Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CHOQUE E FONTE PRO ESPAÇO. TOMADA COM ATERRAMENTO.


Posts recomendados

Bom dia, amigos!

 

Tenho um PC com a seguinte configuração abaixo, que estava ligado em um estabilizador Microssol 1000W (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-635031893-estabilizador-microssol-sol1000-6-tomadas-padro-novo-_JM), e este, juntamente com monitor e impressora, estava ligado em um filtro de linha básico. O filtro ligava na energia.

 

Ele dava uns estalos pequenos de vez em quando, pensava que era o estabilizar 'trabalhando' e que isso seria normal. Recentemente, porém, uns 3 dias após uma chuva forte com raios em minha região (não sei se tem relação direta, pois acho que antes ele já deu um choque de leve), o computador desligou só enquanto estava vendo um filme. Percebi que o gabinete dava choques e o estabilizador também. O computador não mais ligou. A fonte queimou. Mesmo após o PC 'morto', o estabilizador ainda dava choques.

 

A tomada é aterrada.

 

Troquei a fonte por uma de mesma potência (só que da cooler master), mas ainda não liguei o PC, pois estou receoso de queimar algo novamente.

 

Li alguns artigos e não mais irei fazer uso do estabilizador (que continuou funcionando). Comprarei um filtro de linha bom da UPSAI ou Clamper.

 

Porém, enquanto o filtro não chega, gostaria de saber:

 

1. a causa dos choques

 

2. se devo conectar o cabo da fonte diretamente no filtro de linha básico, sem medo.

 

 

 

Desde já, obrigado pela atenção!!

 

 

Processador Intel Core i7-4790 Haswell Refresh LGA 1150 BX80646I74790

1

  Memória Corsair Vengeance 16GB (2x8GB) DDR3 1600MHz CMZ16GX3M2A1600C11

1

    MB ASUS p/ Intel B85M-E LGA 1150

1

    Placa de Vídeo VGA Zotac GeForce GTX780 Ti 3GB DDR5 384 Bits PCI-Express 3.0 x16 ZT-70506-10P

1

    HD Seagate Barracuda 2TB 7200RPM 64MB SATA III - ST2000DM001

1

    Corsair Fonte 650W RM650 Plus Gold CP-9020054-WW

1

    Gabinete CoolerMaster ATX Centurion CM 690 II Preto RC-692B-KKN5

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na tomada, você ligava uma extensão simples, que ligava um estabilizador, que ligava no seu PC..

 

 

Tem muita coisa aí que pode interromper o caminho do aterramento.. Como estabilizador e PC davam choque, é bem possível que o "filtro de linha" tenha um problema no seu aterramento.. 

 

Você nunca precisou de estabilizador - http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

 

É bem provável que quem "matou" sua fonte, tenha sido o próprio estabilizador e o tópico linkado explica os motivos.. Dá pra dizer que o investimento feito nessa RM 650 da Corsair (que é ótima, por sinal), foi pro lixo ao ligar no estabilizador.. O que você precisa fazer é uma revisão nas conexões da tomada e da extensão, pra identificar aonde ocorre essa falha no aterramento..

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller e RS Faria, obrigado pela resposta!

 

Embaixo do computador há duas tomadas, uma bem ao lado da outra.

 

Usei a chave de teste: na 1ª =  220v - 12v - 12v /// na 2ª = 12v - 12v - 220v

 

A tomada está ao contrário da foto que Faller colocou (com o terra inferior aos outros dois), ou seja, apenas a 1ª tomada está correta, certo? A 2ª está invertida. Não sei em qual tomada o PC estava, pode ser qualquer das duas.

 

Vamos supor que estava na tomada invertida. Isso seria a causa para os choques, ok.

 

Mas será que foi isso que provavelmente desancadeou a morte da fonte? Porque monitor e impressora (que tavam ligados no filtro) estão todos ok, o que queimou foi a fonte que tava ligada ao estabilizador.

 

A ***** do estabilizador tem culpa aí. Só queria saber a causa específica, se tem relação com a polarização invertida, se foram os raios, etc.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje veio um eletricista aqui em casa.

 

Minhas tomadas, como eu falei, estão postadas dessa forma: https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/leroy-production//uploads/img/products/tomada_2p_t_10a_250v_com_placa_4x2_siena_alumbra_88033393_0001_600x600.jpg

 

São duas tomadas próximas ao computador, uma exatanebte ao laudo da outra. Na 1ª, o fase estava do lado esquerdo; na 2ª, fase do lado direito.

 

Pra mim, a tomada certa era a primeira. Só que o eletricista - após uns 5 minutos de discussões - disse que a 1ª era a errada, que para o meu padrão de tomadas o fase era do lado direito e não sei o que mais. Aí ele 'corrigiu' apenas a 1ª tomada e deixou a  2ª do jeito que tava. Ou seja, o fase ficou, nas duas, do lado direito.

 

A minha tomada é Alumbra.

