Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

partir daqui nao sei se devo criar variável para cada produto, ou se utilizo o SE....SENAO SE


Ir à solução Resolvido por Pedro Henrique_758189,

Posts recomendados

Boa noite pessoal.

Estou começando cursar programação e tenho vários exercícios, mas tem um que estou completamente travado. Por enquanto estou fazendo no papel em Portugol. Posso utilizar algumas condicionais como: SE...SENAO SE....FIM_SE e também ESCOLHA...CASO....FIM_ESCOLHA.

Por favor alguem pode dar uma luz de como resolver essa questão, por enquanto o que fiz foi bem pouco e travei nao sei se crio variáveis para todos os produtos e valores ou não precisa.

 

O cardápio de uma lanchonete é apresentado abaixo. Considere que um cliente poderá pedir um tipo de comida e um tipo de bebida (ex.: 1 misto quente e 1 cerveja). Apresente na tela o valor total do pedido.

Código        Produto                  Preço

A                 Pão de queijo        R$ 2,30

B                 Misto Quente         R$ 1,50

D                 Bauru                    R$ 2,50

F                 Refrigerante          R$1,80

G                 Cerveja                 R$ 2,50

J                  Suco                      R$ 3,00

 

 

 

O que consegui fazer, bem pouco.

algoritmo   cardapiovar      caractere: x, y;inicio      escreva (''peça seu lanche: a (pao de queijo), b (misto quente), d (bauru).'');      leia (x)      escreva (''peça sua bebida: f(refrigerante), g(cerveja, j(suco).'')      leia (y)

agora a partir daqui nao sei se devo criar variável para cada produto, ou se utilizo o SE....SENAO SE.... ou o ESCOLA....CASO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Eae cara, sou estudante de analise e desenvolvimento de sist. To iniciando no portugol agr também, mas acredito que esteja um pouco a frente, então acho que posso responder sua duvida.. aconselho você a usar a condicional ESCOLHA, ficando +- assim: