Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DIY e-GPU - Fazendo eGPU no meu Laptop!


Alberth OC

Posts recomendados

Olá pessoal do Clube do Hardware beleza? Primeiramente gostaria de dizer que é uma honra estar mostrando esse projeto para vocês e que automaticamente estará ajudando e também tirando dúvidas da galera à respeito disso. pois bem, nessa "engenhoca" de hoje, mostrarei passo-a-passo como fiz meu eGPU no meu notebook e quais foram os motivos pelo qual me levaram a entrar nesse novo universo chamado "External Graphics Cards".

Primeiramente (De novo? O.o) preciso falar do por que de eu estar fazendo este procedimento com meu notebook. Há uns dois anos eu estava com um Worklog em aberto e foi muito bem recebido pelas comunidades (inclusive abrirei ele aqui no fórum quando eu retornar ao projeto), porém tive muuuuuitos contratempos e problemas que acabaram por adiar o projeto (com muita dor no meu coração), se nada desses problemas estivessem acontecido provavelmente eu já estaria com o projeto já pronto desde do ano passado. Mas a vida sempre te dá pequenas surpresas e acredito que "essas surpresas" servem como um teste lá pra frente. Mas fiquem calmos que se tudo der certo este ano estarei restaurando o projeto de volta, porém com bons upgrades!
Outro motivo, além dos problemas que citei acima, foi de eu ser muuuito entusiasta por tecnologia e por coisas novas que envolvem a mesma (apesar do DIY eGPU ser relativamente bem conhecido, estando na área a mais ou menos uns 5 anos) e por estar bem intrigado com a possibilidade de poder ter uma GPU de PC funcionando em um Notebook, isso me deixava louco da cabeça e extremamente ansioso pela parada. Outro motivo foi de que enquanto eu montava meu PC precisaria de alguma máquina para poder rodar os melhores jogos que estariam saindo pra PC e alguns que meu notebook não rodava. Então recorri ao eGPU como uma forma de eu estar, tecnicamente, tendo uma máquina boa para rodar estes jogos enquanto meu PC Gamer estava sendo montado. Fora que quando o PC estiver pronto o notebook ficará com meu irmão, nada mais justo do que essa "engenhoca" ficar com ele e, claro, com uma GPU diferente (pois estarei vendendo ela mais pra frente quando o PC estiver pronto), mas que tenha um desempenho em jogos satisfatório!



Vamos para a engenhoca agora! Os produtos que foram comprados foram esses listados à baixo:

PSU EVGA 430W Reais PFC Ativo - R$130,00
eGPU PE4C V2.1 - R$229,39 + R$45,23 já com frete incluso e custos de hospedagem do produto + aquisição do serviço (SHIPITO, que recomendo!)
Adaptador USB Wireless EDUP EP-MS150N 150 Mbps -
R$19,90
Placa de vídeo - Gigabyte Geforce GTX 580 Windforce

 
 
 
Vídeo Unboxing dos produtos

 



Vídeo Montagem dos produtos no Notebook

 
 

Benchmarks do eGPU parte 1 (3DMArk, CINEBENCH...)

 

 

 

Benchmarks parte 2 do eGPU (BF3, GTA IV, INSURGENCY)

 

 

 

Bônus vídeo unboxing do meu novo headset gamer - Sades SA903!

 

 

 

Tutorial de como adquirir seu eGPU com chance mínima de ser taxado

 

 

Tutorial - Fazendo o eGPU rodar no monitor do seu Notebook

 

 

 

 

IMG_20150311_134350.jpg


IMG_20150311_141727.jpg


IMG_20150311_141746.jpg


IMG_20150311_141813.jpg


IMG_20150311_141832.jpg


IMG_20150311_141919.jpg


IMG_20150314_191951.jpg


IMG_20150314_191933.jpg


IMG_20150314_191920.jpg


IMG_20150314_192007.jpg

 

O notebook que estarei usando será um Acer Aspire E1-571-6404. O adaptador Wireless USB precisou ser comprado, pois como a entrada PCIe é ligada na placa wireless do notebook e esta entrada será usada no eGPU tive a obrigação de comprá-la. Porém o produto foi comprado no Aliexpress e demorou cerca de uns 15 dias pra chegar na minha casa (bem rápido por sinal). Fora que todos os produtos (exceto a PSU) não foram taxados!!!

