Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DIY e-GPU - Fazendo eGPU no meu Laptop!


Alberth OC

Posts recomendados

No caso, se quiser usar no note, irá utilizar no mpci-e de onde fica a placa wireless.

A outra opção seria achar um notebook com express port, aí o gargalo é minimo, porém são bem raros hoje em dia, e pelo que sei, os Latitude 6000 da Dell que possuem express port no mercado, e custam quase 8k.

 

Na verdade irá se surpreender com o que eu vou falar, mas a entrada Expresscard tem praticamente a mesma largura de banda que a mPCIe, logo não há perdas entre uma e outra, a vantagem do Expresscard é que ele é muito mais portátil e não terá que ficar abrindo partes do note para ter acesso a entrada. Fiz um "guia definitivo" falando sobre o eGPU detalhando praticamente tudo que ronda sobre o mesmo, falando até dos modelos de eGPU, das entradas mostrando até infográfico. Vale a pena assistir:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade irá se surpreender com o que eu vou falar, mas a entrada Expresscard tem praticamente a mesma largura de banda que a mPCIe, logo não há perdas entre uma e outra, a vantagem do Expresscard é que ele é muito mais portátil e não terá que ficar abrindo partes do note para ter acesso a entrada. Fiz um "guia definitivo" falando sobre o eGPU detalhando praticamente tudo que ronda sobre o mesmo, falando até dos modelos de eGPU, das entradas mostrando até infográfico. Vale a pena assistir:

 

 

Eu vi isso kk. Fiquei na dúvida ao observar, aí fui ver qual a banda o express card e quantas linhas possui, o latitude E6540 da Dell de 7k usa no express card pci E 2.0 com 5 GT/s de banda, ou seja, é x1, mesma coisa dos mpci-e. Mas vendo este mesmo notebook, fui ver que ele possuí também uma wlan para cards maiores, cards WWAN.

Acho que a única e-GPU que não tem gargalo assim, é aquele alien express ou nos macbook por Thunderbolt. E mesmo assim deve ter algum gargalo pequeno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi isso kk. Fiquei na dúvida ao observar, aí fui ver qual a banda o express card e quantas linhas possui, o latitude E6540 da Dell de 7k usa no express card pci E 2.0 com 5 GT/s de banda, ou seja, é x1, mesma coisa dos mpci-e. Mas vendo este mesmo notebook, fui ver que ele possuí também uma wlan para cards maiores, cards WWAN.

Acho que a única e-GPU que não tem gargalo assim, é aquele alien express ou nos macbook por Thunderbolt. E mesmo assim deve ter algum gargalo pequeno.

 

O gargalo pode haver por causa do processador não conseguir aguentar tal placa, mas por causa da entrada que seria a Thunderbolt sem chance, principalmente agora com o Thunderbolt 3 que é um absurdo de rápido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Mas essa ai é a primeira versão do EXP GDC, já existe a segunda versão muito melhor que essa:

 

http://www.banggood.com/EXP-GDC-Laptop-External-PCI-E-Graphics-Card-p-934367.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O gargalo pode haver por causa do processador não conseguir aguentar tal placa, mas por causa da entrada que seria a Thunderbolt sem chance, principalmente agora com o Thunderbolt 3 que é um absurdo de rápido!

Sim, tipo, no meu caso, onde tenho um i7 4710MQ e uma 860m (básicamente uma 750 TI), o meu gargalo seria a interface. kkk. Agora se meu note tivesse thunderbolt, aí seria top.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida que me surgiu é com relação à alimentação. No caso de usar esse EXP GDC Beast eu vi que é possível alimentar o sistema usando um adaptador da DEL DA-2 Series, que é impossível de ser encontrado no brasil e fora mesmo tendo um preço bom, o frete acaba com a festa.

 

Como a ideia é um gabinete pequeno para a VGA, será que uma fonte de Xbox Fat daquelas com o conector de 6 pinos serve? Procurei a especificação da entrada de 6 pinos do Beast e não encontro nem a opção para transformar essa fonte do xbox para a pinagem ATX.

 

Ví um video no youtube de um BR que usa um gabinete mini tx com a fonte de xbox, mas está difícil conseguir informações ali...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida que me surgiu é com relação à alimentação. No caso de usar esse EXP GDC Beast eu vi que é possível alimentar o sistema usando um adaptador da DEL DA-2 Series, que é impossível de ser encontrado no brasil e fora mesmo tendo um preço bom, o frete acaba com a festa.

 

Como a ideia é um gabinete pequeno para a VGA, será que uma fonte de Xbox Fat daquelas com o conector de 6 pinos serve? Procurei a especificação da entrada de 6 pinos do Beast e não encontro nem a opção para transformar essa fonte do xbox para a pinagem ATX.

 

Ví um video no youtube de um BR que usa um gabinete mini tx com a fonte de xbox, mas está difícil conseguir informações ali...

Pode ser qualquer fonte, relaxe.

Provavel que sua VGA seja fraca, então não puxe muito, assim uma CX 430 já daria conta tranquilamente, ai a unica gambiarra que precisaria, seria colocar um resistor (ai não me recordo em quais pinos, porém é o método para a fonte não desarmar) Aí é sucesso, e estará pronto para sua eGPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser qualquer fonte, relaxe.

