deve ter jogo muito melhor atual, mas estou bem por fora disso. '-'

 

Mas valeu a dica, o problema, que agora não é o jogo mais, a GPU:

 

 

Acho que descobri o problema gente!

Fiz um stress test (descobri sobre isso agora a pouco) na GPU com o FurMark, e como podem ver, no GPUZ o jogo travava lá pelas 65 graus, isso é muito?

No stress test, o PC travou igual no jogo, quando o FurMark chegou a 65 graus....

Ou seja, o que deve ser feito?

65 graus é muito?

Se for ou não, a GPU não era para chegar a isso, porque quando está em 65 raus, o GPUZ aponta como usando apenas 50% dos fans dela....

Ou seja, era para ela aguentar mais ou os fans estão com problema?

Ou o que mais pode ser? É comum GPU esquentar assim e travar?

Ela tem dois coolers... (dual X).... '-'

Acho que dá pra deixar o "dilema ético" de lado um instante..

 

@Cloud Strifes Hunter

 

Está monitorando as temperaturas do processador e da placa de vídeo, com qual programa?? Qual a fonte utilizada?

Usei o GPU-Z e o AIDA64, e testei com FurMark.

 

Fonte Seasonic 520w 80plus: http://www.megamamute.com.br/produto/Fonte-520W-80-Plus-Bronze-R-S12II-520-C2-SEASONIC-74878

 

Tem alguma maneira de testar o quanto a fonte está sendo usada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses 65ºC que você falou é da GPU ou da CPU? Se for da placa de vídeo, tá normal..

 

Se for do processador, pode ser um problema..

 

GPU.

 

A CPU já chegou a 65 graus, quando foi no stress test. No jogo, o cooler dela fica normal porque pelo que vi não usa muita CPU quanto a GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu vi no stresstest novo que chegou a 67 graus quando travou.

 

Só que chegou a 67 porque baixei o SAPPHIRE Trixxx, e coloquei para o FAN ficar 100% a partir de 60 graus, aí ele aguentou um bom tempo até 65 e 66 graus.

Só que foi aumentando aos poucos de qualquer forma e no 67, ficou tela preta e travou tudo.

 

Ou seja, pode ser problema na placa, já que vocês disseram que aguenta até bem mais um pouco.

 

Eu poderia colocar para o FAN resfriar 100% ela quando chegar nos 60 +-. Mas.....

 

Pelo que vi no test de stress, mesmo o FAN 100% não aguenta segurar ela se ela tiver no limite, a temperatura aumentaria bem devagar, mas aumentaria de qualquer forma.

 

Ou seja... se eu tiver jogando, é bem provável que nem que demore, mas pode ser que mais cedo ou mais tarde ela chegue a tal temperatura e trave.

Mas como não pretendo jogar, se eu então tiver fazer um trabalho no Premiere Pro OU PRINCIPALMENTE no AfterEffects que use a GPU intensivamente, ela poderá chegar a 65 graus fácil e piff. E mesmo que eu coloque o FAN 100% nessa faixa, mais cedo ou mais tarde ela chegará nessa temp. 

 

E.... eu não queria ficar obrigando sempre o FAN chegar a 100% em uma temperatura relativamente baixa para a GPU, porque sei que FANS de GPU têm tendência de um certo tempo de vida depois se usado com muita frequência de estragarem, aí eu teria um gasto extra sabendo que a GPU era para suportar essa temperatura de boa....

 

Ou seja, deve ser uma placa com defeito, o que sugerem eu fazer? Pedir troca? Já passou os 7 dias, porque ela foi o primeiro componente a chegar do PC....

 

Vi relatos dessas GPUs com esse mesmo defeito aqui:

http://www.tomshardware.com/answers/id-2010230/290x-black-screen-crash.html

 

Obrigado gente. :)

 

-->>>

 

Se eu pedir troca no Balão, a troca seria direto com eles, certo? Vocês já precisaram trocar algo com eles, foi de boa ou demorou?


