Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aquecedor de pneus


Queiros19

Posts recomendados

Boas pessoal,

Hoje estou com uma pequeno projecto, para aquecer os pneus do meu carrinho telecomandado, para secar os produtos que ajudam aumentar a tração

Apresentações a parte, vamos lá

 

Arranjei 16 Resistências de 3,9R e uma fonte de alimentação de PC de 420W.

A fonte com 12V aguenta até 18A e com 5V consegue fornecer 34A.

 

A minha ideia era ligar as resistências todas em paralelo, a 5V, ou seja, com uma resistência total de 0,244Ohm, que iria consumir uma corrente de 20A e uma potencia de 100W.

Como as resistencias, tem um package de TO-220, vou aparafusa-las a todas numa chapa de alumínio, fechar dentro uma caixinha com uma pequena ventoinha para circular o ar e um LM35 para medir a temperatura.

A caixa vai ter 14x14cm e cerca de 5cm de altura.

Acham que com 100W ao fim de 10 ou 20 minutos com a ventoinha, vou conseguir ter temperaturas nos pneus por volta dos 65/70º? O normal dos pneus é 80º, mas se chegar aos 70º, já fico satisfeito.

As resistências conseguem dissipar (dito pelo fabricante e com dissipador 50W, por isso não vou ter problemas com as resistências arderem)

 

Antes de montar peço a vossa experiência, e se a minha ideia funcionar, tudo direitinho, vou por um Arduino, com um sinal PWM e controlar a temperatura por causa dos dias de muito calor.

 

Caso não cheguem os 100W, posso arranjar associações de serie e paralelo, e ligar a 12V em vez de 5V, de modo a aumentar potencia para os 150/200W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema @Queiros19 não é o aquecimento, isso vai dar certo.... mas o tamanho de uma resistencia dessas, o que ela é capaz de "aquecer o ar em volta"... entende.

 

Se tu colocasses um dissipador, desses de alumínio, colado nas resistências, tu terias um aquecimento de uma área maior.;.. e essa área maior, quando o ar passar por ali, irá aquecer "uma área maior" mais rápido. Neste sentido.

 

Por analogia. Seria um ventilador hyper gelado, de 6cm de diâmetro, tentando gelar uma área de 10x5m... vai levar tempo. Se tu tens uma resistencia maior, e mais "própria" para esse feito, por exemplo, é como ter, nesta mesma área, um ventilador de 60cm de diâmetro, entendeu?

 

Ou melhor ainda.... use o secador de cabelos da @Isadora Ferraz e deixe na sala, "tocando ar" para esquentar a sala....

 

Agora ponhas um aquecedor, próprio para o fim... esquenta mais rápido. Porque? Porque a quantidade de ar quente jogada "pro meio fim" é maior.

 

Assim, no teu caso, só as resistências, e ar tocando ali, seria o secador. 

 

 

Acredito que, na área de aquecimento, se tu "encaixotar" esses resistores, deixando dois orifícios, um de entrada, e outro de saída do dar, tu já melhora alguma coisa... mas... ainda assim, uma resistência maior fará melhor efeito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...