Provavel que sua VGA seja fraca, então não puxe muito, assim uma CX 430 já daria conta tranquilamente, ai a unica gambiarra que precisaria, seria colocar um resistor (ai não me recordo em quais pinos, porém é o método para a fonte não desarmar) Aí é sucesso, e estará pronto para sua eGPU.

Sim. É que não quero usar uma fonte de PC pelo tamanho. Por isso pensei na do xbox.

Tem uns gabinetes mini já com fonte, vou pesquisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém já conseguiu fazer egpu com USB 3.0? Parece ser a única entrada que meu notebook tem.

Já vi um adaptador USB/Express card. Custa uns 80 dólares mais uma fortuna de frete e não tive certeza da taxa de transferência. Sua opção (igual a minha) é sacrificar o cartão wlan e usar um modem wifi pela usb.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi um adaptador USB/Express card. Custa uns 80 dólares mais uma fortuna de frete e não tive certeza da taxa de transferência. Sua opção (igual a minha) é sacrificar o cartão wlan e usar um modem wifi pela usb.

O problema é que tirei a carcaça do notebook e me deparei com isso:

 

http://i.imgur.com/442DG7y.jpg

http://i.imgur.com/ycEEmpl.jpg

 

Não tenho muito experiência com notebooks, nenhuma para dizer a verdade, mas não consegui identificar o cartão wlan, será que é impossível no meu? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que tirei a carcaça do notebook e me deparei com isso:

http://i.imgur.com/442DG7y.jpg

http://i.imgur.com/ycEEmpl.jpg

Não tenho muito experiência com notebooks, nenhuma para dizer a verdade, mas não consegui identificar o cartão wlan, será que é impossível no meu?

Qual note é?

A interface é quase certo que exista, mas tem alguns notes que ela fica até sob o teclado, melhor pesquisar pelo modelo do equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

O problema é que tirei a carcaça do notebook e me deparei com isso:

 

http://i.imgur.com/442DG7y.jpg

http://i.imgur.com/ycEEmpl.jpg

 

Não tenho muito experiência com notebooks, nenhuma para dizer a verdade, mas não consegui identificar o cartão wlan, será que é impossível no meu?

 

Provavelmente seu note tem a mpcie o problema é que tu vai ter que desmontar a parte da carcaça de trás toda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Gente, estou com vontade de comprar a e-gpu essa semana aproveitando que o o dolar deu uma caída. Eu to quase comprando essa versão aqui

 

http://www.amazon.com/Bplus-version-interface-mPICe-Length/dp/B00ZI33ZQK/ref=sr_1_1?s=pc&ie=UTF8&qid=1448398372&sr=1-1&keywords=PE4C

 

porém, eu gostaria de saber se meu pc iria rodar os jogos atuais porque estou entre investir nisso e num ps4.

 

Meu notebook:

 

Intel Core i7 2670QM Com Turbo Bost

8GM de RAM (2 placas de 4gb *se não me engano 1333)

HD 1TB

Windows 9

 

O que vocês acham? Qual placa eu deveria comprar para ter um bom rendimento e rodar jogos no máximo ou o mais próximo dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos interessados.

 

Resolvi mudar de foco e vou montar um pc para mídia e jogos na sala, até o final do mês devo estar recebendo um exp gdc beast e vou vender.

 

A peça vem com conector mini pci para ser usado no lugar da placa wifi.

 

Avalio trocas por placa mãe/processador e gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos interessados.

 

Resolvi mudar de foco e vou montar um pc para mídia e jogos na sala, até o final do mês devo estar recebendo um exp gdc beast e vou vender.

 

A peça vem com conector mini pci para ser usado no lugar da placa wifi.

 

Avalio trocas por placa mãe/processador e gabinete.

 

cara, essa exp gdc beast é melhor que a que citei acima? Você tem ideia se meu note com essas configurações vai rodar os games atuais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, essa exp gdc beast é melhor que a que citei acima? Você tem ideia se meu note com essas configurações vai rodar os games atuais?

Se é melhor eu não sei, pelo que vi é a segunda geração já do periférico e com alguns ajustes para atraso no start.

Acho que com uma boa gpu da para rodar os recentes no seu note, só não sei se no ultra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém testou com adaptador USB 3.0, no meu caso, só está maneira daria certo tenho um Notebook Dell Inspiron 15r Se 7520 processador i7 3612QM, 8GB de ram, ssd 250GB, este note não possui conexão Express Card, e a conexão Mpci fica debaixo do teclado muito difícil de acessar e notebook não iria fechar,   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom dia galera.

Me desculpem desenterrar o tópico. Comprei minha Best a uns 15 dias e apesar de muito procurar ainda não encontrei uma informação.

 

Quando o notebook trabalha com eGPU o uso do processador é bastante explorado? (tipo quanto?)
A outra questão era sobre o aquecimento do notebook em games. Isso está diretamente ligado a pergunta anterior.
Tenho um Thinkpad com um i7 3520m e quando jogo com a HD4000 o bixo ferve (+90ºC). Será que ficaria algo parecido ou aqueceria menos?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...