 

Existe isso mesmo de que a tomada que eu uso tem um padrão diferente? Pra mim padrão é padrão, todas são iguais.

 

Pensei em desistir do serviço, mas ele veio com essa papo de que a minha tomada é diferente e que ele é eletricista e já faz isso há vários anos, aí deixei rolar. Em minha casa há mais 12 tomadas( 11 com o terra embaixo, e uma na vertical). Apenas a da vertical está com o fase disposto conforme a figura que Faller postou, todas as outras estão com o fase do lado direito. (eu conversei com a proprietária da casa e quem fez isso foi um pedreiro, ou seja, não é de muita confiança).

 

Eaí, o que vocês acham??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje veio um eletricista aqui em casa.

 

Minhas tomadas, como eu falei, estão postadas dessa forma: https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/leroy-production//uploads/img/products/tomada_2p_t_10a_250v_com_placa_4x2_siena_alumbra_88033393_0001_600x600.jpg

 

São duas tomadas próximas ao computador, uma exatanebte ao laudo da outra. Na 1ª, o fase estava do lado esquerdo; na 2ª, fase do lado direito.

 

Pra mim, a tomada certa era a primeira. Só que o eletricista - após uns 5 minutos de discussões - disse que a 1ª era a errada, que para o meu padrão de tomadas o fase era do lado direito e não sei o que mais. Aí ele 'corrigiu' apenas a 1ª tomada e deixou a  2ª do jeito que tava. Ou seja, o fase ficou, nas duas, do lado direito.

 

A minha tomada é Alumbra.

 

Existe isso mesmo de que a tomada que eu uso tem um padrão diferente? Pra mim padrão é padrão, todas são iguais.

 

Pensei em desistir do serviço, mas ele veio com essa papo de que a minha tomada é diferente e que ele é eletricista e já faz isso há vários anos, aí deixei rolar. Em minha casa há mais 12 tomadas( 11 com o terra embaixo, e uma na vertical). Apenas a da vertical está com o fase disposto conforme a figura que Faller postou, todas as outras estão com o fase do lado direito. (eu conversei com a proprietária da casa e quem fez isso foi um pedreiro, ou seja, não é de muita confiança).

 

Eaí, o que vocês acham??

 

 

O padrão é um só e vale para todas as tomadas brasileiras.

Recomendo nunca mais contratar esse "eletricista". Sinceramente, mudar a posição dos fios de uma tomada é algo que qualquer um pode fazer, basta lembrar de desligar a energia no quadro de disjuntores e alertar as outras pessoas presentes na casa para "pelamordedeus" não religar o disjuntor enquanto você está fazendo a mudança.

 

Tomadas%2B3.jpg

 

Esse ai é o típico eletricista que adora ignorar normas de segurança, que "aprendeu fazendo". Soubesse o ódio que tenho desta raça maldita que cobra caro e faz uma ***** de um serviço...

E isso não vale só para eletricistas, mecânicos automotivos que "aprenderam fazendo" também são um perigo, independente de quantas décadas de experiência o cidadão tem, entre outras profissões.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorno, eu decidi chamar um eletricista também pra ver a questão do aterramento, se tava tudo ok.

 

Ele disse que o aterramento tá ok, mas se ele não sabe nem onde fica o fase e o neutro, como eu vou confiar nisso também?

 

O pior é o cabra gastar dinheiro e a situação ainda ficar pior.


Agora pelo menos eu acho que descobri outra possível causa dos choques e de a fonte ter queimado: eu ligava o estabilizador (entrada americana) ao fitro de linha (novo padrão) por meio de um adaptador. A saída desse adaptador era só de dois pinos. Ou seja, sem o terra.

 

Então, nessa situação, presumo que o terra não estava 'exercendo sua função'. O adaptador deveria ser de três pinos e com o tal do 'triângulo invertido', certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aconselho você a trocar urgentemente, mas de eletricista..

Não importa se o pino terra esteja para cima para baixo, para o lado ou na diagonal, o que vale é que a posição relativa dele, com relação ao fio fase esteja correta. Não é a posição do fio fase a direita ou a esquerda que vai definir o correto e sim a posição dele com relação ao pino de terra..

Veja, tudo isso dai está corretamente colocado se vista a tomada de frente. Qualquer posição dessas está correta. Entendestes?????

Polarizacao%20diversas%20tomadas_zps8id9

 

Se o terra estiver para cima, o fase é o da direita. Se o fio terra estiver para baixo, o fio fase deve ser o da esquerda e assim por diante. Isso é norma. Imutável.

Tudo isso se a tomada for olhada de frente, pelo lado em que se insere os pinos..

Mas fique tranquilo, até certo ponto, não achaste o único eletricista que sabe errado, a maioria sequer sabe que isso existe e outros 40% sabe errado... Como o seu dai..

 

Choque na carcaça se deve 90% das vezes a falta de aterramento ou terra mal feito..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...