Detalhe adicional: Desinstalei o drive mais atual e instalei o do site da  Sapphire para teste e o FurMark que estava em 12 fps foi para 50fps, a temperatura que travou também na mesma faixa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No stress test, o PC travou igual no jogo, quando o FurMark chegou a 65 graus....

 

65 graus é muito?

 

É evidente que não é o jogo, se no Furmark teve o mesmo problema ao chega exatos 65º, isso é estranho já que é uma temperatura perfeitamente normal. Tem que testar essa VGA em outra maquina, seria a solução mais viável pra descartar a possibilidade de ser ela, ou comprovar que é ela com algum problema de fabrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É evidente que não é o jogo, se no Furmark teve o mesmo problema ao chega exatos 65º, isso é estranho já que é uma temperatura perfeitamente normal. Tem que testar essa VGA em outra maquina, seria a solução mais viável pra descartar a possibilidade de ser ela, ou comprovar que é ela com algum problema de fabrica.

 

Acho que não consigo ninguem para testar em outro PC.

 

Tem um amigo meu que disse que é a fonte que não suporta, faz sentido? Comprei ela por indicação do fórum mesmo que disseram suportar....

 

Tem como eu saber o quanto ela está consumindo da fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cloud Strifes Hunter

 

Faria sentido se fosse uma fonte vagabunda, mas não é o caso, essa Seasonic é uma das melhores do mercado e suporta qualquer VGA single atual.

 

Mas o melhor para comprovar algum problema de hardware é sempre trocando/testando em outro PC. Esse tipo de teste é sempre primordial e elimina testes desnecessários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, acho que o problema foi resolvido...

Resolvi comprar um adaptador DVI -> VGA (meu monitor é FullHD mas é VGA ainda....)

Antes eu estava usando um conversor HDMI -> VGA (até suspeitava disso não sei porque).

 

Aí instalei o driver direto da Sapphire (mais antigo, mas....)

A temperatura melhorou, chegando até uns 68 graus sem ficar tela preta... Mas... quando parei de jogar durante uns 20 minutos nessa temperatura, sair do jogo, e só fui ali rapidinho, quando voltei 5 minutos depois tinha acontecido o mesmo problema, mesmo eu estando somente no Windows....

 

Aí eu resolvi fazer um teste, imaginei que a tela teria ficado preta porque o windows apagou o monitor pela configuração de energia e depois não conseguia voltar quando eu mexia no mouse e teclado.

 

Decidi então desabilitar as configurações de energia que suspendia o PC ou qualquer componente e monitor.

Instalei então os drivers antigos da Sapphire (novembro 2014 eu acho) com Catalyst Control Center e depois peguei o mais recente da AMD e só atualizei tudo menos o Control Center, sei que não deve afetar muito, mas resolvi não atualizar o Control Center já que algumas pessoas recomendavam nem instalar ele porque ele causava mais problema do que ajudava.

 

Aí fiz stress test e chegou a 73 graus por 5 minutos direto no FurMark sem problemas.... Bom não sei se era problema da GPU ou dos drivers ou do Windows, mas por enquanto desde agora a pouco (hahuauhauhauha) está normal...

 

Irei mais tarde jogar durante um tempo para levar a GPU ao limite o tempo todo (pelo que vi enquanto jogo, a GPU fica com carga de 99% e todos os MHz dela 100% que são 940/1250).

 

Irei mais tarde também deixar o FurMark por uns 20 minutos para ver.

 

Mas..... não sei porque gente, do nada depois dessas mudanças de configurações ela ficou normal.... Estranho demais, mas o bom que parece ter resolvido...

 

Depois volto aqui e conto as novidades, já tinha até aberto chamado no balão.... '-' Responderam hoje dizendo que não entenderam nada do que eu disse... huauhauhauha, mas se resolveu mesmo eu fecho o chamado. Até tinha enviado MP para Sapphire Brasil no Facebook. Mas não tinham respondido ainda...

 

:)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...