Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

partir daqui nao sei se devo criar variável para cada produto, ou se utilizo o SE....SENAO SE


Ir à solução Resolvido por Pedro Henrique_758189,

Posts recomendados

Boa noite pessoal.

Estou começando cursar programação e tenho vários exercícios, mas tem um que estou completamente travado. Por enquanto estou fazendo no papel em Portugol. Posso utilizar algumas condicionais como: SE...SENAO SE....FIM_SE e também ESCOLHA...CASO....FIM_ESCOLHA.

Por favor alguem pode dar uma luz de como resolver essa questão, por enquanto o que fiz foi bem pouco e travei nao sei se crio variáveis para todos os produtos e valores ou não precisa.

 

O cardápio de uma lanchonete é apresentado abaixo. Considere que um cliente poderá pedir um tipo de comida e um tipo de bebida (ex.: 1 misto quente e 1 cerveja). Apresente na tela o valor total do pedido.

Código        Produto                  Preço

A                 Pão de queijo        R$ 2,30

B                 Misto Quente         R$ 1,50

D                 Bauru                    R$ 2,50

F                 Refrigerante          R$1,80

G                 Cerveja                 R$ 2,50

J                  Suco                      R$ 3,00

 

 

 

O que consegui fazer, bem pouco.

algoritmo   cardapiovar      caractere: x, y;inicio      escreva (''peça seu lanche: a (pao de queijo), b (misto quente), d (bauru).'');      leia (x)      escreva (''peça sua bebida: f(refrigerante), g(cerveja, j(suco).'')      leia (y)

agora a partir daqui nao sei se devo criar variável para cada produto, ou se utilizo o SE....SENAO SE.... ou o ESCOLA....CASO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Eae cara, sou estudante de analise e desenvolvimento de sist. To iniciando no portugol agr também, mas acredito que esteja um pouco a frente, então acho que posso responder sua duvida.. aconselho você a usar a condicional ESCOLHA, ficando +- assim:

 

PS: Tentei comentar as principais partes do código pra ficar bem explicado, mas caso você saiba a parte explicada, é só pular e ir direto ao ponto de dúvida =D

algoritmo "semnome"// Função :// Autor :// Data : 15/03/2015// Seção de Declaraçõesvar// As variaveis x e y receberão o valor da comida e da bebida que forem inseridas pelo usuário (x receberá o valor da comida, e y da bebida)// a variavel total receberá a soma entre x e y// as variaveis bebida e comida receberão a escolha do usuário, cada escolha tem seu valor pré definidox,y,total:realbebida,comida: caractereinicio// Seção de Comandosescreval("Escolha seu lanche")escreval("[a]-Pão de queijo: R$2,50")escreval("[b]-Misto Quente: R$1,50")leia (comida)escolha comida   // se a escolha da variavel comida for "a", o valor de X, será difinido como 2,50, caso "b", o valor de X será definido como 1,50caso "a"   x<-2.50caso "b"   x<-1.50   // caso o pedido do usuário nao seja nem "a" nem "b", o programa irá mostrar uma mensagem informando que o pedido é inválido.outrocaso   escreva ("Sua escolha nao foi encontrada")fimescolhaescreval("Escolha sua bebida")escreval("[a]-Refrigerante: R$1,80")escreval("[b]-Suco: R$3,00")leia (bebida)// esta parte do código é a mesma coisa que você viu acima, mas dessa vez, o valor recebido será da variável Y, equivalente à bebida.escolha bebidacaso "a"   y<-1.80caso "b"   y<-3.00outrocaso   escreva("Sua escolha nao foi encontrada")fimescolha// aqui está o valor da variavel total: total = x+y, no código, eu usei <- porque utilizo o programa visualG para aprender portugol, dai é só adaptartotal<-x+y// e por fim, aqui o programa diz o valor total do pedido do cliente. (aspas, mensagem, fecha aspas, virgula e a variavel total)escreva ("O valor total do seu pedido é: R$",total)fimalgoritmo

Como falei nos comentários, eu fiz no visualg, você vai ter q fazer a adaptação pro programa q você usa, mas tenta ler o código e entender, qq duvida, só falar ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou muito bem explicado, deu para entender.

Não tinha passado pela minha cabeça que depois de um caso eu poderia atribuir um valor a uma variável.

Estou bem no início mesmo, por enquanto só no papel, ainda não utilizo nenhum programa, mais vai dar para adaptar para o portugol da minha professora.

Muito obrigado pela ajuda, deu para entender certinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!