Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino para projetos comerciais


Posts recomendados

    Olá amigos boa noite, deixa eu me apresentar:

    Trabalho com eletrônica, manutenção, desde 1995, e nunca peguei uma linguagem de programação para estudar a fundo, pois me decepcionei com assembly nas primeiras 2 horas e desisti. :)  Essa tentativa e frustração tem uns 7 anos.

 

    Tenho uma empresa a 10 anos, e comercializo produtos eletrônicos muito simples que paguei engenheiro que desenvolveu as firmware em C.

    Descobri recentemente, ou melhor, cheguei a conclusão que qualquer técnico com conhecimentos em programação, ou engenheiro recem formado consegue fazer os projetos desses produtos, pois são bem simples, configuração por teclado, display 16x2, armar rele, ler sensor de presença, comunicação serial RS232 ou USB.

 

    Levando em conta o meu grande interesse por aprender a programar micro, fazer a "coisa" do meu jeito, hoje eu que faço os gabinetes dos meus produtos,  eu que desenho as PCI, painel de policarbonato, etc.

 

    Então conheci o "Arduino" em Dezembro de 2014, um amigo que me mostrou uma plaquinha me explicou algumas coisas e apaixonei.

 

    Tenho algumas duvidas, básicas, pré aprendizado e gostaria da ajuda de vocês.

    Pois se o Arduino é tão fácil e está ai no mercado, pra que vou estudar e investir tempo em C?

 

    1º Posso desenvolver projetos de produtos utilizando o Arduino, e vender comercialmente esses produtos?

     Obs.: Não vou utilizar a placa arduino uno328 ou mega2560, vou usar apenas o uno ou mega para aprendizado e desenvolvimento do produto, depois vou desenhar a PCI como se faz necessária para o produto em questão, e apenas gravar a firmware que foi feita em cima do uno, na placa que eu desenhei.

     Posso criar produto dessa forma?

 

    2º É confiavel criar produto comercial feito com Arduino?

    Obs.: Estou tendo essa duvida, pois muitos ja disseram que não é confiavel que da muito problema, outros ja disseram que é a linguagem do futuro, mais fácil, que qualquer um pode criar projetos.

 

    3º Arduino está para a linguagem C, assim como Delphi está para Pascal?

    Esta certa essa afirmação? Arduino é apenas uma plataforma de desenvolvimento, uma ferramenta, da linguagem C ??

 

    4º A IDE (Interface de desenvolvimento) do Arduino é confiavel mesmo? Reforçando o item 1 e 2, posso estudar, aprender, desenvolver pequenos produtos comerciais, e comercializar sem dor de cabeça, que se tiver que dar problema vai ser com hardware porque tinha que dar mesmo!!! Estou certo nessa afirmação? 

 

   Desculpe ter escrito um texto grande e obrigado a quem puder me ajudar.

 

grato;

RodBeo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RodBeo,

 

Opa, bem vindo ao Fórum meu amigo !

 

Vou primeiro responder suas perguntas :

 

1 - Não, não pode ! A licença para o Arduíno não envolve uso comercial, mas voce pode entrar em contato com o site dos criadores do Arduíno e requerer o pagamento de licença. Depois eu falo mais sobre isto.

 

2 - Sim, é confiável, vários satélites foram colocados em órbita por faculdades e até por grupos privados, utilizando Arduínos. Um dos projetos inclusive usa um monte de Arduínos, onde o software de cada um vai sendo atualizado conforme a necessidade dos experimentos.

 

3 - Não conheço nenhuma dessas linguagens, mas posso te falar que a linguagem do Arduíno é muito parecída com o C. Dizem que quem aprende uma fácilmente aprende a outra.

 

4 - A IDE é confiável, mas sempre podem existir problemas, o mesmo ocorre com todas as outras linguagens... voce tem de fazer os testes de todas as possibilidades antes de colocar um produto no mercado.

 

Agora, vou lhe passar uma outra visão.

 

O Arduíno é uma plataforma de desenvolvimento, e quase todos a utilizam apenas para a fase de projeto. Lembro a voce que um Arduíno nada mais é que um microcontrolador AVR Atmel bem popular, poderoso, barato e com muitos recursos, com um mínimo de componentes. Nem cristal oscilador é utilizado no Arduíno, ou seja, se precisar de precisão de timing, vai ter sérios problemas usando o Arduíno comercial. Mas a princípio, nada te impede de usar o Arduíno do jeito que você compra ele no mercado !

 

Pela sua necessidade, me parece que será bem simples voce mesmo programar !

 

Quanto à linguagem, que tal experimentar o Basic do Bascom ? Já que voce não conhece outras linguagens, o Basic é muito mais simples de aprender. E voce pode experimentar de graça, pois existe uma versão free que permite códigos de até 4K, o que já dá para fazer muita coisa. Eu não entendo nadinha de C , nem da linguagem do Arduino, então faço tudo com o Bascom, usando o velho Basic que aprendí em 1979... mas claro que o Basic do Bascom é muito mais evoluído, e o melhor é que tem comandos prontinhos para usar totalmente o hardware embutido nos AVRs, o que facilita muito mesmo qualquer programa.

