Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Medição de velocidade de internet diretamente no roteador.


Ir à solução Resolvido por minoso,

Posts recomendados

Olá amigos. Estou com um problema sério com a minha prestadora de Internet.

Ela claramente faz traffic Shaping na conexão e aparentemente possui alguma configuração no servidor que permite reconhecer um teste de velocidade e entregar por um curto espaço de tempo, a velocidade contratada. Ela funciona com picos, onde entrega a velocidade contratada por um curto tempo, depois prende sua conexão por 3x mais tempo.

Essa é uma imagem de um período de medição, feita com o Utorrent, ela deixa clara o controle de tráfego (internet de 2mbps):
http://postimg.org/image/66eonj1rb/

A questão é que eu precisaria de alguma ferramenta que fizesse medições constantes no roteador para ter provas sólidas do controle de banda. Ou alguma outra ferramenta de teste que gere gráficos como o utorrent, para que mais pessoas possam juntar provas e movermos uma ação no Ministério Público.

Alguém poderia sugerir uma boa maneira de gerar as provas?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Franco Finotti

 

Não estou tão certo se pode vencer essa batalha.

 

Com relação a acusação, ela é válida e tem um completo fundamento. Eu já trabalhei no datacenter da NET, empresa a qual oferece o produto NET VIRTUA e lá está um dos mais temíveis servidores da núvem, o Ellacoya. Esse cara era responsável por cortar a velocidade P2P e afins em até 70% e horários pré-estabelecidos.

 

Ao reclamar, eles vão alegar que a intermitência da sua velocidade deve-se a problemas externos, cujo qual você não teria se testasse sua velocidade diretamente pelo servidor da NET (o que é bem injsuto).

 

No mais, acredito que você pode acompanhar as medições pelo Ookla, não? Sistema free de medição de alta qualidade com várias possibilidades de configurações para a realização do teste.

 

Com relação a um programa, existe o Nagios, mas se eu não me engano é pago e ele monitoraria 24hrs as portas de seu roteador, podendo alarmar de acordo com as pré-definições que você criar.

 

Boa sorte jovem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos tentar nos basear em diversas medidas, em mais de um município e tentar reforçar sempre que os cortes de tráfego seguem padrões exatos, sendo absurda a alegação de que são fatores externos que comprometem o tráfego. 

Se conseguirmos ao menos que garantam os 80% da velocidade contrata, já seria ótimo. Pois agora estou com um plano de 5mbps e recebo uma média de 1,6 mbps.  Difícil a coisa.

Testarei os métodos sugeridos e muito obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Franco Finotti

 

Acho que antes de ir direto ao MP, você pode tentar acionar a ANATEL, é fácil e rápido registrar reclamação por lá.

 

Crie um dossiê com arquivos que comprovem o padrão desse tipo de 'limitação de velocidade para P2P e afins' e então registre o caso na ANATEL, veja como o caso se comporta.

 

Na época em que estava lá, lembro que o Ellacoya ficava nas sombras, ninguém deveria saber de sua existência, pois obviamente é ilegal, afinal a empresa vende X para o cliente e limita o consumo em metade do contratado.

 

Contudo, prepare-se para várias tentativas de culpar a lentidão aos fatores externos, ao seu roteador, etc, etc, etc.

 

A tentativa é válida, mas eu não tenho qualquer motivação para brigar contra o sistema, pois já fiz parte dele e sei bem como é. :(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O triste é que já fiz duas reclamações para a ANATEL e foram totalmente coniventes com a situação. Na primeira alegaram que eu deveria resolver com a prestadora. Na segunda reclamação chegaram a alegar que minha denuncia não seria aceita, porque eu tinha dito que já era minha segunda denuncia e eles não a encontraram a primeira reclamação (??????). Mas ao logar na ANATEL estão claramente visíveis minhas duas reclamações.

Por isso resolvi ir direto no MP.

Como moro em cidade pequena, posso conversar pessoalmente com o promotor e explicar sobre a situação e como será feitas a coleta de provas.

Sei que é difícil, mas espero conseguir alguma coisa, talvez mobilize mais pessoas para entrarem com ações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Franco Finotti ,

 

Aí ficaria difícil reunirmos provas 'em conjunto' já que sua operadora além de não ser comum, atende apenas algumas regiões do ES.

Sou do RJ e me animei em tentar monitorar esse traffic shapping, Minha operadora é NET Virtua, tenho um link de 30mb e raramente a velocidade atinge a casa de 25mb. Mesmo com pouca interferência ou fora de horário de pico.

 

Registrar queixa na ANATEL nunca adiantou, para nada.

Enfim, se conseguirmos reunir mais 'cabeças' é uma boa ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando morei na capital também notava o controle de tráfego na prestadora da TV a cabo.

No caso da Micron, já tem pessoas aqui da região que também contratam a mesma prestadora e estão dispostos a juntar provas. Eu me expressei mal, eu me referia ao pessoal daqui da região que também usa a Micron, heheehe. Falha nossa.

Mas acho bacana que pelo menos se tente ações no MP contra todas as prestadoras que não entregam o que vendem ANATEL parece não estar disposta a correr atrás, infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoa está certo de correr atrás. De vez em quando eu noto também que minha operadora limita minha conexão. O problema que eles acham que todos são sempre leigos e nunca vão desconfiar que o problema são eles. Daí vira essa briga.... é algo simples perceber, pois existe tipo de tranferência que a conexão chega no máximo e existe tipo de transferência que não chega. porque será? Daí entra no que vocês estão dizendo: limitação por parte da operadora.

 

Por mais que seja difícil, tentem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguém quer assinar uma plano de 10 mbps para apenas acessar páginas. Ele quer usar o 10mbps para fazer o que ele quer, agora se os contratos já especificam que 10 mbps é apenas para acessar um certo tipo de conteúdo, somos todos bobos por aceitar isso.

 

Me informem um provedor que faça certo tipo de restrição declarada em contrato? plano de 10mbps, mas para acessar videos velocidade máxima de 1mbps, downloads 1mbps etc p2p 1mbps etc etc ??? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...