Os vídeos dos benchmarks, jogos e escalabilidades estarei fazendo até sábado se o tempo deixar.

PS: Se o tópico estiver na área incorreta por favor movê-lo para certa e minhas sinceras desculpas!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Como o prometido, fiz o segundo vídeo dos benchmarks, agora dos jogos. Agradeço à todos que acompanharam o projeto e especialmente aos que se inscreveram no canal. Continuarei fazendo os vídeos de perguntas que a galera mais faz a respeito do eGPU. Mais uma vez obrigado aos espectadores que acompanharam o projeto do começo até agora e os que estarão acompanhando de hoje em diante. Abraços!

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

eai pessoal beleza? Mais um video importantíssimo, desta vez mostrando como rodar o eGPU no monitor do seu notebook. Para que não sabe, o método do eGPU não funciona no monitor do próprio Notebook por questões da BIOS do mesmo bloquear este sistema, e também por boa parte deste bloqueio ser também do sistema operacional. Deixo uma nota clara e muito importante: Para aqueles que possuem o Windows 10 até a presente versão e algumas anteriores e que possuem ou querem fazer eGPU não precisarão fazer este tutorial, pois o Windows 10 reconhece automaticamente o eGPU, falo isso porque o meu grande colega Aclecio Bmx possui o eGPU e o roda sem o programa no Windows 10, já para que os possuem Windows Vista/7/8/8.1 precisarão recorrer a este método.

 

 

 

Inclusive deixando como bônus o vídeo de respondendo os comentários das pessoas sobre o eGPU:

 

 

 

ola amigo, gostaria de saber qual é o site q você comprou o eGPU?, por favor estou muito interessado em comprar.

 

Colega, eu fiz um vídeo mostrando como comprar os produtos, inclusive deixando os links dos produtos na descrição, dê uma olhada:

 

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom dia Alberto! Estou fazendo um projeto parecido com o seu, a diferença é que sou um pouco leigo, mas bastante curioso, e acredito que eu esteja com alguns problemas em relação à essa adaptação! Estou usando a entrada card express do meu notebook que é um sti is1414 com alguns upgrades que eu mesmo fiz. A fonte que estou usando é uma c3tech 450w reais, e a placa de vídeo é uma radeon r9 270x xfx, e o adaptador que comprei é um exp beast v6. Só que depois de tudo montado a fonte não gira o cooler( não sei se é defeito nela, mas acredito que não seja ela), a placa de vídeo não liga nenhum cooler, mas a fonte dá um zunido quando LIGO o notebook, com todos os cabos ligados. Ou seja a fonte starta, mas parece que não passa energia para a placa de vídeo, ou a placa de vídeo esteja com algum defeito. Podes me dar alguma luz? Porque como é de certa forma um projeto entusiasta não conheço ninguém da minha cidade que possa me ajudar! Hehe aguardo tua resposta, e que possa ajudar alguém que também esteja com algum problema parecido com o meu! Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Alberto! Estou fazendo um projeto parecido com o seu, a diferença é que sou um pouco leigo, mas bastante curioso, e acredito que eu esteja com alguns problemas em relação à essa adaptação! Estou usando a entrada card express do meu notebook que é um sti is1414 com alguns upgrades que eu mesmo fiz. A fonte que estou usando é uma c3tech 450w reais, e a placa de vídeo é uma radeon r9 270x xfx, e o adaptador que comprei é um exp beast v6. Só que depois de tudo montado a fonte não gira o cooler( não sei se é defeito nela, mas acredito que não seja ela), a placa de vídeo não liga nenhum cooler, mas a fonte dá um zunido quando LIGO o notebook, com todos os cabos ligados. Ou seja a fonte starta, mas parece que não passa energia para a placa de vídeo, ou a placa de vídeo esteja com algum defeito. Podes me dar alguma luz? Porque como é de certa forma um projeto entusiasta não conheço ninguém da minha cidade que possa me ajudar! Hehe aguardo tua resposta, e que possa ajudar alguém que também esteja com algum problema parecido com o meu! Valeu!