 

Se precisar comprar o programa full, também não é caro, creio que hoje sai por menos de R$ 300,00 ,  e o suporte é excelente. Eu uso  em todos os meus projetos, e já fiz mais de 15 produtos diferentes, os quais são vendidos para várias empresas na área de telecomunicações. E claro que com a compra voce tem a licença para uso comercial.

 

Com o Bascom, eu programo diretamente qualquer Arduíno, e quando acerto o programa, faço um protótipo em placa padrão, e quando tudo está certinho, parto para um PCB decente.

 

Eu tenho um tutorial bem completo, ensinando  bastante coisa sobre o Bascom e também como simular com o ISIS, afinal fazer tudo no computador, sem ter de montar uma placa , ajuda bastante pois ganho muito tempo no desenvolvimento e correção do software.

 

Se quiser dar uma olhada, pode baixar o tutorial completo, está aqui :

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/937085-tutorial-de-projetos-com-avr-design-programação-em-basic-e-simulação-no-proteus/?p=5252683

 

Dá uma lida no tópico, tem muitos projetinhos nele.

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jcoli,

As licenças envolvidas se aplicam ao Core e ao IDE, mas as librarys utilizadas possuem licenças específicas, algumas permitem o uso, e outras exigem que o arquivo fonte seja disponibilizado online. E não é só esse o problema.

Tem bastante controvérsia sobre o que o pessoal do Arduíno quis dizer com a obrigatoriedade de se disponibilizar online os arquivos binários para que seja possível "relinkar" o programa toda vez que houver uma atualização da IDE, isto é, caso o cliente que comprou o produto queira, sei lá por qual motivo, refazer o arquivo objeto em uma nova versão da IDE, tem de ter como ser feito. Nem imagino o problema que isso pode causar, mas enfim, é melhor não correr os riscos. Esse é o motivo de ser muito raro encontrar um produto comercial, pois pode-se perder muito dinheiro por uma pequena besteirinha devido aos "advogados abutres" especializados em licençiamento LGPL e GPL.

De qualquer maneira, uma vez que se tenha conseguido fazer com sucesso o produto utilizando a linguagem do Arduíno, não é difícil reescrever para usar um compilador C, e desta maneira escapar de todos os problemas de licençiamento.

No meu caso, já comercializei dois produtos que envolvem uma placa Arduíno Uno R3, mas com o software em Bascom.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membro VIP

arduino.cc

 

    Frequently Asked Questions

        Can I build a commercial product based on Arduino?
 

Citação

 

Yes, with the following conditions:

  • Physically embedding an Arduino board inside a commercial product does not require you to disclose or open-source any information about its design.
  • Deriving the design of a commercial product from the Eagle files for an Arduino board requires you to release the modified files under the same Creative Commons Attribution Share-Alike license. You may manufacture and sell the resulting product.
  • Using the Arduino core and libraries for the firmware of a commercial product does not require you to release the source code for the firmware. The LGPL does, however, require you to make available object files that allow for the relinking of the firmware against updated versions of the Arduino core and libraries. Any modifications to the core and libraries must be released under the LGPL.
  • The source code for the Arduino environment is covered by the GPL, which requires any modifications to be open-sourced under the same license. It does not prevent the sale of derivative software or its inclusion in commercial products.

In all cases, the exact requirements are determined by the applicable license. Additionally, see the previous question for information about the use of the name “Arduino”.

 

 

Ref: https://www.arduino.cc/en/Main/FAQ

 

Para não fazer e dizer "tradução", agora o "meu entendimento":

  • Incluir uma placa Arduino no seu produto comercial não lhe obriga a abrir o projeto
  • Porém, caso o projeto do seu produto comercial parta do arquivo EAGLE de uma placa Arduino, necessariamente o seu produto comercial também terá de ser open-hardware sob a mesma licença Creative Commons Attribution Share-Alike
  • Usar o core ou as bibliotecas Arduino no firmware do produto comercial não lhe obriga a abrir o código. Porém, o "código objeto" precisa ser disponibilizado para que atualizações de sistema possam acontecer. Exigência da LGPL.
    • Se core ou biblioteca receberem modificações, essas modificações devem ser disponibilizadas. Também exigência da LGPL.
  • O ambiente de desenvolvimento do Arduino pode ser derivado ou incluído em seu produto comercial, se respeitada a GPL.

O time Arduino não inventou suas próprias licenças. Basta estudá-las e aceitá-las. É verdade que há outras licenças associadas; o cuidado deve ser o mesmo.

 

Alguns nomes:

Leitura complementar:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...