Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PS3 com problema estranhos


Posts recomendados

Galera, é o seguinte.: Não jogo muito, e quando jogo não passo muito tempo jogando. Tenho um PS3 versão FAT de 80GB que anda tendo coisas estranhas. Como estudo muito, não costumo jogar muito, apenas ver uns vídeos no showtime e no YouTube. Ele é desbloqueado na versão 3.55 com Rogero 4.55 v1.00. Quando eu ligo o console, as vezes ele reconhece o controle, outras vezes sou obrigado a colocar o cabo. Quando ligo, o som de início do PS3 passa com tela preta, para depois vir a logo da Rogero, ai ele trava. :( Alguma ajuda? Ele roda em local arejado e uso o control fan utility para manter o cooler rodando rápido. O que pode ser? Não queria perder o console. Já formatei o PS3 2x e troquei de HD e o problema persiste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim!, Essa palavra estranha, é um procedimento de re-solda em alguns chips especiais.

O mau contato nessas soldas, acontece justamente por superaquecimento dos Chips...

Se ele superaqueceu novamente, é muitíssimo provável que tenha provocado mau contato em algum outro Chip que não tenha recebido o procedimento de Re-solda (Reballing)...

 

Isso tem acontecido, com frequência, em todos aparelhos eletrônicos montados de um tempo pra cá! (não sei precisar quando).

Como esses aparelhos são praticamente descartáveis, as soldas empregadas não usam chumbo, que é uma liga metálica que contamina o meio ambiente...

No procedimento de Reballing, usa-se uma solda comum "Com Chumbo", essa, tem um ponto de fusão maior e maior resistência ao tempo (ação corrosiva), isso implica também numa durabilidade maior do aparelho!... (Os fabricantes não tem interesse nesse "quesito").

Então estamos a mercê dessas falhas!...

 

Uma dica: Super-ventilem os seus aparelhos eletrônicos que são mais utilizados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bem, essa não é a primeira vez que venho desmentir o "mito" da solda aqui no CDH, vamos lá...

 

Primeiro, a solda com Chumbo tem um ponto de fusão MENOR que as ligas estanho-prata e estanho-cobre que são utilizadas hoje em dia, cerca de 180 graus Celsius aproximadamente, a diferença entre elas é o COMPORTAMENTO do material, onde o Chumbo tem como função garantir um comportamento dúctil ou seja, ele aceita melhor as deformações, já as ligas de estanho que é um material de comportamento rúptil tem uma maior tendencia ao rompimento pois o estanho é menos maleável.

 

Segundo, o ponto de fusão das ligas estanho-cobre é de cerca de 230 Graus Celsius, absolutamente NENHUM componente eletrônico seria capaz de chegar a metade dessa temperatura sem fritar antes, isso inclui tudo, RSX de PS3, BGA de Notebook, todos queimariam antes de pensar em chegar perto de desprender a solda.

 

 

Mas ai vem a grande questão que o pessoal sempre pergunta, "Então por que o Reflow faz o equipamento voltar a funcionar? Ou mesmo as vezes um secador de cabelo consegue reviver o equipamento?"

 

Ai está a questão, o problema não é a Solda (ou alguém acha que uma liga de solda estanho-cobre seria amplamente utilizada por praticamente todas as empresas caso se mostrasse ineficiente?)

 

O Problema é o MÉTODO como cada empresa realiza o procedimento de soldagem, no caso do PS3 a temperatura causa micro-fissuras na solda (veja bem estamos longe do ponto de fusão do material, estamos falando de temperaturas na casa de 80 a 85 graus que é a temperatura que normalmente leva o PS3 a dar YLOD), essa temperatura é capaz de causar um rompimentos mínimos na solda (aqui é onde entraria o chumbo que graças a seu comportamento conseguiria se "expandir" sem se romper) esse rompimentos podem ser da casa de 1µm (1x10^-6 metros) inicialmente, porém com o uso constante essas fissuras tendem a aumentar até que chega aquele dia dos 3 beeps... que é o momento onde o componente não consegue mais trocar informações (que na verdade são "pulsos" elétricos) com a placa mãe.

 

Isso explica por que o Reflow (ou mesmo o secador) são capazes de reviver o equipamento e por que a solução é temporária (nem sempre, um reflow bem feito seguido as condições certas pode durar pra "sempre"), o calor é capaz de fechar parcialmente essas fissuras (jamais totalmente, para isso só uma solda nova), é como se você voltasse a um estado anterior aonde as fissuras ainda não são largas o suficiente para prejudicar a troca de informações. Porém com o calor, todo aquele ciclo recomeça......

 

Tenho um amigo que tem uma lógica de informática, depois de muitos testes e inúmeros consoles PS3 FAT com YLOD nos conseguimos definir a temperatura ideal de trabalho CPU:60~63 e RSX: 50~55, podendo chegar no máximo a CPU:68 e RSX:60, dessa forma nos definimos o cooler quando chega a 60 graus 65% de carga, a 63 graus 75% e se chegar a 68, 100% de carga.

 

O Barulho é realmente incomodo, mas por exemplo tenho um amigo que fez o conserto com ele de um FAT 40G com ele de YLOD a cerca de 1 ano e meio mais ou menos, e diz ele q o console ta voando.

 

Eu no seu lugar tentaria adequar seu console a essas temperaturas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grande problema é que o meu ps3 hega a essa temperatura de 79 80 C muito fácil, com o cooler liqdo 1uqse no maximo, e nem me importo muito com o barulho. Ele é 80gb e ja deu ylod por um dewcuido de uso do meu irmão, que foi fqzer mal criacoes (kkkk) e ligou escondido e colocou pra rodar granturismo6 e o processqdor esquentou antes de ele mesmo ativar o cooler para mais veloz. Ele esquenta muito fácil. Qlgo resolveria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem o primeiro passo seria um cascudo bem dado (alá seu Madruga) no cocoruto do seu irmão.

 

Segundo você pode tentar a substituição da pasta térmica pela Artic Cooling MX-4 que é a melhor pasta pro PS3, limpar ele todo por dentro, e talvez até dar uma Polida nos dissipadores, esse amigo meu q consertou o PS3 na loja desse outro amigo meu joguei Prototype com ele uma vez por 2 horas seguidas a Temp máxima do processador foi 62 Graus e da Gpu 54

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...