 

Ok colega vou tentar te ajudar em partes, mesmo não comprando esse modelo, acredito que posso ter algum esclarecimento para lhe ajudar:

 

1) Certificou de que com todos os equipamento conectados a sua fonte esteja desligada? Pode parecer besteira, mas as vezes o problema pode ser esse. Verifique se ela está ligada.

2) Tente ligar a entrada expresscard com o Windows ligado, vejo alguns vídeos de pessoas fazendo este método P&P, mas ai vai da coragem de cada pesoa.

3) espero que não seja isso, mas provavelmente a BIOS do seu notebook rejeitou esse tipo de eGPU, geralmente alguns notebooks rejeitam certos eGPU's e pelo que andei dando uma pesquisada esse modelo não tem uma grande compatibilidade.

4) Certifique que a entrada Expresscard esteja funcionando, pode ser que ela não esteja mais funcionando (pouco provável).

5) Essa fonte está funcionando normalmente? Se sim verifique os cabos que estão conectados a ela e tente trocá-los, passei por uma situação dessas no começo, tinha colocado o cabo de energia na primeira vez e o eGPu funcionou, mas depois o eGPU não ligava, pensei logo de cara que o eGPU tinha dado problema, coloquei até outra placa de vídeo para ver se era a GPU, mas não era. Depois da última tentativa troquei o cabo de energia, coloquei o do PC e funcionou, ou seja, era o cabo de alimentação que estava com problemas, dê uma olhada no seu.

6) (O que não quero que seja o problema) Seu notebook provavelmente está na Whitelist, ou seja, não aceita nenhum tipo de equipamento desse tipo, apenas os certificados e aprovados pela marca. TOMARA QUE NÃO SEJA ISSO!

Bem, esses são alguns questionários que podem te ajudar a solucionar o problema, tenho um colega que comprou esse mesmo eGPU e inclusive fez um unboxing, qualquer coisa me responda por aqui e ai eu te passo por PM o facebook dele para vocÊ tirar algumas dúvidas a mais, já que o modelo dele é o mesmo do seu. Abraços!

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta alberth! No momento identifiquei um problema na fonte, mas assim que chegar minha fonte nova com certeza seguirei as tuas dicas e posto aqui se der certo, inclusive com fotos para ajudar quem tem, ou terá o mesmo problema q o meu! Abraço!

 

Que bom que pelo menos o problema seja na sua fonte. Aguardo os novos testes com a nova fonte e que tudo funcione, poste as imagens e, se possível, um vídeo para ajudar na divulgação. Isso é muito importante para a comunidade de hardware aqui no Brasil e uma futura comunidade de eGPU. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom dia!

Venho estudando esta adaptação a um tempo, estão pensando em testar no meu Samsung RF511, já vi um video fazendo isto exatamente em um mesmo modelo

vim aqui pra tirar uma dúvida...

alguem conhece este adaptador?

http://www.dx.com/p/pci-e-usb-3-0-1x-to-16x-extension-cable-316664#.VcnqKflVgSU

achei suspeito disto funcionar bem 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia!

Venho estudando esta adaptação a um tempo, estão pensando em testar no meu Samsung RF511, já vi um video fazendo isto exatamente em um mesmo modelo

vim aqui pra tirar uma dúvida...

alguem conhece este adaptador?

http://www.dx.com/p/pci-e-usb-3-0-1x-to-16x-extension-cable-316664#.VcnqKflVgSU

achei suspeito disto funcionar bem 

 

Nem @#$% que isso funciona! kkkkkkk

E outra, isso usa entrada PCIe e não mPCie, pode funcionar em PC's antigos, agora pra notebooks não. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Alberth OC, em primeiro lugar parabéns pelos videos e a iniciativa. Eu comprei um Notebook Lenovo T410 ele ta pra chegar daqui uns dias, com Core I5(540M) e 4GB de memória, será que compensaria eu montar uma eGPU? Se sim qual GPU me recomendaria? Eu acredito que seja compatível com esse meu Notebook porque nesse video o cara usa um Lenovo parecido com o meu, e a eGPU pela entrada express card que o meu tmbm tem, ele usa uma fonte de Notebook Dell. Será que eu poderia fazer isso tmbm? Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Alberth OC, em primeiro lugar parabéns pelos videos e a iniciativa. Eu comprei um Notebook Lenovo T410 ele ta pra chegar daqui uns dias, com Core I5(540M) e 4GB de memória, será que compensaria eu montar uma eGPU? Se sim qual GPU me recomendaria? Eu acredito que seja compatível com esse meu Notebook porque nesse video o cara usa um Lenovo parecido com o meu, e a eGPU pela entrada express card que o meu tmbm tem, ele usa uma fonte de Notebook Dell. Será que eu poderia fazer isso tmbm? Um abraço!

 

Sim, poderá funcionar, desde que sua placa e vídeo não tenha um TDP alto o suficiente para a fonte da Dell não aguentar. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia parça. Vi ontem esse seu tópico e me interessou bastante.

 

Após algum meses, como tá o funcionamento da e-GPU?

 

Fiz alguns cálculos, vou gastar em torno de 1600,00 mas quero ter certeza que ficará bom. Até porque, já estou pensando em montar uma CPU pra games, mas meu notebook como é um CCE, i7 2670QM com turbo boost e 8gb de ram 4+4, eu pensei em fazer o teste. 

 

A placa de vídeo quero usar uma Geforce GTX 970 ou uma dessa sua. Vou ver se consigo a primeira, caso o orçamento aperte, vou da sua ou uma amd.

 

A minha maior dúvida, é que a e-GPU que você postou é 2.0, e em pesquisa na net, achei na amazon uma de 3.0. 

 

http://www.amazon.com/PE4C-PM060A-V3-0-eGPU-interface-mPCIe/dp/B010R2QWNY/ref=sr_1_fkmr0_1?ie=UTF8&qid=1441196199&sr=8-1-fkmr0&keywords=eGPU+PE4C+V2.1&pebp=1441196216431&perid=0BY7RZNT8JMMVHQ0ADY7

 

O que você acha? Com essa sua placa, você consegue rodar whats dogs e gta 5 a 60fps? Com qual escala de gráfico? Ultra?

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia parça. Vi ontem esse seu tópico e me interessou bastante.

 

Após algum meses, como tá o funcionamento da e-GPU?

 

Fiz alguns cálculos, vou gastar em torno de 1600,00 mas quero ter certeza que ficará bom. Até porque, já estou pensando em montar uma CPU pra games, mas meu notebook como é um CCE, i7 2670QM com turbo boost e 8gb de ram 4+4, eu pensei em fazer o teste. 

 

A placa de vídeo quero usar uma Geforce GTX 970 ou uma dessa sua. Vou ver se consigo a primeira, caso o orçamento aperte, vou da sua ou uma amd.

 

A minha maior dúvida, é que a e-GPU que você postou é 2.0, e em pesquisa na net, achei na amazon uma de 3.0. 

 

http://www.amazon.com/PE4C-PM060A-V3-0-eGPU-interface-mPCIe/dp/B010R2QWNY/ref=sr_1_fkmr0_1?ie=UTF8&qid=1441196199&sr=8-1-fkmr0&keywords=eGPU+PE4C+V2.1&pebp=1441196216431&perid=0BY7RZNT8JMMVHQ0ADY7

 

O que você acha? Com essa sua placa, você consegue rodar whats dogs e gta 5 a 60fps? Com qual escala de gráfico? Ultra?

 

Abraço!

 

Esse modelo é a versão mais nova e mais rápida que a minha, pois utiliza o PCIe 3.0, a minha ainda é a 2.0. Não consegui testar esses jogos, pois eu não comprei eles (watch dogs não quero pegar e GTA V é por falta de grana). Nos jogos que eu jogo por enquanto só jogo no Ultra, tem uma queda mínima de FPS porque eu utilizo o monitor do meu notebook para jogar, mas em um externo ganho FPS, preciso também trocar de HD, pois ele está com problemas e atrapalhando os jogos, não recomendo você comprar uma GTX 580, se a grana apertar compre a série GTX 6xx ou um modelo atual mid end. Inclusive quero fazer um UP de CPU e esse seu modelo é o mesmo que vou por no meu note! Rsrs. Vai firme e forte colega, eGPU pelo menos aqui é 100% satisfação, principalmente quando eu colocar o Windows 10 e termos a delícia de experimentar o DX12 e ter um ganho de FPS absurdo! Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse modelo é a versão mais nova e mais rápida que a minha, pois utiliza o PCIe 3.0, a minha ainda é a 2.0. Não consegui testar esses jogos, pois eu não comprei eles (watch dogs não quero pegar e GTA V é por falta de grana). Nos jogos que eu jogo por enquanto só jogo no Ultra, tem uma queda mínima de FPS porque eu utilizo o monitor do meu notebook para jogar, mas em um externo ganho FPS, preciso também trocar de HD, pois ele está com problemas e atrapalhando os jogos, não recomendo você comprar uma GTX 580, se a grana apertar compre a série GTX 6xx ou um modelo atual mid end. Inclusive quero fazer um UP de CPU e esse seu modelo é o mesmo que vou por no meu note! Rsrs. Vai firme e forte colega, eGPU pelo menos aqui é 100% satisfação, principalmente quando eu colocar o Windows 10 e termos a delícia de experimentar o DX12 e ter um ganho de FPS absurdo! Abraços!

 

poxa Alberth, depois dessa resposta quase tenho orgasmo kkkkk. estou usando o W10. A grana tá bem apertada já que estou pra casar e estou comprando as coisas. Geladeira e fogão me comeu quase 3k500 kkkkkkk (mulheres) Meu cartão internacional tem limite baixo. Vou fazer a compra do dispositivo egpu e fonte e só depois compro aqui no Brasil mesmo a placa gráfica. 

 

Me tira mais uma dúvida parceiro, no W10 é necessário comprar o tal programa que você usou no W7 pra usar o monitor do pc?

A fonte você precisou jampear para deixar ela ligada direto ou a e-gpu aciona ela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poxa Alberth, depois dessa resposta quase tenho orgasmo kkkkk. estou usando o W10. A grana tá bem apertada já que estou pra casar e estou comprando as coisas. Geladeira e fogão me comeu quase 3k500 kkkkkkk (mulheres) Meu cartão internacional tem limite baixo. Vou fazer a compra do dispositivo egpu e fonte e só depois compro aqui no Brasil mesmo a placa gráfica. 

 

Me tira mais uma dúvida parceiro, no W10 é necessário comprar o tal programa que você usou no W7 pra usar o monitor do pc?

A fonte você precisou jampear para deixar ela ligada direto ou a e-gpu aciona ela?

 

Aquele tutorial é para se usar o monitor do note pra rodar o eGPU, monitor externo não precisa daquele tutorial. A fonte eu liguei diretamente no eGPU, existe os conectores pra ela e pra fonte externa da dell, e não precisa fazer jump ou uma ponte pra ligar o eGPU, quando você ligar o note com a fonte ligada ele já roda o eGPU automaticamente. Sobre o Windows 10, teve amigos que não precisaram usar o programa porque o Windows 10 já reconhecia no monitor do notebook, outros não conseguiram e tiveram que comprar o programa e fazer a BIOS reconhecer. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que você não entendeu. O que eu quero saber, é se a e-gpu liga a fonte, ou se tem que jampear uns fios do conector da placa mãe (o maior) para deixar ela ligada já quando plugar na energia.

 

Outra coisa, estou com vontade de pegar essa fonte aqui.

 

https://www.amazon.com/gp/product/B00H33SFJU/ref=ox_sc_act_title_1?ie=UTF8&psc=1&smid=ATVPDKIKX0DER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Alberth, comprei a placa PE4C-PM100C V2.1 e liguei no meu notebook Lenovo G480 i5 com 4gb de ram. Utilizei uma radeon 6790 e uma fonte cx430. Mas ao ligar nada de o notebook dar video, a fonte e a placa de video giram normal e fica ligada a luz da webcam. Alguma sugestão de o que fazer? Ou tive o azar de meu notebook ser incompatível? Notebook, fonte e placa estão funcionando pois são de meu desktop. Obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Alberth, comprei a placa PE4C-PM100C V2.1 e liguei no meu notebook Lenovo G480 i5 com 4gb de ram. Utilizei uma radeon 6790 e uma fonte cx430. Mas ao ligar nada de o notebook dar video, a fonte e a placa de video giram normal e fica ligada a luz da webcam. Alguma sugestão de o que fazer? Ou tive o azar de meu notebook ser incompatível? Notebook, fonte e placa estão funcionando pois são de meu desktop. Obrigado pela ajuda

 

Poderia me dizer quais os LED's que ficam acesos na placa eGPU e qual a cor deles? Você conectou o cabo HDMI na entrada X1 ou X2 do eGPU? Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que você não entendeu. O que eu quero saber, é se a e-gpu liga a fonte, ou se tem que jampear uns fios do conector da placa mãe (o maior) para deixar ela ligada já quando plugar na energia.

 

Outra coisa, estou com vontade de pegar essa fonte aqui.

 

https://www.amazon.com/gp/product/B00H33SFJU/ref=ox_sc_act_title_1?ie=UTF8&psc=1&smid=ATVPDKIKX0DER

 

Não, isso acontecia nos modelos antigos de eGPU, a partir das novas versões não necessita disso. É só plugar os conectores no eGPU, ligar o cabo de energia na fonte e ligar ela e pronto. Sobre a fonte, isso depende do tipo de GPU que você usará, mas acho até muito, visto que a minha de 430W dá conta de várias GPU's pelo fato dela estar sendo dedicada apenas pra GPU. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, isso acontecia nos modelos antigos de eGPU, a partir das novas versões não necessita disso. É só plugar os conectores no eGPU, ligar o cabo de energia na fonte e ligar ela e pronto. Sobre a fonte, isso depende do tipo de GPU que você usará, mas acho até muito, visto que a minha de 430W dá conta de várias GPU's pelo fato dela estar sendo dedicada apenas pra GPU. Abraços!

Entendi. Eu escolhi essa de 500 pelo fato da direfença do preço ser bem pouca para a de 430. Você comprou tudo inclusive a GPU importando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Eu escolhi essa de 500 pelo fato da direfença do preço ser bem pouca para a de 430. Você comprou tudo inclusive a GPU importando?

 

Não, a GPU ai já tinha e a fonte eu comprei numa promoção na Black Friday por 130 reais com frete e tudo. Eu estou agora em um dilema, comprar um gabinete mini itx e modificá-lo ou fazer um próprio, porém não tenho muitos acessórios e o acrílico está bem caro. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...